🎤 ANDIARA CARNEIRO DE MENDONÇA, a Miss Campinas de 1974
👏👏👏
Andiara Carneiro de Mendonça Pereira nasceu no dia 8 de dezembro de 1953 , dia da padroeira de Campinas. Era filha de Clóvis Carneiro de Mendonça, leiloeiro oficial de Campinas, e da Dona Laura.
🎓 Frequentou o curso preparatório da Escola Normal, estudou no Conservatório Musical de Campinas, no Colégio COTUCA e Bento Quirino. Formou-se em Arquitetura no Mackenzie. Também cursou paisagismo, de interiores e exteriores, e se formou em Psicologia Musical.
Na época do concurso, aplicava teste e dava orientação junto à Pediatria da Santa Casa de Campinas, como professora especializada em crianças nervosas.
Sagitariana de os olhos verdes, os lábios de diva holywwodiana e os cabelos escuros fizeram de Andiara Carneiro de Mendonça uma das mulheres mais belas da cidade na década de 70.
O Concurso de Miss Campinas de 1974, aconteceu no dia 03 de maio, às 21 horas, no Ginásio do Tênis Clube de Campinas, Roberto Franco do Amaral. O Ginásio foi ornamentado por Gilberto Belatati.
Houve um atraso de duas horas e meia para o início do evento, o que causou vaias no ginásio lotado. Além das vaias, as torcidas de candidatas do Guarani e da Ponte Preta, principalmente, expressaram rivalidade agitando bandeiras e gritando o nome das representantes.
Por volta das 22 hs 35 min, a Miss Campinas de 1970, Sônia Yara Guerra, e o ator Rodolfo Mayer, apresentadores do concurso, subiram à passarela para avisar o público que o desfile demoraria mais alguns instantes para começar.
O motivo do atraso foi o fato que o vestido da candidata Margareth Lício, ainda estava sendo bordado, até a hora marcada para o começo do concurso.
O desfile começou com a apresentação de todas as candidatas em traje longo, e em conjunto, fazendo-se depois o desfile individual.
🩱 A ordem de entrada das candidatas foi o seguinte: Jane de Fátima (Guarani Futebol Clube); Durvalina Bueno de Barros (Sindicato dos Cabeleireiros do Estado); Rita Maria Caetano de Jesus (Ipanema Clube); Sônia de Fátima Silva (La Femme Chic); Maria Marques Zanata (Ponte Preta); Margareth Lício (Tênis Clube); Maria Carolina de Oliveira Palhares (Sindicato dos bancários); Heloísa Maria Detoni Silva (Grêmio Esportivo do DAE); Aidê Costa Bezerra (Tecidos Zogbi); Andiara Carneiro de Mendonça; Mirian Cren (Nosso Cantinho); e Edna Maria Molinari (Banco Ítalo-Belga).
Todas as candidatas foram vestidas pelo Varejão, como modelos de seu figurinista exclusivo, Nelson Barbarella, que fez cada traje a rigor de acordo com o tipo de concorrente.
Para dar um toque especial ao desfile, um representante do Varejão foi à Argentina para comprar as plumas que complementaram os vestidos longos. Os vestidos foram bordados a mão com pedrarias importadas e alguns deles tiveram plumas, conforme o tipo de candidata. O valor total foi superior a 100 mil cruzeiros.
Os vestidos seguiram uma linha sofisticada no estilo Marilyn Moroe e Jane Russel. Além de vestir as concorrentes a Miss Campinas, o Varejão se prontificou a fazer o mesmo com a candidata de Campinas a Miss São Paulo.
As maquiagens e penteados das candidatas foram fornecidos pelo Elvio Cabeleleiro, e os sapatos eram da Vêneta Calçados.
👗 Andiara Carneiro usou longo em organza de seda pura em branco. Blusa com decote rente com bordados de sutache e pedras em degradée formando gotas. Mangas sem forro com o mesmo detalhe. Saia em gode, curta na frente, alongando-se e formando cauda, toda barrada em plumas, que se repetiam nas mangas.
Cada candidata, ao terminar o desfile individualmente, realizou teste de personalidade e desembaraço social, respondendo as duas perguntas: uma de seu conhecimento e uma sorteada na hora.
Logo após o desfile em traje longo, as candidatas se apresentaram em conjunto, em maiô Catalina, modelo Miss Universo, adquiridos pela Prefeitura Municipal.
Foi neste desfile que se decidiu quem seria a vencedora, uma vez que o juri pôde ver a harmonia das linhas físicas, perfeição do formato das pernas, linha das costas, maneira de andar, enfim, todos os requisitos necessários para uma boa apresentação de Campinas, no Concurso de Miss São Paulo.
O júri era composto por: A primeira dama Maria Lázara Duarte Gonçalves, Lina Penteado, o escultor Lélio Coluccini, Merilin Keppke, Maria Helena Mota Paes, Carmen Silvia Ramasco, Miss Campinas de 1967, Jane Burda, entre outros.
Logo após a apresentação em maiô, foram entregues as notas do juri aos organizadores do concurso. Foi feita a contagem em sala fechada, e depois, subiram na passarela as misses do ano anterior, para entregar as faixas e um bouquet de rosas vermelhas para as candidatas finalistas.
