Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome à s ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como CambuÃ, Botafogo, Vila Itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros indo para o centro, e se questionou ao ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"
QUEM FOI DELFINO CINTRA ?
Em 1865, Delfino Cintra fundou o jornal Diário de São Paulo, e em 1874, foi um dos fundadores do Instituto dos Advogados de São Paulo.
Além da advocacia e do jornalismo, ele teve uma carreira polÃtica. Foi nomeado Presidente da provÃncia de Santa Catarina por carta imperial de 31 de maio de 1872, assumindo o cargo no dia 8 de julho, e governando até o mês de novembro.
Foi eleito deputado à Assembleia Geral (equivalente à Camara dos deputados) por São Paulo para a legislatura de 1872 a 1875, e reelegeu-se para a legislatura seguinte.
Foi membro da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo nos anos de 1884, 1888 e 1889.
Em campinas, Delfino Cintra foi diretor do colégio “Culto à Ciência”, em 1876.
Delfino Cintra morreu em 1911, em São Paulo.
* Lamento não ter encontrado a imagem de Delfino Cintra, assim como outras informações sobre sua vida e sobre a rua que tem o seu nome.
A Rua Delfino Cintra tem seu inÃcio nas proximiadades da Praça Regente Isabel e da Avenida Andrade Neves, no bairro Botafogo, e seu término acontece na Avenida Francisco Glicério.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário