sábado, 5 de maio de 2018

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A fábrica de Doces Campineira


 
Todos os dias quando passo pela Rodovia Dom Pedro, sinto em determinado trecho um delicioso cheiro de biscoitos, que sai das chaminés da fábrica da Triunfo, e despertam na gente aquela saudade da infância, quando a vida era brincar e saborear doces. Um dia destes descobri a história da Triunfo, uma marca tipicamente campineira, e descobri que tudo começou há muito tempo atrás, quando homens empreendedores trouxeram de Portugal a tradição dos doces e entraram na história de Campinas.

 
 

Segundo uma publicação do jornal Correio Popular de 14/11/2013, foi o português João Francisco Alonso, que nasceu no dia 12 de outubro de 1908, no Distrito de Bragança, em Portugal, o primeiro proprietário da indústria de Doces Campineira. Posteriormente, ele criou a indústrias de Doces Netinho, que existiu durante muito tempo no bairro Bonfim.

 
Mas, o que se sabe também é que a Doces Campineira surgiu através das atividades comerciais do pai do falecido prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho. O pai de Toninho chamava-se Joaquim da Costa Santos e nasceu em Póvoa do Varzim, em Portugal, no ano de 1918. Durante a Segunda Guerra Mundial, Joaquim mudou-se para o Brasil, trabalhou de jardineiro, ascensorista, até que começou a atuar no ramo de negócios da comunidade portuguesa, o das padarias. No final da década de 40, Joaquim veio para Campinas e instalou um pequeno depósito para distribuição de doces em um cômodo da Rua dos Alecrins, no bairro Cambuí. Este pequeno depósito transfomou-se nos anos 50 na fábrica de doces Campineira, que viria a ser uma das principais empresas do ramo no Brasil.

 
 
 


Siga a página CAMPINAS, MEU AMOR 🇧🇷❤️ no Facebook:





Liderada pelo Senhor Santos e administrada por portugueses, a Doces Campineira passou logo a fornecer doces para inúmeros comércios da região de Campinas e de outras cidades. Para quem morava em suas proximidades, na Rua dos Alecrins, era impossível não se deliciar com o aroma de caramelo, morango, chocolate e amendoim que perfumava o ar. A fábrica ocupava o quarterão onde hoje se encontra o Colégio Objetivo.


 
 
 
 
 
As entregas dos doces eram feitas em um furgão preto, que tinha pintado na lataria a imagem do Zorro. E foi este personagem que deu nome a um dos mais famosos produtos da Doces Campineira, o pirulito Zorro.

 
 
 
 
O pirulito Zorro, ao contrário dos outros pirulitos que são redondos, era retangular. Era um pirulito de caramelo com coco, duro e que grudava nos dentes. Era um sucesso nos armazéns e bares da cidade.

 
 
 
Outro doce que a Campineira fabricava e fazia muito sucesso era a paçoca Pilantra. Era uma paçoquinha de chocolate muito gostosa. Também se tornaram queridas entre a criançada as balas Kleps e 7belo. As balas Kleps vinham embaladas em tiras, com desenhos de animais e de uma menina na embalagem.
 
 
 
 
 
Mais um doce muito adorado era o chocolate Guarda-chuva. Era um desafio retirar a embalagem sem quebrar a ponta do guarda-chuva.





O senhor Santos mantinha alguns contatos comerciais na cidade de São Paulo, dentre eles, com o representante comercial, na época, Armindo Dias.

 


Armindo Dias nasceu em Portugal, e em 1956, abriu mão de trabalhar na lavoura no pequeno pedaço de terra da família, no interior de seu país, e veio para o Brasil. Trabalhou na Bahia com representação de produtos alimentícios e na Lacta, em São Paulo, época em que conheceu Joaquim da Costa Santos. 

Ao saber do empreendimento do amigo, Armindo interessou-se em comprar 25% do negócio. Mais tarde, com o interesse do senhor Santos de vender totalmente a Campineira, temendo que a empresa crescesse a ponto de a família não conseguir mais controlá-la, Armindo Dias tornou-se o novo proprietário da fábrica de Doces Campineira, em 1964.

Considerando o nome da fábrica muito regional, ele mudou seu nome para Triunfo e começou a trazer equipamentos da Inglaterra para modernizar o negócio.


Autoria fotográfica: Carlos Bassan
 
Nos anos seguintes, a Triunfo continuou sua história de sucesso iniciada com o nome de Campineira. A empresa mudou de endereço e passou a produzir seus produtos em uma fábrica na Rua Henrique Veiga, no bairro Santa Genebra. Os biscoitos Triunfos começam a ganhar espaço na preferência popular e torna-se o principal produto da companhia.

 
 

Em 1992, a Triunfo tornou-se líder nacional do segmento com a marca de biscoitos Triunfo, gerando 2400 empregos diretos.

 
 

Ainda  década de 90, durante uma de suas viagens para a Europa, Armindo conheceu empresários da Danone, que pretendiam fazer investimentos no Brasil, após outras tentativas mal sucedidas. Armindo vendeu uma parte da Triunfo para a Danone e por algum tempo teve-a com sócia na Triunfo. Mas, com o passar do tempo e diferenças de gestões, ele vendeu sua parte. Isto em 1997.

 
Autoria fotográfica: Carlos Bassan
 
Segundo relatos, no período em que foi proprietária da Triunfo, a Danone fechou o departamento de doces e balas, e concentrou-se na fabricação de biscoitos. Mas, tal decisão representou um francasso, uma vez que foi a venda de balas e doces que permitiu à Campineira tornar-se uma empresa de repercussão nacional. A salvação foi a marca de biscoitos Triunfo.

Em 2004, a Danone e a empresa alimentícia Arcor fecham fusão na área de biscoitos, e a marca Triunfo passa a ser propriedade desta joint venture.

 


Fontes



http://www.panoramadenegocios.com.br/armindo-dias-um-exemplo-de-garra-e/

Um agradecimento especial ao amigo fotógrafo Carlos Bassan pelas fotos que registraram o interior da fábrica da Triunfo no passado.
 
 
 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

133 comentários:

  1. Quando vocês irão fabricar os pirulitos Zorro ?

    ResponderExcluir
  2. Então porque não fabricam mais o pirulito zorro?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Podiam voltar a fazer né, caramelo com côco, era uma delícia.

      Excluir
  4. Pirulito zorro jamais será esquecido

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Por favor alguém recuperação a receita de famoso pirulito Zorro que marcou minha infância. Guardo o sabor na minha memória .POR FAVOR ME DEM UMA RESPOSTA 😥

      Excluir
    2. Que pena o pirulito zorro era,e hoje tenho certeza que seria campeões em vendas de pirulito só saudades.

      Excluir
    3. Infelismente sumiu do mercado de fato grudava nos dentes o de guarda chuva tambem o mercado livre diz ter acho que e fake esse pirulito do zorro nunca ate agora vi quando for ao centro se lembrar vou conferir ah os chicretes tanto ping pong e ploc desapareceram tambem

      Excluir
  6. Quero a paçoca Pilantra. Porque pararam de fabricar? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia eu também gostaria de voltar a comer esse doce quw ainda tem gosto se infância!

      Excluir
    2. Uma delicia que vontade de comer a paçoca pilantra

      Excluir
    3. Que saudades de comer a paçoca Pilantra. Era um dos doces preferidos da minha infância.

      Excluir
  7. A história, não está toda contada. Armindo Dias comprou a fábrica, juntamente com seu irmão Carlos Dias. Em 1969, a Campineira se encontrava em sérias dificuldades financeiras, e os irmãos Dias, convidaram para a sociedade, os proprietários da maior representante da Campineira na época - Discado, que ficava em Brasília na época. Assim, para amenizar o problema financeiro á época, ingressaram na sociedade em 1970, os também irmãos portugueses, Augusto e José Figueiredo, que junto com Armindo e Carlos, trabalharam juntos até a venda, em 1994 á Danone. Augusto e José, deram na verdade, o impulso necessário ( financeiro e administrativo)a retomada da Doces Campineira ao mercado á época.
    É preciso que o autor tenha mais conhecimento e respeito inclusive aos outros grandes funcionários que foram sem dúvida alguma, os respondáveis de fazer da companhia crescer e se tornar líder de mercado em meados da década de 90!
    Sem esses sócios e os inúmeros funcionários que dedicaram uma vida nessa empresa, ela nunca teria sido o que foi!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que caminhos trilharam os irmãos Figueiredo, alguém sabe me dizer?

      Excluir
    2. Poxa que pena que pararam de fabricar o pirulito zorro, talvez nem tem mais a receita original.

      Excluir
    3. Boa noite!
      Alguém tem ideia de como conseguir o registro de funcionários e prestadores da Campineira entre os anos 1973/1974?

      Estou procurando pelo meu pai biológico que trabalhou neste período lá, minha mãe era funcionária da fábrica, como ela está com Alzheimer e descrobri há pouco tempo sobre meu pai estou iniciando nessa busca.

      Excluir
    4. Ouve tb nesta época 68,um movimento dos vizinhos ao redor da fábrica exigindo q colocassem filtros novos na chaminé q na cada da noite soltava fumaça preta nas casas, poluindo o ar e fazendo mta sujeira ao redor. Com isto ouve pressão p q saísse deste local pelos moradores.
      Minha família acabou saindo da rua Alecrins tb por isso.Ainda temos a casa lá até hoje. Meu pai participou destas reuniões c o proprietário,pedindo providências p diminuir a fulingem da chaminé, ou saída do local.
      Logo, a fábrica foi p um bom lugar na beira da estrada,cresceu e parou de poluir aquela região do final do Cambui.

      Excluir
    5. Corrigindo...calada da noite* fuligem*

      Excluir
    6. Oi , você que está procurando o pai que fez a postagem 18 de julho de 2020 21:03 - um amigo do meu pai está procurando filho , ele tem 72 anos . Gostaria de entrar em contato para conversarmos

      Excluir
    7. Gente....e aí???? Conseguir encontrar o pai??????
      Te.os um final feliz????

      Excluir
    8. Ainda aguardo o contato do rapaz que procura o pai , todo dia entro aqui esperando uma resposta dele , o amigo do meu pai trabalhou na campineira nesse mesmo ano de 1973/74 , e a pouco tempo soube que ele estava procurando o filho , foi coincidência achar esse site e essa pergunta aqui , gostaria muito do contato para ter certeza de q estao procurando a mesma pessoa

      Excluir
  8. A Campineira tinha uma das melhores linhas de doces populares da época! Vendo doces há mais de 30 anos e já trabalhei com um furgão da Triunfo!

    ResponderExcluir
  9. Agora as fábricas de doces são desconhecidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena ,melhor docê da minha infância.....😣

      Excluir
    2. Não existe mais as propagandas, hj são muitas as fábricas!

      Excluir
  10. Ninguém mais fará uma bala ou pirulito, tão saboroso quanto o pirulito zorro, eu comprava caixas fechadas e comia sem parar, comia sim pq era mastigável... uma delicia inesquecível...sdds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo😍queremos o zorro de voltaa! Nunca esqueci. Saudades😥

      Excluir
  11. O pirulito Zorro, bem como outros doces da época como a bala soft, chicletes Ploc e ping pong, a bala Pipper, azedinha, pastilhas hortelã e outras, penso que jamais voltarão e restará para nós apenas saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Popper azedinha, e pastilhas de hortelã garoto eu vendo

      Excluir
    2. Vai pessoalmente na fábrica e procura pelo RH. Eles devem ter algum documento nos arquivos.

      Excluir
  12. Fico triste por não encontrar mais o pirulito zorro,vcs nao irá fabricamos mais?

    ResponderExcluir
  13. Por que não tem mais o prirulito zorro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a empresa Danone comprou a empresa que fabricava e depois fechou o departamento de doces.

      Excluir
  14. Quero muito o pirulito Sorri.Voltem a Fabricar vai seu um sucesso muitos avós e pais vão dar para as crianças .

    ResponderExcluir
  15. Não entendo pq pararam de fabricar o melhor pirulito q já existiu.

    ResponderExcluir
  16. Por favor, estou procurando a foto do doce Pilantra da década de 60 e 70, não encontro em lugar algum e me disseram que era fabricado na Campineira, será que vocês tem o acervo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem,estou a procura ..mas nao encontro nem resposta

      Excluir
    2. Alguem,pode nos ajudar ?? Uma foto pelomenosmenos ???

      Excluir
    3. Já revirei a internet de cabo a rabo. Infelizmente acho que ninguém tem uma foto ou uma embalagem da Paçoca Pilantra. Uma pena. Eu lembro que era preta e vermelha. Cortada cada cor na diagonal formando 2 triangulos.

      Excluir
  17. Quero compra o pirulito do zorro
    Como faço para compra.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pega uma maquina do tempo e volta a uns 35 anos atras

      Excluir
    2. pega uma maquina do tempo e volta a uns 35 anos atras

      Excluir
  18. Será que não existe um empresário sequer nesse país que trabalhe no ramo de doces e guloseimas que tenha o interesse de produzir um pirulito tão desejado como o zorro?
    Cadê os empreendedores do nosso país?
    Com toda a certeza seria líder de vendas em todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria que voltasse as balinhas e as gasosas de laranja amava elas!

    ResponderExcluir
  20. Ainda me recordo quando criança meu avô trasendo para mim o pirulito do Zorro . Vinha de Tremendo interior do Vale do paraiba (Tremembé) com um saquinho cheio. Que saudades.
    Girlene Oliveira Silva até meus filho chegará a chupa este Pirulito.que pena que acabou.😣

    ResponderExcluir
  21. Encho a boca de água quando lembro deste doce tão saboroso, pirulito do zorro, uma delicia que marcou minha história, gostaria muito de encontrar para apresentar as minhas.filhas e neto.

    ResponderExcluir
  22. Alguém sabe se existe o pirulito zorro????

    ResponderExcluir
  23. Acordei com vontade desse pirulito do Zorro

    ResponderExcluir
  24. Pena mesmo ele erra perfeito agora só saudades.😋😋😋

    ResponderExcluir
  25. Em minha cidade,Volta Redonda- RJ, a campineira vinha trazer o pirulito zorro. Era tão gostoso quando os caramelos Nestlé.

    ResponderExcluir
  26. Vamos ver quem se indentifica quem trabalhou na fábrica no período de 1979 a 1981

    ResponderExcluir
  27. Pirrulito Zorro - sabor e cheiro incomparável. Único. Feliz eu e minha geração que teve esse privilégio de degustar um P. Zorro, há um detalhe: as vezes lambendo, mastigando e chupando, a emoção do momento é que definia como degusta-ló. Nostalgia eterna

    ResponderExcluir
  28. Quero um pirulito zorro também, q saudade.

    ResponderExcluir
  29. Eu vou voltar a fabricar os pirulitos Zorro é um projeto nosso, de trazer de volta as balas que já não fazem mais parte do nosso dia a dia e que fizeram parte da nossa infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encomende uma caixa para mim, por favor! Ou melhor, dê-me logo três!

      Excluir
    2. Olá. E aí, voltaram a fabricar o Pirulito Zorro?
      Se sim, como é que fazemos para comprar?
      Já começaram a distribuição???
      Por favor, respondam o qto antes, pois, é só verem o número de clientes saudosos que já estão procurando os seus produtos!

