sábado, 27 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: Bebidas Vannucci




A fábrica da Vannucci foi fundada em 1922 pelo imigrante italiano Hilário Vannucci, em Campinas. Seu nome na época era Destilaria Vannucci e especializou-se na fabricação de refrigerantes, xaropes e licores. A fábrica firmou-se no comércio e teve como endereço inicial o número 181 da Rua Álvares Machado.

 

 
 
 
 
 
 
 
 Imagem: Hilário Vannucci, fundador da fábrica de bebidas Vannucci







Em 1942, a direção da empresa passou para a responsabilidade dos filhos de Hilário, Lauro e Aldo Vannucci, que ampliaram e criaram a Bebidas Vannucci e Limitada.

 




 

Em 1970, o crescimento foi notável. Nessa época, o xarope de groselha conquistou o mercado nacional, ampliando e modificando a estrutura da fábrica.




 

Outro produto de sucesso da marca Vannucci foi o guaraná Caçulinha, que tinha sabor e garrafinha inconfundível.





 

Em 2003, a marca Vannucci foi adquirida por uma nova empresa, a Magnum Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. A aquisição possibilitou a evolução e modernização da marca e da fábrica, com novos saboes, rótulos e embalagens.
 



 
 
Hilário Vannucci, o fundador da fábrica de bebidas Vannucci, nomeia uma rua no Jardim Miranda. Seu filho, Lauro Vannuci, nomeia uma rua no parque rural Fazenda Santa Cândida, assim como seu irmão, Aldo Vannucci.
 
 
   
Fontes:
 
 
 

ALEXANDRE CAMPANHOLA
 

76 comentários:

  1. Não existe groselha igual a essa. Uma pena ter sumido do mercado. Sensacional seu blog cara. Campinas tem muita história e pouca gente pra contar. Não pare esse trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, será que não fabricam mais essa groselha? A melhor que já provei.

      Excluir
    2. Faltou a explicação do motivo do fim e em que ano foi...

      Excluir
    3. ela esta voltando ....Graselha VANUCCI - 19 981335140

      Excluir
    4. Ela voltou, quem está fabricada pela belpar.

      Excluir
    5. Ela voltou,já comprei e o sabor não mudou.

      Excluir
    6. Hoje, em janeiro de 2021 acabei encontrando em minha cidade (Indaiatuba). eles tem pagina no facebook e instagram. estão espandindo pra toda região.

      Excluir
    7. Boa tarde estamos com parceria com eles entregamos sem custo no frete quer saber mais pode me ligar (11) 964922764 Solange

      Excluir
    8. Boa tarde ela voltou sim como os refrigerantes tbem somos distribuidores estamos com parceria com a empresa entregamos para toda região sem custo de frete pedido mínimo de 150,00 voltaram com tudo tem energetico e muito mais pode me ligar (11)964922764 Solange

      Excluir
    9. Ainda existe, não moro mais em Campinas, mas qdo vou compro num mercado na vila costa e Silva e faço um estoque. Agora tem a versão sem açúcar Tb.

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, ficou na história de muita gente

    ResponderExcluir
  3. Que saudades destes refrigerante uma delícia muito bom relembrar

    ResponderExcluir
  4. Sensacional estás imagens, nos traz de volta a infância... Fez parte da história de Campinas.

    ResponderExcluir
  5. Ola...alguem consegue as propagandas da Vanuccci na TV?Eu fuz.uma propaganda quando criança da Vanucci. Aqui Leonardo Arantes email leonardo@vitaleconsulting.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meu pai foi motorista e entregador das bebidas Vannucci por trinta e cinco anos, até se aposentar pela empresa. Tive o prazer de fazer parte dessa história de Campinas. Viajei muito com ele para entregar em outras cidades e estados, ele dirigia o unico caminhão chevrolet de três eixos da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem era seu pai e quando ele saiu? meu pai trabalhou lá por 23 anos, de 80 até a venda pro golpista

      Excluir
    2. Olha que interessante. Uma amiga de faculdade.. Solange Vanucci. Não acho nenhum contato. E Arnaldo foi funcionário muitos anos. Seu pai deve ter conhecido. Marca em nossa cidade.. sinto cheiro da maçã Vanucci.

      Excluir
    3. Quanta nostalgia!
      Um dia.. não encontramos mais groselha vannucci!
      E, de repente, num mercadinho do Bosque das Palmeiras, em Campinas! O que vejo! Groselha vannucci. Não pensei duas vezes e comprei.
      Estou feliz que ela tenha voltado. Minha filha gosta muito da groselha vannucci.
      Sou campineira e morei em Curitiba.
      Abs.

      Excluir
    4. Olá, seu pai lembra qual era o endereço da Vanucci? Lembro que era parece que rua Maria Umbelina Couto, estou tentando descobrir o número. Pode me ajudar

      Excluir
    5. Rua Maria Umbelina Couto esquina com Pedro Anderson....

      Excluir
  7. As bebidas vannucci estiveram nos lares campineiros por muito tempo. Inconfundivel soda e maça.

    ResponderExcluir
  8. Comercial da vannucci.https://www.youtube.com/watch?v=rzz6bkxlgsc

    ResponderExcluir
  9. Meu refrigerante preferido era o de maçã!!! Até hoje não provei nada igual!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu pai foi funcionário nos anos 70, ele conta com muito carinho a experiência que teve.

    ResponderExcluir
  11. Morei em Campinas entre 1965 e 1968 e nesse meio tempo conheci e aprendi a gostar dos refrigerantes da Vanucci, notadamente da famosa Maçã. Até hoje salivo ao lembrar quando minha mãe abria e coloca à mesa uma garrafa de Maçã na hora do almoço... era tudo de bom...!!!
    A pergunta que fica é a seguinte:
    - Esse refrigerante Maçã ainda é comercializado na região de Campinas, mesmo tendo sido a Indústria Vanucci já vendida a outra empresa congênere...???!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem fui a um churrasco e o melhor pra mim foi uma surpresa , uma pessoa levou um vanucci, meus olhos até brilharam pensei que nunca mais veria esse refrigerante , a é melhor o sabor não mudou 😍😍😍

      Excluir
    2. Olá estamos com parceria com a empresa Vanucci temos todos os produtos com entrega em toda regiao pedido minimo de 150,00 não cobramos frete fale comigo (11)964922764 Solange

      Excluir
  12. Sensacional este seu blog Alexandre. A cada artigo que vejo me arremete a um passado de alegria, simplicidade e acima de tudo a pureza de um tempo que ficou lá atrás.Eu morava na rua Tiradentes e minhas festas de aniversários eram regadas a caçulinha da Vanucci. Quando vi está foto da tampinha me emocionei em lembrar que fazíamos este furo com prego sem tirar a tampa e era mais gostoso tomar assim. Pena não ter mais. E se tivesse jamais teria aquele mesmo sabor, pois tudo que ainda existe não é mais a mas mesma coisa. Hoje, com 60 anos e morando fora a 18 anos, sinto a nostálgica lembrança de mais de quarenta anos bem vivos na minha Campinas.

    ResponderExcluir
  13. Nossa que refrigerante maravilhoso o de maça

    era meu fvorito

    ResponderExcluir
  14. Moro no Rio de Janeiro, só conheci a groselha. Nunca provei uma igual procurei durante muito tempo. Meus filhos amavam. Que pena nunca mais ter encontrado

    ResponderExcluir
  15. Achei essa página procurando a groselha hoje.

    ResponderExcluir
  16. Olá amei relembrar os momentos da groselha e os refrigerantes,lembro dos aniversários com a famosa Caçulinha saudades pena que acabou.

