José Augusto Pômpeo é um multiartista campineiro. Ator, coreógrafo, bailarino, cantor, preparador corporal e professor de educação física, sua carreira é vasta e admirável.
Desde a infância em Campinas, Augusto Pômpeo conviveu com a música. Sua família tinha um coral que ficou muito conhecido na cidade.
Segundo consta, a família morava em uma casa na Rua Barão de Jaguara, quase na esquina com a Rua Cônego Scipião. Augusto Pômpeo tinha como irmão Totico, já falecido, que foi cantor, e a irmã Loretilde Pômpeo de Paula.
Loretilde, que infelizmente faleceu recentemente, foi professora de inglês e presidente da ONG Isaura Baltazar Pômpeo "Casa da Dinda". A casinha da Rua Barão de Jaguara tornou-se um espaço cultural.
A família também morou no Proença. Nos finais dos anos de 1960, segundo consta, Augusto Pômpeo fez o curso científico no Colégio Culto à Ciência, à noite.
Influênciado pela paixão de sua mãe pela música e por sua avó, Maria Neves Baltazar, que se tornou uma pessoa ilustre em Campinas, Augusto desenvolveu habilidades artísticas no canto.
Na década de 1970, na escola e no curso de teatro, ele começou a realizar espetáculos e ganhou um prêmio de comunicador com a peça o Pacto de Ayrton Salvanini, que o impulsionou a ir para São Paulo a convite do produtor Altair Lima.
A necessidade de comunicação corporal fez Augusto mergulhar no mundo da dança. Ele já dava aula em Campinas, mas aprimorou seus talento com o tempo. Ele envolveu-se com a dança clássica, dança moderna, sob a influência de Clarisse Abujamra, o ballet estágio, sob a influência de Marika Gidali e Décio Otero.
Também incorporou elementos como o samba jazz, influênciado por Lennie Dale e até chegar ao estágio de consciência corporal, com influência de Klaus Vianna. Até da capoeira fez parte do reportório de Augusto Pômpeo.
Ele trabalhou durante 22 anos em escolas públicas dando aula de educação física, conciliando seu tempo com as atividades teatrais.
Augusto Pômpeo teve bastante destaque como ator, cantor e bailarino no espetáculo A Chorus Line de 1983, que reunia no elenco figuras importantes do meio teatral, como Zezé Motta, Lucélia Santos, Teca Pereira, Wolf Maia, e uma campineira que faria muito sucesso no mundo artístico, Cláudia Raia.
Na década de 1990, Augusto Pômpeo brilhou uma uma companhia de teatro chamada Fraternal, que se dedicava a pesquisas, resgate e recriação das formas tradicionais e populares da Comédia sob o comando de Ednaldo Freire.
No cinema, o artista participou de importantes trabalhos, como o filme O Tronco dirigido por João Batista de Andrade, em que Pômpeo destacou seu talento na arte de cantar. No filme Quase Nada de Sérgio Regente, ele explorou muito suas habilidades físicas.
Ele também esteve no elenco do filme Medida Provisória dirigido por Lázaro Ramos. Um filme que aborda o tema da questão racial.
No Teatro do Ornitorrinco, uma companhia teatral sediada em São Paulo, criado por Cacá Rosset, Augusto Pômpeo participou do eclético espetáculo UBU - Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes e foi se apresentar em Nova York e na Cidade do México.
A vasta e bem sucedida carreira de Augusto Pômpeo continua a encantar e deixar a cidade de Campinas orgulhosa por sua história tão grandiosa na Arte.
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fonte:
🔍📸 https://youtu.be/eyZCcBw_FBY?si=bp1yyolNIBOK8QhE
📸 https://www.facebook.com/share/15xoY3HaaA/
🔍 Guilherme José Amâncio, artista plástico
🔍 Nilza Paulino
📸 https://www.cobogo.com.br/p/medida-provisoria-imagens
SEJA UM APOIADOR DESTE TRABALHO
SE VOCÊ SE INTERESSA EM SABER MAIS SOBRE O COTIDIANO DO CENTRO CAMPINEIRO E LEMBRANÇAS DO PASSADO DA CIDADE, ADQUIRA O LIVRO "CAMPINAS ASSIM":
https://loja.uiclap.com/titulo/ua80605/
AGORA SE VOCÊ QUER LER POESIA DE BOA QUALIDADE, ADQUIRA MINHA COLETÂNEA DE POEMAS DE AMOR PRESENTE NO LIVRO "A FLOR DO ROMANTISMO":
Nenhum comentário:
Postar um comentário