Em 1934, o engenheiro-arquiteto Mário de Camargo Penteado projetou e construiu a primeira casa modernista de Campinas.
A casa pertencia a José Ferreira Penteado e ficava na Rua Coronel Silva Telles, n° 165, no Cambuí. A construção ficou popularmente conhecida como a "Casa do Navio", por causa de sua imagem náutica.
Mario de Camargo Penteado colocou a casa modernista em exposição e o evento teve uma grande repercussão, recebendo cerca de 400 visitantes, inclusive do arcebispo de Goiás que elogiou muito a obra.
O objetIvo da exposição era divulgar o trabalho do recém-formado engenheiro-arquiteto e a originalidade de sua arquitetura.
A casa ocupava 123,00m² do lote para uma área total construída de 207,30m². Dentre as novidades da construção, estava a laje do terraço que substituía a cobertura convencional na época de telhas cerâmica.
Também era surpreendente o mobiliário com cadeiras de desenhos de Bauhaus, a ornamentação de estética despojada, o jardim de plantas tropicais, o piso de mosaico português e o efeito brilhante que era produzido no revestimento de moça sob luzes noturnas.
A casa modernista foi um marco arquitetônico em Campinas e inaugurou o processo de modernização urbanística na cidade.
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fonte:
🔍📸 Construção, arquitetura e configuração urbana de Campinas nas décadas de 1930 e 1940: o papel de quatro engenheiros modernos
Autora: SILVIA AMARAL PALAZZI ZAKIA
🎨 As imagens foram colorizadas para melhorar a visualização
QUERIDO AMIGO(A),
Apresento a vocês meus e-Books sobre Campinas. Se você gosta de meu trabalho, quer prestigiar minha atividade e apoiar este projeto que começou em 2012, deixo abaixo o link para que conheça meus livros digitais:


Nenhum comentário:
Postar um comentário