segunda-feira, 10 de novembro de 2025

🍿🎞️ EM CARTAZ: Cine Jequitibá

 

O Cine Jequitibá foi inaugurado no dia 04 de setembro de 1969, após a reforma de outro cinema famoso em Campinas no mesmo local, o Cine Voga, inaugurado em 1941.


Segundo consta, o nome do cinema foi escolhida em referência ao grande jequitibá rosa que em frente ao Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura de Campinas, e que era chamado de Seo Rosa. A árvore viria a cair no dia 16 de janeiro de 1999. 

O filme inaugural do Cine Jequitibá foi "Adivinhe Quem Vem Para O Jantar", de 1967, estrelado para por Sidney Poitier, Spencer Tracy e Katherine Hepburn.

Os proprietários do cinema foram a Empresa Campineira de Cinemas Ltda. e a Empresa Campineira de Diversões Ltda.

Sua capacidade do cinema era de 1200 lugares. Ele possuía som e projeção Prevost 70mm e 6 faixas de áudio. A tela e as poltronas eram modelo cinerama.

Ao longo de sua história, o Cine Jequitibá exibiu grandes sucessos do cinema, como: Uma Odisseia no Espaço, King Kong, Star Wars,  Ghost, dentre outros. 

Sucesso dos anos 90, o filme Meu Primeiro amor, dirigido por Howard Zieff, com Anna Chlumsky e Macaulay Culkin, formou filas imensas em frente ao Cine Jequitibá, e tal acontecimento não possou em branco nas lentes do grande fotógrafo Carlos Bassan.



Em 2004, o Cine Jequitibá encerrou suas atividades, e hoje funciona no local uma igreja evangélica. 

O Cine Jequitibá ficava na esquina da Rua General Osório com a Avenida Anchieta, no centro de Campinas.


Se você quer matar a saudade dos anos 80, com uma história cheia de nostalgia e imagens emocionantes, entre no link abaixo, informe seu e-mail e escolha o e-Book "Quando Campinas era o Mundo", um grande sucesso da literatura campineira:


👉  https://forms.gle/W7dfKBXWpcyM137cA


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️


Fonte:


🔍📸 http://www.cinemasdesp2.com.br/.../jequitiba-campinas-sp...

📸 Carlos Bassan

📸 Acervo Jefferson Stark Trevizanutto

📸 Página Campinas do Passado

📸 Página Campinas de Outrora

🔍 Blog Pró-Memória de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário