O segundo jogo do Guarani no campeonato brasileiro de 1978 foi contra a equipe do Bahia, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Apesar da estreia ruim contra o Vasco da Gama, o time campineiro mostrou força para conseguir sua primeira vitória, que foi alcançada com um gol de Zenon e outro de Macedo. Para o Bahia, quem marcou foi Osni, o que não evitou a derrota baiana.

O terceiro jogo do Guarani na primeira fase do brasileiro também foi em Campinas contra o time alagoano do CSA. Novamente o Guarani marcou dois gols neste jogo e obteve mais uma vitória. Nesta partida, os gols foram marcados pelo volante Zé Carlos e pelo ponta-direita Capitão. Assim como no segundo jogo, o centroavante Careca foi substituído pelo atacante Adriano, o lateral-direito Mauro saiu do banco para entrar na equipe. O meia Manguinha e o ponta de lança Gersinho não estiveram em campo.
No quarto jogo, que aconteceu no estádio da Fonte Nova na Bahia, o Guarani empatou sem gols com o Vitória. Este jogo marcou a primeira expulsão de jogadores do bugre até então, do lateral-esquerda Miranda. Desta vez, Adriano saiu do banco não para substituir Careca, mas o ponta-direita Capitão, o que não modificou a história do jogo. Seguiram-se os empates contra a equipe alagoana do CRB e a sergipana do Sergipe, em jogos realizados fora de Campinas, o que deixava até então o bugre com apenas duas vitórias no campeonato após seis jogos.

Adriano José Mariano, o atacante Adriano nasceu em Porto Ferreira-SP em 24 de outubro de 1958 e faleceu em 5 de janeiro de 1980 em acidente automobilístico na rodovia que liga Maringá a Curitiba. Tinha apenas 21 anos. Foi revelado pelo Guarani e jogou em equipes como o Palmeiras e o Atlético Mineiro.
O jogo contra o CRB no estádio Rei Pelé em Alagoas marcou a estreia do ponta-esquerda Bozó no campeonato, que saiu do banco para substituir Macedo, o qual marcou o gol do empate em 1x1. Manguinha voltou ao time titular neste jogo e Adriano começou como titular no lugar de Careca, que entrou no decorrer da partida e foi expulso.

Edson Aparecido Acedo, o meia armador Manguinha nasceu em Bragança Paulista, no dia 4 de março de 1957. Jogou em equipes como Internacional de Limeira, pela qual foi campeão paulista de 1986 e Comercial de Ribeirão Preto. Atualmente mora em Bragança Paulista onde tem um centro de treinamento de aprendizado de crianças.
![]() |
MANGUINHA JOGANDO CONTRA O PALMEIRAS |
Já o empate sem gols contra o Sergipe no estádio Batistão, marcou a volta do ponta de lança Gersinho ao time que substituiu o atacante Antônio Carlos no decorrer da partida. Bozó também saiu do banco para substituir Capitão.
Antônio Carlos da Silva, o atacante Antônio Carlos nasceu em Ourinhos-SP, em 11 de setembro de 1956. Revelado pelo Guarani, foi titular no Brasileiro de 1978 apenas no jogo contra o Sergipe, entrando no decorrer de algumas partidas. Jogou também na Catanduvense, no Taubaté e outras equipes, encerrando sua carreira na Bolívia pelo Jorge Wilsterman. Conhecido também como “Tonhão”, mora hoje em Campinas, onde é funcionário concursado da Secretaria Municipal de Esportes e árbitro de futebol de futsal em Valinhos.
A reabilitação bugrina ocorreu no estádio do Brinco de Ouro da Princesa contra a equipe do Confiança de Sergipe. Mesmo jogando sem o ponta-esquerda Bozó e o meia Zenon, o time campineiro desempenhou um bom futebol e goleou os sergipanos com dois gols de Miranda, que até então era o artilheiro da equipe, um gol de Capitão, Gersinho e Careca. Neste jogo, o centroavante finalmente desencantou.
O derby contra a rival Ponte Preta marcou o oitavo jogo do Guarani no campeonato brasileiro de 1978. A Ponte Preta tinha um ótimo time naquele ano, tendo no elenco nomes como o de Dicá, Dadá Maravilha, Jair Picerni e Marco Aurélio e foi até o Brinco de Ouro da Princesa para medir forças contra os novatos do Guarani. Em um jogo disputado e cheio de rivalidade, o Guarani venceu com dois gols de Careca, sofrendo um gol do atacante Lúcio da equipe pontepretana. Era a resposta que a torcida esperava para acreditar que a equipe duvidosa do começo do campeonato poderia seguir longe, e na constatação do nascimento de um novo ídolo bugrino.
No jogo seguinte também em Campinas, mais uma goleada marcou o desempenho bugrino. Desta vez contra o Itabuna baiano, Careca mais uma vez deixou sua marca duas vezes e tornou-se o artilheiro da equipe com cinco gols. O ponta de lança Renato, um dos jogadores mais regulares da equipe marcou três gols. Capitão e Bozó também fizeram os gols do bugre que deixou a torcida muito animada com os grandes jogos feitos nas duas últimas partidas.
![]() |
TIME QUE GOLEOU O ITABUNA. EM DESTAQUE O ATACANTE MACEDO |

Carlos Renato Frederico, o ponta de lança Renato, conhecido como Renato “Pé murcho” nasceu Morungaba-SP, no dia 21 de fevereiro de 1957. Foi revelado pelo Guarani e disputou a Copa de Mundo de 1982. Jogou também no São Paulo, no Botafogo-RJ, Atletico-MG e no Japão. Encerrou a carreira no Taubaté e foi treinador dos times de base do bugre. Hoje mora em Morungaba, onde mantém uma escolinha de futebol.
![]() |
RENATO NOS DIAS ATUAIS |
Porém, no estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda-RJ, o Guarani sofreu sua segunda derrota em um jogo em que os atacantes não tiveram o desempenho admirável do jogo anterior. O placar foi de 2x0 para os cariocas. Neste jogo, Miranda não jogou e foi substituído na lateral-esquerda por Cuca.

A última partida do Guarani na primeira fase também foi contra uma equipe carioca, o Botafago, em um empate por 1x1. Neste jogo, o meia armador Zenon marcou seu segundo gol no campeonato. O ponta-esquerdo Macedo mais uma vez apareceu na equipe titular e Bozó não jogou. Gersinho também apareceu no decorrer do jogo ao substituir Capitão.
Na primeira fase, o bugre foi o 5˚ colocado da chave D, da qual participaram 12 equipes e classificavam-se as 6 primeiras. A equipe passou para a segunda fase com um desempenho razoável, apesar de ter realizado grandes jogos e apresentado à torcida jogadores que seriam decisivos ao longo da competição. Foram 5 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas.
Fontes:
http://imortaisdofutebol.com/2013/12/11/esquadrao-imortal-guarani-1978/
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/macedo-ponta-esquerda-1295
http://www.galodigital.com.br/enciclopedia/Adriano_Jos%C3%A9_Mariano
Nenhum comentário:
Postar um comentário