      Excluir
    3. Boa tarde
      Sou distribuidor de doces até hoje
      Seria legal mesmo voltar fabricar o pirulito zorro , bala maluquinha vendi muito esses produtos

      Excluir
  30. Parou a fabricação do pirulito Zorro!

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Luzmar. Minha família possuia uma distribuidora dos produtos Campineira no final da década de 60 e na de 70. Em Caetité - Bahia. Estive na fábrica uma vez. Seus produtos eram apaixonantes. Tínhamos caminhões baús que traziam os produtos e faziam sua distribuição em muitos municípios baianos. O maios sucesso era, sem sombra de dúvida, os maravilhosos Pirulitos Zorro. Eles merecem voltar!

    ResponderExcluir
  32. Também amava o Pirulito Zorro, saudades demais, voltem a fabricar!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Melhor pirulito fabricada até os dias de hoje. Seria campeão de vendas se voltassem a fabricar. Saudades...

    ResponderExcluir
  34. Vocês fornecem serviços para se fazer em casa? 997651554

    ResponderExcluir
  35. Gente morro de vontade de comer o pirulito zorro,o sabor tá na minha mente...qria mostrar p meu filho oq é um pirulito gostoso😋 se voltarem a fabricar n esqueçam de distribuir na minha cidade cruzeiro sp

    ResponderExcluir
  36. Sou a favor da volta desse pirulito de verdade...mas só se for o msm sabor

    ResponderExcluir
  37. Delicioso o pirulito zorro e as balas de caramelo da Nestlé. Eu querooooo

    ResponderExcluir
  38. Pirulito zorro não tem sabor igual,e acaba com essas delícias para colocar umas porcarias no lugar, afinal o novo diretor da empresa tem que mostrar serviços,que se dane o paladar dos consumidores de bom gosto


    ResponderExcluir
  39. Ola gostaria de saber o email da triufu gpstaria de deixa um curriculo com voces queroa saber se voces estao contratando

    ResponderExcluir
  40. Gente por favor dêem um jeitinho de volta a fábricar os pirulitos zorro nossa era muito bom o melhor nossa muita gente sente muita falta desse doce

    ResponderExcluir
  41. Eu era apaixonada pelas paçoca netinho poderia fazer uma edição especial pra relembra abraço

    ResponderExcluir
  42. Paçoca Pilantra.. a melhor..saudades...

    ResponderExcluir
  43. Eu amava de paixão a paçoca campineira. Ela tinha uma embalagem alaranjada. Nunca mais encontrei uma paçoca à altura daquela

    ResponderExcluir
  44. Que bela recordação!
    Nasci e vivi na Vila Estanislau, próxima da Rua dos Alecrins, e tenho na memória o prédio da fábrica! Uma tia embrulhava balas na fábrica. O perfume dos doces, que pairava no ar era muito prazeroso!
    Obrigado pela reportagem.
    Jayme/Ribeirão Preto SP

    ResponderExcluir
  45. Voltem a fabricar o pirulito Zorro por favor!!!

    ResponderExcluir
  46. Respostas
    1. Eu amava a paçoca de amendoim e pilantra.muita saudades desses doces

      Excluir
  47. Eu amava esse pirulito....gostaria que tivesse novamente...nos bares e armazem

    ResponderExcluir
  48. Minha infância toda foi saboreando esses doces,que a fábrica
    Campineira fabricava,hoje nenhuma fábrica faz doces deliciosos,como a Campineira,mais nem em sonho. Pena que a nova geração, não conheceu,essas maravilhas de doces. Eu recortava uma das caixinhas que eu pegava quando o comerciante secava,e recortava e brincava do jogo da memória,vira só contrário no chão e começava a desvirar, aquelas caixas que vinham com as tirar de bombons com figuras de animais e vinha uma menina, aí quantas saudades.

    ResponderExcluir
  49. Como faço para trabalhar com os produtos de vcs com preço de fabrica para distribuidor

    ResponderExcluir
  50. Os produtos chegariao ate mim por transportadora

    ResponderExcluir
  51. Podiam fabricar o Pirulito zorro né? As balas Kleps tb... e os guarda-chuvinhas. 🙄😓😒

    ResponderExcluir
  52. Residi em minha infância na rua Quirino do Amaral Campos, rua atrás da fábrica de doces Campineira.
    Naquela época jogávamos futebol na rua, brincávamos em uma casa vazia que pertencia a fábrica.
    O aroma adocicado era inconfundível, excelentes tempos.

    ResponderExcluir
  53. Porque não fabrica mais pirulito zorro

    ResponderExcluir
  54. Sempre falei para os meus filhos sobre a paçoca pilantra que marcou minha infância. Tenho procurado muito uma imagem da embalagem mas não existe na internet. Muitas SDS marcou minha vida.

    ResponderExcluir
  55. Onde tem o pirulito zorro prá comprar?

    ResponderExcluir
  56. Zorro e Pilantra! Dois doces maravilhosos que penso todos os dias desde 1973.

    ResponderExcluir
  57. Por favor, atendam ao nosso pedido.

    ResponderExcluir
  58. Poderiam comercializar novamente o pirulito Zorro e a paçoquinha Pilantra. Por favor me atendam ao nosso pedido.

    ResponderExcluir
  59. Eu também amava esse pirulito a 2 anos atrás até ceguei a procurar a minha irmã bricou comigo mandou uma foto com 3 pirulitos brincando comigo quem comeu comeu hoje não come mais fiquei com saudade

    ResponderExcluir
  60. Por favor voltem a fabricar esse pirulito quero mostrar pros meus netos

    ResponderExcluir
  61. A Cia de doces Campineira fez parte da minha vida, ali meu pai e minha mãe se conheceram, meu pai trabalhou mais de 30 anos nesta empresa desde criança presenciei cada passo desta firma, tenho muita saudades obrigado pela postagem desse artigo,

    ResponderExcluir
  62. Bom dia. Nossa era muito gostoso esse pirulito Zorro gostinho da minha infância.
    Que pena que nao existem mais.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  63. Pilantra por favor????!!!!!!! Tô com SDS dela . Quero comer de novo antes de partir

    ResponderExcluir
  64. Também quero pilantra. Comprava sempre que podia na cantina da escola, e gostava de dobrar a embalagem de uma forma tão especial. E deixava ela guardada na contra capa da carteirinha da escola. Lembro que ela era na maioria marrom com pedaços vermelhos e um pedaço laranja. Nossa que saudades. Será que nao guardaram em nenhum lugar a receita. E também a do pirulito zorro. Seria ótimo poder proporcionar esse resgate de história para nós e nossos filhos. Será que ninguém de próximo da fábrica nao conhece algum ancestral que pudesse nos proporcionar esse resgate de amor????

    ResponderExcluir
  65. Meu email do escrito acima é sfraff@gmail.com fico no aguardo por favor

    ResponderExcluir
  66. Que saudades da minha infância! Se eu fosse empresária, iria atrás dos ex proprietários da fábrica Campineira, tentaria resgatar a receitas dos doces, que tanto nos deus alegrias. Sem contar que ia ser sucesso de absoluto de vendas! Não consigo entender por que ninguém fez isso!! Saudades do meu Zorro!❤

    ResponderExcluir
  67. A pacoquinha netinho era maravilhosa eu amava tem algum outro doce parecido com ela um doce tão gostoso não devia sair do mercado

    ResponderExcluir
  68. nossa pirulito do zorro por favor

    ResponderExcluir
  69. Por favor, voltem a fabricar o pirulito Zorro - o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  70. Voltem a fabricar as balas klep's por favor. Amava essas balinhas muito gostosas e de sabor inigualável

    ResponderExcluir
  71. Todos essas guloseimas fizeram parte de minha infância, que maravilha de lembrança! Meu saudoso pai sempre trazia Zorro para mim e minha irmã e na ida a casa de minha avó compra uma tira de Kelp's para cada uma. Fico até com olhos marejados.
    Por favor, voltem q fabricar esses sonhos de nossa infância!

    ResponderExcluir
  72. Quero de volta paçoca pilantra e pirulito do Zorra...ah bala azedinha .

    ResponderExcluir
  73. Paçoca pilantra e de amendoim as melhores

    ResponderExcluir
  74. Gostaria muito que o pirulito zorro retornaser para nós que saudade

    ResponderExcluir
  75. Poderia voltar fabricar o pirulito sorri eu amava aí que saudades

    ResponderExcluir
  76. Quando vocês vão fábrica o pirulito zorro
    Saudades.

    ResponderExcluir
  77. Onde posso encontrar pra comprar o pirulito zorro?

    ResponderExcluir
  78. Oxi...pq não respondem as perguntas das pessoas?!?! Acho que as pessoas merecem respostas!! Responde aí,por favor,pessoa!!

    ResponderExcluir
  79. Melhor paçoca existente , era a paçoca triunfo !!! Sem igual e o pirulito zorro

    ResponderExcluir
  80. Como eu gostaria de comprar um pirulito desse,era o doce mais gostoso do mundo. 😋

    ResponderExcluir
  81. A quem recorrer para saber da hipótese de produção promocional do pirulito zorro?

    ResponderExcluir
  82. Olá, pessoal!
    Sou o criador do blog e das publicações nele presentes.
    Compreendo o desejo e a saudade de todos pelos produtos da Doces Campineira, haja vista tantos pedidos e busca por informação.
    Infelizmente, não posso ajudá-los pois não represento a marca e a empresa que os distribuia ou atualmente detém os direitos pela marca.
    Sou apenas um pesquisador que ama Campinas e sua história.
    Desculpem-me se não posso responder a todos, mas meu objetivo foi este, esclarecer que a publicação é minha e não dá fabricante, e que caso haja algum equívoco nas informações ficarei grato por possíveis correções nos comentários.

    Obrigado e um abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Tb. uma curiosa e saudosista do pirulito zorro, achei o seu blog. Eu acho que ha algum engano qto ao ano que o Sr Armindo: Ele nasceu em 56 e se tornou dono da empresa em 64?

      Armindo Dias nasceu em Portugal, e em 1956, abriu mão de trabalhar na lavoura no pequeno pedaço de terra da família, no interior de seu país, e veio para o Brasil. Trabalhou na Bahia com representação de produtos alimentícios e na Lacta, em São Paulo, época em que conheceu Joaquim da Costa Santos.

      Ao saber do empreendimento do amigo, Armindo interessou-se em comprar 25% do negócio. Mais tarde, com o interesse do senhor Santos de vender totalmente a Campineira, temendo que a empresa crescesse a ponto de a família não conseguir mais controlá-la, Armindo Dias tornou-se o novo proprietário da fábrica de Doces Campineira, em 1964.

      Excluir
  83. Pirulito zorro por favor volte pra nós

    ResponderExcluir
  84. Se alguém ou um empresário investisse em voltar a fabricar esses doces te garanto que ia faturar .pois nós mesmo seríamos sua propaganda e íamos compartilhar em todas plataformas .
    Só teria o trabalho de conseguir a fórmula a receita original .
    Principalmente o pirulito ZORRO.

    ResponderExcluir
  85. Em 1968, eu comprava paçocas da marca Campineira, em um depósito de doces Bela Vista, no bairro da Piedade - RJ. Nunca esqueci dessa marca.

    ResponderExcluir
  86. Oieeeee.... cadê o retorno do Pirulito Zorro???? Que tiro no pé deixar de produzir.

    ResponderExcluir