🏅Na madrugada do dia 04 de maio, um grande público no Ginásio de Esportes do Tênis Clube de Campinas, acompanhou o anúncio de Andiara Carneiro de Mendonça como a Miss Campinas de 1974.
Andiara não representou nenhum clube e conseguiu três pontos de diferença da segunda colocada.
Ela tinha 21 anos e suas medidas eram: 1,66 m de altura; 93 cm de busto; 93 de quadril; 57 de coxas; 63 de cintura e 21 de tornozelos.
Andiara, por representar nenhum clube ou entidade, não esperava ser ganhadora do concurso, e por este motivo ao desfilar pela última vez, não sabia se ria ou chorava. Seus olhos estavam vermelhos, mas ela conteve o choro e sorriu para todos, apesar de inúmeras vaias.
A decisão do juri não havia agradado o público, que vaiou a candidata vencedora enquanto ela se colocava para receber a faixa das mãos de Yara Voigt, Miss Campinas de 1973, que também havia desagradado o público ao vencer o concurso do ano anterior.
A segunda colocada foi Aidê Costa Bezerra, representante dos Tecidos Zogbi. Ela ficou com o título de Miss Turismo.
Por unanimidade, Marisa Marques Zanata, da Associação Atlética Ponte Preta, foi eleita a Miss Simpatia de 1974.
🎁 A Miss Campinas de 1974 recebeu como prêmio ainda uma tela de Vogan, no valor de 1.700,00 cruzeiros, ofertado pela Galeria de Artes Ouro Verde, passagem e estadia por uma semana na Bahia da revista O Cruzeiro, ser capa da mesma revista e um maiô de Catalina.
Yara Voigt, Miss Campinas de 1973, despediu-se sob aplausos do público e agradeceu a todos que a incentivaram durante seu reinado. O mesmo fez as misses turismo, Região e Simpatia.
Ainda em 1974, Andiara foi capa da revista O Cruzeiro, uma revista muito conceituada da época, já que no ano de seu reinado a cidade comemorava o seu bicentenário de fundação.
👑 Ela também foi eleita Rainha dos Municípios do Estado de São Paulo e participou do Concurso Miss São Paulo.
O Concurso Miss São Paulo de 1974 foi disputado no dia 19 de maio e teve início às 21 horas, no Ginásio do Taquaral.
O traje típico da Miss Campinas no Miss São Paulo foi idealizado e executado por Jucan, que fez os trajes típicos de Sônia Yara Guerra, para o Miss Mundo, e de Yara Voigt.
No Miss São Paulo 1974, houve uma polêmica, pela não inclusão de Andiara, de tradicional família e Miss Campinas, entre as três primeiras.
O júri, que tinha personalidades como Orestes Quercia, Lauro Péricles Gonçalves, Airton e Lolita Rodrigues, Arlindo Silva, Diretor da Revista O Cruzeiro, em SP, preferiu a loura universitária de Ribeirão Preto Sandra Guimarães.
Naquele ano de 1974, Andiara foi a principal rival de Sandra Guimarães no Miss São Paulo.
Na época de miss e posteriormente, Andiara apresentou muitos bailes de debutantes da cidade ao lado de grandes celebridades da época, como o ator campineiro da TV Tupi e da TV Bandeirantes Luiz Antônio Piva.
Desfilou sua esplêndida beleza em importantes clubes, como o Clube Semanal Cultura Artística de Campinas, o Clube Concórdia e o Tênis Clube.
Amava a cidade e costumava ter um bloquinho dentro da bolsa para desenhar o que mudaria nos lugares que visitava. Andiara desenvolveu vários projetos importantes em hotéis, motéis, escritórios e residências, tanto em Campinas como em cidades de outros Estados.
Também fez trabalhos para artistas, como o cantor Xororó e o humorista Tom Cavalcante.
Andiara casou-se com Arnaldo Alves Pereira Junior, um conceituado cirurgião dentista, e teve um único filho, Arian Carneiro de Mendonça, que faleceu, segundo consta, no dia 11 de fevereiro de 2020.
Andiara Carneiro de Mendonça faleceu, vítima de câncer de pâncreas, aos 59 anos de idade, no dia 22 de janeiro de 2012, dois anos depois de ter sido diagnosticada com a doença.
📝 Luiz Antônio Piva, em 2012:
"Andiara Carneiro de Mendonça, a mais linda mulher de Campinas no ano de 1974. Comecei minha carreira de ator na TV Tupi, e Andiara era eleita Miss Campinas e São Paulo, apresentamos juntos vários bailes de debutante, eterna , que saudade, que santa Rita de Cassia te receba. Tomei conhecimento dois dias depois de seu falecimento"
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor
Fonte:
🔍 📸 Acervo da Biblioteca Municipal de Campinas "Ernesto Manuel Zink"
🔍https://correio-rac-com-br.cdn.ampproject.org/.../adeus-a...
🔍 Página Universal Beauty Contest
🔍📸 https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=284418501277246&id=100091272931553&mibextid=Nif5oz
📸 Lilian Mara Rodrigues da Silva
📸 Acervo Luiz Antônio Piva