Na Rua Duque de Caxias, enquanto caminhava no sentido da Avenida Francisco Glicério, nas proximidades do Largo do Pará, um sebo ao estilo antigo, com uma fachada modesta, chamou-me a atenção. E, logo desejei conhecer sua história.
Já na entrada do sebo, um senhor muito simpático de 81 anos e muita história para contar recebeu-me com muita cordialidade, indicou-me seu irmão, que estava no fundo da loja trabalhando, para contar um pouco da história deste adorável sebo.
O Sebo Pellegrini surgiu há 20 anos, através da iniciativa de dois irmãos, Sérgio e Eusébio Pellegrini, e hoje a loja conta com a presença também de Umberto Pellegrini, o irmão mais velho.
Sergio, de 72 e Eusébio, de 65 anos, nasceram em Itaguaçu, e Umberto de 81 anos nasceu em Olímpia, no estado de São Paulo.
Em 1969, eles vieram para Campinas. O irmão mais velho Umberto disse-me que a família morou em uma chácara no Proença, ainda quando as ruas eram de terra.
Umberto morou por muito tempo no estado do Paraná. Ainda pequeno foi para Arapongas e após viver em algumas cidades paranaenses, e conheceu Curitiba, que se tornou uma grande paixão.
Umberto trabalhou em Campinas como lanterninha do Cine Regente, quando tinha 12 anos. No Paraná, trabalhou no cinema como operador de máquina projetora.
Em 1978, ele e o irmão Eusébio trabalhavam com conserto de relógios, em uma relojoaria na Rua José Paulino.
O irmão Sérgio foi patrulheiro. Trabalhou na Exportadora e Importadora Aerocênica, que foi fundada no Jardim Proença em 1964 por Carlos Wilson Pyles, esposo de Maria Angélica Pyles, fundadora da Instituição Patrulheiros Campinas.
Depois trabalhou em alguns bancos em Campinas, como o Banco Comercial, o Itaú e a Caixa Econômica. Seu apreço pelos livros fez ele decidir montar um sebo, quando deixou de ser bancário, e a ideia era montar uma loja em uma cidade pequena. Eusébio o aconselhou que seria melhor em Campinas.
Então, em 2006 os dois irmãos fundaram o Sebo Pellegrini, na Rua Duque de Caxias, uma loja especializada em livro, disco de Vinil, revista e demais artigos impressos. O diferencial da loja é não perder a essência dos antigos sebos.
O lugar é apropriado para quem gosta de variedade e daquela atmosfera nostálgica que lembra as bibliotecas de nossa infância. Segundo Eusébio Pellegrini, os livros de auto-ajuda e exoterismo são bastante procurados no sebo.
O senhor Umberto, que há 8 anos trabalha no sebo, ama História e proporciona um diálogo muito rico e interessante sobre fatos históricos. Eu havia acabado de chegar e quando lhe expliquei minha atividade, logo ele me perguntou:
"Você sabe qual foi o primeiro nome de Campinas?" Evidentemente, eu sabia, mas deixei ele me responder:" Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Campinas do Mato Grosso!".
Confesso que passei mais de uma hora envolvido em um delicioso diálogo com este senhor, que me contou várias coisas sobre o Paraná e o tempo em que viveu lá. Eu não sabia, e foi através dele, que soube que o maior restaurante do mundo em número de pessoas fica em Curitiba, o Restaurante Madalosso.
Visitar o Sebo Pellegrini e conhecer um pouco de sua história e destes três irmãos adoráveis foi uma experiência inesquecível. Foi uma viagem no tempo e na História, uma sensação de estar naquela velha Campinas que tanto mexe com nossa imaginação.
O Sebo Pellegrini fica na Rua Duque de Caxias, 278, no centro de Campinas.
✍️📸 ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fonte:
🔍 Entrevista com os irmãos Sérgio, Eusébio e Umberto Pellegrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário