sábado, 8 de junho de 2013

O BUSTO DO PADRE ANCHIETA, EM CAMPINAS




José de Anchieta nasceu na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, na Espanha, em 19 de março de 1534.

Foi um padre jesuíta espanhol que atuou na catequização,  na defesa dos índios e evangelização no Brasil colonial, durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo, historiador e poeta.

Estudou filosofia numa escola anexa à Universidade de Coimbra, em Portugal, sendo aceito em 1551, como noviço, na Companhia de Jesus, fundado por Inácio de Loyola.

Aos 19 anos, ingressou na missão que viria ao Brasil acompanhado por Duarte da Costa. Em 1554, chegou à São Vicente, onde teve os primeiros contatos com os índios.
 
 

Junto com o jesuíta Manoel da Nóbrega, fundou,em 25 de janeiro de 1554, um acanhado colégio onde rezaram uma missa na região denominada pelos índios de Piratininga, ao longo do Rio Tiête. O colégio fundado foi um embrião da cidade de São Paulo.

Também dirigiu os colégios dos jesuítas do Rio de Janeiro e de Vitória-ES.

Lutou conta os franceses estabelecidos na França Antártica, na baía do Guanabara, junto com Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.


O padre Anchieta morreu na cidade de Reritiba, a qual fundou em 1569, atual Anchieta, no Espírito Santo, em 9 de junho de 1597. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 22 de junho de 1980.

 
 
 

 
 
O busto do padre Anchieta está situado na calçada do colégio Carlos Gomes e no início da Avenida Anchieta em Campinas, próximo à praça Carlos Gomes.
Também em Campinas, o padre é homenageado dando o nome a um bairro, a Vila Padre Anchieta.
 
 
 
 
 
Fontes:
 

Um comentário:

  1. Sou professor de História e gostaria de saber se alguém sabe quem é o autor do busto de José de Anchieta. Na instituição onde trabalho tem uma réplica.

    ResponderExcluir