

Nascido Goiana, em 29 de julho de 1952, Edson Alves de Oliveira, o zagueiro Edson chegou ao Guarani após atuar pelo São Bento de Sorocaba e jogou pelo bugre de 1976 a 1982. Jogou também no Santa Cruz e em equipes de menor expressão. Mora no interior de Goiás, na cidade de Cores, onde dirigiu vários times daquele estado.
![]() |
ZAGUEIRO EDSON ATUALMENTE |
Jogando no estádio do Serra Dourada, em Goiás, o Guarani empatou com o time do Goiás em sua segunda partida pela terceira fase do Brasileiro. Em um jogo em que o centroavante Careca marcou o gol de empate, seu nono na competição, tanto ele quanto o zagueiro Gomes levou cartão amarelo. Cuca e Gersinho apareceram na equipe titular, e Manguinha e Macedo entraram no decorrer do jogo, mas as alterações não modificaram o placar, que ficou favorável aos bugrinos.
No terceiro jogo daquela fase, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani recebeu a equipe do Santos, contando com o retorno do ponta direita Capitão. Apesar do sofrer um gol santista, o time bugrino conseguiu marcar dois gols, Zenon (cobrando falta) e Mauro, e venceu a partida. Neste jogo, Careca mais uma vez tomou cartão amarelo e Macedo entrou novamente no decorrer da partida

Em seu quarto jogo no Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani enfrentou o Botafogo da Paraíba e venceu pelo placar mínimo de 1x0, após Careca marcar seu décimo gol no campeonato. A volta do lateral-esquerdo Miranda foi o destaque desta partida e a entrada do atacante Macedo no lugar de Bozó no decorrer do jogo, representou aquela que foi uma constância na campanha bugrina.
![]() |
ZÉ CARLOS, RENATO E ZENON |
Ainda no Brinco de Ouro, o Guarani realizou seu quinto jogo na terceira fase do campeonato brasileiro contra o Goytacaz do Rio de Janeiro e venceu facilmente com dois gols de Zenon (um de falta e outro de pênalti) e um do zagueiro Gomes. Este jogo marcou a volta do atacante Adriano à equipe, após contusão. Ele entrou no decorrer da partida substituindo Careca.

Edson Gomes Bonifácio, o zagueiro Gomes nasceu em Vitória-ES, no dia 09 de setembro de 1955. Chegou ao Guarani com o nome de “Nega”, vindo do Saad de São Caetano do Sul. No ano seguinte, foi convocado pela a seleção brasileira. Jogou em equipes como o Criciúma, Corinthians, Sport-PE e Santa Cruz, dentre outras. Foi auxiliar-técnico e supervisor do bugre e ainda mora em Campinas, sendo representante comercial.
![]() |
ZAGUEIRO GOMES ATUALMENTE |

Natural da cidade de Agudos-SP, João Carlos Travian, o volante João Carlos nasceu no dia 26 de outubro de 1959. Revelado pelo Matsubara-PR, que na época era m clube que revelava jogadores para vender, ele foi contratado ainda como juvenil. Atuou em poucas partidas pelo bugre naquele campeonato de 1978 e não se firmou na equipe. Acabou indo para o Noroeste de Bauru e depois jogou em equipes menores. Hoje mora na região de Bauru e é comerciante.
O último jogo do Guarani naquela fase foi contra o Londrina, no estádio do Café, e a quinta vitória seguida foi obtida com um gol de Miranda. Neste jogo, o Guarani entrou em Campo com vários reservas como Silveira, Adriano, João Carlos, Macedo e Claudinho. O empate do Londrina só não ocorreu porque o atacante Nenê chutou um pênalti no travessão.
Cláudio J. A. de Oliveira, o meia Claudinho, nasceu em Guaratinguetá, no dia 10 de dezembro de 1960. Foi mais uma revelação das categorias de base do bugre.
*Não foram obtidas mais informações sobre o jogador.
Antônio Tadeu Bergamo, o lateral Tadeu nasceu em Salto, no dia 08 de outubro de 1958. Foi revelado pelo Guarani.
*Não foram obtidas mais informações sobre o jogador.
Fontes:
http://www.arquivocoral.com.br/2012/06/edson-1983.html
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/gomes-1396
http://www.garraguarani.com.br/site/ao-mestre-com-carinho/
http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/1978/07/23/londrina-0-x-1-guarani
Cláudio J. A. de Oliveira, o meia Claudinho é meu tio, hoje ele mora na cidade de Guaratinguetá-SP. Caso queiram informações me mandem e-mail para ricardo.a.de.oliveira@gmail.com
ResponderExcluir