A Vila Boa Vista foi fundada no dia 26 de fevereiro de 1969, na região norte de Campinas. Antes do surgimento do bairro, na região existiu a antiga Fazenda Boa Vista, dedicada ao cultivo do café e que pertencia à família Moraes de Barros.
Era uma região ocupada pelas lavouras cafeeiras e plantações de algodão, por açudes, pastos e matas. Também se encontrava bambuzais na região do atual Parque Via Norte, com matas cheias de passarinhos.
Na década de 1960, a Fazenda Boa Vista foi vendida e a COHAB, Companhia de Habitação, que construiu 1534 casas populares, financiadas pelo Sistema Financeiro de Habitação, o SFH. A gestão municipal nesta época era do Prefeito Ruy Novaes.
No final de 1968, as casas começaram a ser entregues e, no ano seguinte, foram habitadas. Era um bairro em formação, considerado, na época, distante do centro da cidade.
A inauguração da Vila Boa Vista teve a presença do Ministro José Costa Cavalcanti, que foi recepcionado sob os acordes da banda militar da Escola Preparatória de Cadetes. Também estava presente o presidente do Banco Nacional de Habilitação Dr. Mario Trindade e o prefeito Orestes Quércia, que foi muito aplaudido pelos moradores do bairro.
A referência do bairro era a fábrica da Bosch, que se instalou em Campinas em 1956, na Avenida da Saudade. Em 1958, a Robert Bosch adquiriu parte da Fazenda Boa Vista para a construção de sua fábrica.
Outro referência era a Paróquia Santos Apóstolos, na Vila Boa Vista, que foi criada em 11 de março de 1969 pelo Arcebispo Dom Antonio Maria Alves de Siqueira. O seu primeiro pároco foi o Pe. Gerard A. Bergeron, que esteve à frente da mesma até 1979.
Também em 1969, o presidente do jornal Diário do Povo, Octavio Quércia, inaugurou a praça de esportes "Moraes de Barros".
No final dos anos de 1970, a construção de Rodovia Bandeirantes tornou-se oportunidade para que muitas crianças pobres do bairro pudessem ganhar alguns trocados com a venda de pastel e café aos operários.
Uma das primeiras conquistas dos moradores do bairro Vila Boa Vista foi uma linha de ônibus que percorresse o bairro. Antes, a linha de ônibus ia até a Bosch, e os moradores precisavam andar dois quilômetros a pé.
Em 1972, foi inaugurada a Escola Estadual Carlos Cristovam Zink e um posto de saúde.
Uma curiosidade sobre a vila é que antes da existência do posto de saúde, quem cuidava dos moradores era o farmacêutico Natanael, que tinha uma farmácia onde hoje existe o Shopping Mix. Outro desafogo dos moradores era uma bica, que ficava próximo a cerca da Bosch, e que abastecia as casas em uma época de frequente falta d'água.
Em 1982, chegou a iluminação das ruas com lâmpadas de mercúrio. Foi uma conquista tardia e necessária.
Em 1984, a Sociedade Amigos do Bairro em conjunto com a Ação Regional (AR) construíram um posto policial, que foi desativado em 1991, tornando-se a sede da Casa de Cultura do bairro.
Atualmente, a Vila Boa Vista é um bairro bem estruturado, que se desenvolveu muito ao longo do tempo e, apesar dos problemas comuns a muitos bairros de Campinas, oferece as condições básicas aos seus moradores e guarda consigo uma saudade que ficou.
Uma saudade dos antigos tempos, dos antigos moradores que ainda vivem ou já se foram, dos dias de luta e de muita alegria.
👉 Convido você que prestigia e apoia as atividades desenvolvidas há mais de 12 anos no blog "Campinas, meu amor" e desde 2022 nas redes sociais para conhecer meus e-Books sobre Campinas. Os livros digitais são vendidos a um preço simbólico de R$ 1,00 e o valor ajuda com os custos de criação de conteúdo, como pesquisa, transporte, tempo dedicado às publicações, etc.
Clique no link abaixo para conhecer meus e-Books:
🔗 ESCOLHA SEU E-BOOK
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fonte:
🔍📸 https://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/.../efeme...
🔍📸 https://youtu.be/8tWK2LP1HAo?si=6vucIwkUIxLNpPx5
📸 https://www.facebook.com/profile.php?id=100064893871880&mibextid=ZbWKwL
🔍 https://arquidiocesecampinas.com/.../paroquia-santos.../
📸 https://youtu.be/cDght7_VidY?si=iu-fvzc8-k6W-od1








Nenhum comentário:
Postar um comentário