quarta-feira, 19 de novembro de 2025

🚨 ACONTECEU EM CAMPINAS: O lanche Psicodélico

 Quem já ouviu falar do lanche "Psicodélico" do Bar Giovannetti?

O Psicodélico surgiu em 1965 e seu criador foi Pedro João de Carvalho, o popular "Possante".




Pedro João de Carvalho começou sua vida profissional em 1956 como garçom do antigo Bar Ideal da família Guernelli, que ficava na esquina da Rua Conceição com a Rua Barão de Jaguara. Ele tinha 14 anos e tinha vindo com a família de São Paulo para Campinas. Sua agilidade e rapidez destacada rendeu-lhe o apelido de "Possante", o nome dado no Brasil a um personagem de histórias em quadrinhos na época, que nos EUA era chamado de Super Mouse.

Depois do Bar Ideal, o "Possante" foi trabalhar na Choperia Giovannetti, também como garçom, embora ele se aventurasse na chapa nos finais de expediente. E, foi em uma destas aventuras, que ele criou o lanche "Psicodélico".




Naquele dia, como de costume, o "Possante" foi para a chapa preparar um lanche reforçado para os colegas de trabalho e clientes de carteirinha do bar. O lanche que ele teve a ideia de criar era um sanduíche que misturava nove tipos de frios, que eram aproveitados, pois não podiam ser fatiados. Ele pegou aquelas pontas de frios e cortou em pedacinhos. Depois, recheou o pão com aquela mistura. O sanduíche ficou colorido, no estilo psicodélico dos anos de 1960.

O Psicodélico é um lanche que tem em sua composição salcichão com picles, salsichão xadrez, mortadela, lombo cozido, salsichão lionês, presunto, rosbife caseiro, mussarela, tomate e azeitona, que recheiam um pão francês. 



Depois de fazer história no Giovannetti, o Pedro João de Carvalho, o "Possante" tornou-se sócio do Bar Azul, em 1982, na Rua Coronel Quirino. Também teve uma lanchonete na Maternidade de Campinas e criou o Possante Bar, antes de ser aposentar.

⚠️ Nota: Segundo consta, a criação do lanche Psicodélico, que no começo seria chamado Nações Unidas, e recebeu o corte Boquinha de Anjo posteriormente, também teve a participação do chapeiro Moleza, que trabalhou com o Possante na época, e já é falecido. 


Gostou desta história do passado de Campinas? Quer apoiar este trabalho. Acesse o link abaixo e conheça os e-Books que desenvolvi sobre Campinas. O valor é simbólico: Apenas R$ 1,00. Escolha seus e-Books:


👉 ESCOLHA SEU E-BOOK


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA

CAMPINAS, MEU AMOR 🇧🇷 ❤️


Fonte:


🔎 Blog: Pró-Memória de Campinas

Matéria do jornalista Fabiano Ormaneze publicada no jornal Correio Popular 

📸 Site: g1.globo

📸 Site: Campinas com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário