domingo, 15 de junho de 2014

AVENIDA CORONEL SILVA TELLES, EM CAMPINAS


 
QUEM FOI O CORONEL SILVA TELLES?




Antônio Carlos da Silva Telles nasceu em 21 de setembro de 1854. Depois de dedicar-se à lavoura, ingressou na política e foi um dos participantes da famosa Convenção de Itu.

A Convenção de Itu foi a primeira convenção republicana do Brasil. Realizada em 1873, nela foi aprovada a criação de uma comissão de republicanos para gerenciar os negócios do partido.

O coronel Silva Telles foi um abolicionista convicto e membro do importante grupo republicano que existiu em Campinas, que incluía figuras como Francisco Glicério, Campos Salles e Bernardino de Campos.

Passando a residir em Santos, o coronel Silva Telles tornou-se comissário de café e chefe político. Quando esteve na presidência da Associação Comercial de Santos, coube-lhe receber Rui Barbosa, ministro da fazenda, em 11 de fevereiro de 1890, que viera inspecionar os serviços de carga e descarga e de armazenamento de mercadorias.

Em 1889, quando desempenhava o mandato de vereador em Santos, na ocasião da proclamação da república, foi-lhe confiada a administração do município santista por uma junta governativa, da qual ele também fez parte.

Presidiu o Conselho Administrativo da Caixa Econômica do Estado e viu-se eleito senador estadual pelo Partido Republicano Paulista.

Foi um dos fundadores da Usina Ester, uma das mais antigas usinas de açúcar do Estado de São Paulo, situada na cidade de Cosmópolis.

Foi proprietário da Fazenda Chapadão, em Campinas.

O Coronel Silva Teles faleceu em São Paulo, no dia 24 de janeiro de 1925.

 


A Avenida Coronel Silva Telles começa na Avenida Júlio de Mesquita e termina na Avenida José de Sousa Campos, possuindo mais de um quilômetro de extensão. Nela situa-se desde 1965 o Colégio Madre Cecília que na época de sua fundação chamava-se Lar Escola Nossa Senhora do Calvário e tinha o objetivo de atender crianças do sexo feminino com idade entre quatro e quinze anos em situação de vulnerabilidade social. As meninas eram mantidas em regime de internato e recebiam assistência em relação a roupas, saúde, educação e formação cristã.





 
 
 
 
 



A Avenida Coronel Silva Teles já teve a denominação de Avenida Germânia, por causa dos irmãos Bierrenbach que tinham origem germânica.

 
 
 
 

Fontes:




 

Um comentário:

  1. Como você teve acesso a estas informações ? Queria conhecer mais sobre a minha família...

    ResponderExcluir