domingo, 27 de janeiro de 2013

O BUSTO DE OROSIMBO MAIA, EM CAMPINAS

 
 
Orosimbo Maia nasceu em campinas no dia 13 de Dezembro de 1861. Era um homem muito avançado em seu tempo. Dono de um espírito inovador, foi o primeiro cidadão de Campinas a instalar luz elétrica em sua casa, uma nobre mansão situada na rua General Osório.Possuía muitas fazendas entre Vinhedo e Campinas, porém delas viu-se despojado durante a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929. Casou-se em 1889 com Maria Maurício Maia com quem teve seis filhos. Sua filha mais nova foi bibliotecária do famoso Colégio Estadual “Culto à Ciência” (onde estudou este que vos escreve) por mais de 20 anos.

Fundou o Colégio Progresso Campineiro e com passagens na câmera municipal como vereador, foi grande incentivador das reformas urbanas. Membro do partido republicano paulista, foi o primeiro prefeito de Campinas ao tomar posse em 1908. Com espírito inovador, inaugurou o mercado municipal (o “mercadão”) em 14/04/1908, numa época em que a cidade tinha 35 mil habitantes e cinco mil edificações.
A partir da década de 1920, em sua gestão de 1926-1930, foram tomadas medidas para controlar o crescimento urbano e proporcionar a modernização da cidade.
Foi destituído após a capitulação do movimento revolucionário de 1932 e substituído por algumas horas pelo tenente-coronel Elias Coelho Cintra em 01/10/1932 e nesse mesmo dia por Alberto Cerqueira Lima que permaneceu até 07/09/1933.
Orosimbo Maia morreu no dia 19/04/1939 e foi enterrado no Cemitério da Saudade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O busto de Orosimbo Maia situa-se na Avenida Orosimbo Maia
 
 



 
 
 
 
 

sábado, 26 de janeiro de 2013

NA ESCADARIA DA IGREJA



Ao longo do dia uma ou outra alma desiludida ia descansar suas amarguras nos degraus da pequena escadaria da igreja da Nossa Senhora da Conceição. Sentava-se o desempregado, preocupado com seu estado, sua família, e cansado de ouvir lhe dizerem nas agências de emprego: “Boa sorte, senhor!”; sentava-se o mendigo ao sol das dez horas, decidindo com algumas moedas no bolso entre um almoço no “Bom prato” e a cachaça; sentava-se o vigarista a espreitar o povo entrando e saindo do Banco do Brasil que ficava bem ao lado, e forjando suas trapaças; sentava-se, na hora do almoço, a mocinha que era vendedora no Magazine Luiza logo na esquina, de olhos lacrimejantes no movimento consumista da Treze de Maio, e pensando na doença da mãe; sentava-se, mais à tarde, a prostituta velha, que só queria parar e não morrer de fome por isto; sentava-se o homem que foi traído, acumulando coragem para se suicidar na Avenida Francisco Glicério a sua frente.
Sentava-se muita gente nas escadarias da igreja, e suas portas abertas o dia todo apenas o vento cruzava.



Crônicas de Campinas

Alexandre Campanhola





 


 
 

sábado, 19 de janeiro de 2013

O ESPORTE DE CAMPINAS FOI DESTAQUE EM 2012


 
Campinas está voltando a ser destaque no cenário esportivo. Em 2012, nosso querido Guarani Futebol Clube foi vice-campeão paulista, comandado por Osvaldo Alvares, o Vadão, e pelos grandes jogadores Fumagali e Fabinho.

Também em 2012, Campinas teve destaque no cenário esportivo com sua grande equipe de vôlei feminina, comandada pelo vitorioso  José Roberto Guimarães. A  equipe em seu primeiro ano de existência conquistou o vice-campeonato paulista de vôlei.


comemoração Campinas x Osasco (Foto: Felipe Christ / Amil)



Este ano continuaremos nossa torcida por nossas equipes campineiras, para que representem com honra e glória o nome desta  maravilhosa cidade.