sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

🗿🤔 QUEM FOI MARCELINO VELEZ?

Marcelino Velez nasceu no dia 16 de agosto de 1883, em Campinas. Era filho de Patrício Velez e Manoela Pastor Velez. 


Iniciou seus estudos no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Depois, estudou na Escola Normal Caetano de Campos, onde aprendeu os rudimentos da escultura. Mas, interrompeu estes estudos, porque a família teve que voltar a Campinas por questões médicas.

Em Campinas, Marcelino ajudava o pai nas atividades da oficina da marmoraria da família, na Rua Bom Jesus, atual Avenida Campos Sales. Foi neste ambiente, que ele aprendeu as técnicas e o uso das ferramenta para esculpir. Neste época, ele também estudava desenho. 

No dia 05 de janeiro de 1908, casou-se com Maria Rodrigues de Souza, filha do Comendador João Rodrigues de Souza e da dona Maria Rodrigues de Souza. Ele havia conhecido-a em São Paulo. 

Marcelino Velez começou a realizar seus primeiros trabalhos de escultura, por encomenda e por estudo. Entre os trabalhos iniciais realizados destacam-se as obras para arte funerária, bustos, medalhões, além de estudos de cabeça, como as denominadas "Mimi", inspirada pela La Boheme, e "O Primeiro Amor". Além de trabalhos em baixo relevo, como "Jesus no Santo Sepulcro".

No dia 04 de agosto de 1912, foi realizado no Centro de Ciências uma exposição de escultura de Marcelino, que foi o maior sucesso. Como reconhecimento, o Patronato Artístico do Estado de São Paulo deu-lhe como prêmio uma viagem ao exterior, para completar seus estudos. 

No dia 3 de junho de 1913, Marcelino Velez viaja com sua esposa e três filhos para Nápoles, na Itália. Chegando nesta cidade no dia 25, ele segue para Roma e depois Florença, onde encontra seu grande campo artístico e de estudo incansável. 

Mas, com o advento da Primeira Guerra Mundial, ele é obrigado a embarcar de volta ao Brasil, convocado pelo governo. No dia 20 de setembro de 1914, acontece sua viagem de retorno. Marcelino volta então a trabalhar com seu pai, produzindo obras de escultura. 



No dia 25 de maio de 1915, ele toma possa na cadeira de desenho e caligrafia na Escola Normal de Campinas, atual Escola Estadual Carlos Gomes, após ser nomeado pelo governo do Estado de São Paulo. Sua atuação abriram as portas para o importância dada ao desenho pedagógico.

No dia 17 de junho de 1948, após 33 anos de dedicação ao ensino, Marcelino Velez aposentou-se da atividade que criou e viu ser instituída nas escolas normais. 

Marcelino Velez foi autor de inúmeras obras de elevado valor. Foram mais de 20 figuras, 17 bustos, monumentos, medalhões, baixos e altos relevos. Dentre as obras, destacaram-se o Monumento ao Dr. Thomaz Alves, de abril de 1925, e o Monumento-Túmulo aos voluntários da Revolução Constitucionalista de 1932, inaugurado no dia 09 de julho de 1934.


Marcelino Velez faleceu no dia 26 de janeiro de 1952, em São Paulo, devido a um colapso cardíaco. Ele foi sepultado no Cemitério da Saudade.


🚕🚦 A RUA MARCELINO VELEZ 

A Rua Marcelino Velez fica no bairro Botafogo. Ela tem seu início na Rua Dr. Delfino Cintra e seu término é na Avenida Barão de Itapura.


Ela recebeu esta designação, através da Lei 838 do dia 6 de fevereiro de 1953. 


🗣️"Porque esta pergunta precisa ser para sempre respondida!"


✍️📸  ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor


Fonte:


🔍📸 Blog Pró-Memória de Campinas 


🔍 Centro de Memória da Unicamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário