A Mercedes-Benz surgiu em 1924 e inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo em 1956. Neste ano, ela lançou o primeiro ônibus monobloco brasileiro, o modelo O-312.
Em 1975, atendendo ao objetivo governamental de descentralização do desenvolvimento individual, a Mercedes-Benz adquiriu um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados no novo Distrito Industrial de Campinas, onde foi a primeira a se instalar.
A fábrica começou a ser construído em 1977. Entre as características da edificação havia um piso de concreto que suportava até 5 toneladas de carga por metro quadrado. Foram 180 mil metros quadrados de área construída.
Em 1979, foi inaugurada a fábrica da Mercedes-Benz em Campinas. As modernas instalações da fábrica possuíam avançadas técnicas de montagem, pintura e tratamento de efluentes.
A fábrica abrigava uma Escola de Treinamento de Serviços onde era ministradas aos frotistas e representantes de concessionárias, cursos sobre manutenção e conservação dos veículos Mercedes-Benz, cuidados nas estradas e economia de combustível.
Também havia na fábrica um armazém geral de peças de reposição com 53 mil itens, cuja estocagem era controlada totalmente por computadores.
A produção era dedicada exclusivamente a ônibus monoblocos e plataformas, as quais eram encarroçadas por terceiros. A capacidade diária de produção era de 20 veículos.
No início da década de 1980, era a maior fábrica de ônibus do Ocidente, a única do grupo Daimler-Benz a produzir ônibus completo fora da Alemanha. A fábrica chegou a empregar 8 mil profissionais, na época dos monoblocos.
Em 1983, a empresa montou em Campinas o ônibus monobloco de número 50 mil. Os modelos fabricados eram o O-364, que possuíam diferentes versões quanto ao tipo de motor, números de poltronas, etc. Estes ônibus atendiam ao transporte urbano, interurbano e rodoviário.
Os veículos produzidos também eram exportados para países da América Latina e África Ocidental.
No mês de outubro de 1996, foi produzido pela Mercedes-Benz de Campinas o último monobloco no Brasil, um O-400 para a Itapemirim.
Em 1999, a Mercedes-Benz decidiu desativar a fábrica de ônibus de Campinas e acabar com a linha de montagem de plataformas de ônibus na unidade.
Em 2023, a Mercedes-Benz anunciou o encerramento de suas atividades em Campinas, onde ainda era realizada manufatura e logística de produtos, com terceirização da operação e demissão de funcionários.
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fonte:
🔍 https://www.autodata.com.br/.../mercedes-benz.../58187/
🔍 https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/8/12/dinheiro/25.html
🔍 https://www.google.com/.../historia-o-ultimo-onibus.../amp/
🔍📸 Jornal A Tribuna, edição de 1983
📸 https://www.autodata.com.br/.../mercedes-benz.../58187/
🔍📸 Jornal O Pioneiro
📸https://onibusbrasil.com/helioteodoro/2455980
👉 Mercedes-Benz FÁBRICA DE CAMPINAS-SP (1994) em Campinas por Hélio Teodoro
ACERVO : REVISTA SUA BOA ESTRELA (Ano XXVIII - Nº 115 - 1995)
📸 Página Maisbus
SEJA UM APOIADOR DESTE TRABALHO
SE VOCÊ SE INTERESSA EM SABER MAIS SOBRE O COTIDIANO DO CENTRO CAMPINEIRO E LEMBRANÇAS DO PASSADO DA CIDADE, ADQUIRA O LIVRO "CAMPINAS ASSIM":
https://loja.uiclap.com/titulo/ua80605/
AGORA SE VOCÊ QUER LER POESIA DE BOA QUALIDADE, ADQUIRA MINHA COLETÂNEA DE POEMAS DE AMOR PRESENTE NO LIVRO "A FLOR DO ROMANTISMO":
Nenhum comentário:
Postar um comentário