    ResponderExcluir
  17. Melhor groselha e refrigerante de maçã. Uma pena não ter mais.

    ResponderExcluir
  18. Sinto informar a todos, mas essas maravilhas se foram junto com a morte de meu pai Hilário Vannucci Netto, que carregou as fórmulas todas em sua cabeça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? Ele as vendeu ao tal comendador, que depois foram parar nas mãos do tal Heraldo, que pagou matéria no jornal do irmão para mostrar seu grande feito. Sem falar na pessoa do Sr. Eurico, um químico fluminense. Esse sim as tem na cabeça.

      Excluir
    2. Então como relançaram as bebidas no final de 2019? Todos estão dizendo que elas possuem o sabor original...

      Excluir
  19. Eu sou de Campinas e não esqueço esses refrigerantes, eram bom demais e a groselha nunca mais comprei, não tem igual saudadez

    ResponderExcluir
  20. Soda limonada não tem igual, onde vocês estão? Saudades de todos os sabores e da Groselha!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Quando criança, todo ano passava as férias de final de ano na casa de meus avós. Nos anos 53,54,55...
    Meu avô trabalhava na extinta Companhia Mogiana de Estrada de Ferro e todo final de semana, eu ia com meus avós na distribuidora das bebidas Vanucci. Era minha alegria. Trazíamos refrigerantes para a semana toda.
    Foi um bom tempo !!!

    ResponderExcluir
  23. Tem um grupo no face chamado de Campinas Antiga, e lá publicaram que os refrigerantes Vanucci estão voltando...serão lançados no fim do ano. Quem sabe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE Priscila a groselha já voltou estamos começando as vendas em supermercados e a pessoas individuais também..Ilza 19 981335140

      Excluir
    2. Oi pessoal, os refrigerantes e a groselha Vannucci já estão de volta. Em Campinas vcs acham no Supermercado Feltrin,no Jardim Santana, próximo da Cidade Judiciária...

      Excluir
    3. Janeiro 2021. encontrei em indaiatuba/sp , eles tem redes sociais agora, vi que estão espandindo pra toda região

      Excluir
  24. o melhor refrigerante e groselha que já provei.

    ResponderExcluir
  25. Verdade a GROSELHA VANUCCI já voltou estamos começando a comercialização em supermercados e a pessoas físicas que se interessarem. Ilza 19 981335140

    ResponderExcluir
  26. Gente, ontem de manhã fui a um mercadinho de bairro no Guará em Barão Geraldo e encontrei bebidas da Vanucci. Li no rótulo, que elas estão sendo fabricas em Conchas, interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
  27. Ilza fauvel sabe me dizer se os refrigerantes vannucci tambem vão voltar?

    ResponderExcluir
  28. comprei a groselha vannucci semana passada, o sabor está igual. tem gosto de infância... fim de semana recebi uns amigos em casa e ofereci a groselha, ficaram loucos.

    ResponderExcluir
  29. Muito legal. Tenho saudade dos refrigeranres Vanucci e da deliciosa groselha. Os refrigerantes voltaram, mas ainda não achei pra comprar. Será que vai ter o mesmo sabor?

    ResponderExcluir
  30. Acabei de comprar um refrigerante de maça Vannucci em um distribuidor de agua em Barão de Geraldo - Campinas... Estão voltando... "Os alquimistas estão voltando"...

    ResponderExcluir
  31. Eu tomava leite gelado com groselha vannucci eu amava dlc

    ResponderExcluir
  32. Bom dia a todos
    Mercado princesa tem
    Vila lemos Campinas sp

    ResponderExcluir
  33. Fui alucinado pela groselha. Fiquei triste quando parou sua comercialização. Mas ontem, 17/01, meu filho me deu o melhor presente para 2020 = 920ML da GROSELHA VANNUCCI. Eta felicidade.

    ResponderExcluir
  34. Gente, emocionei-me hoje. Encontrei toda a linha em pet no bairro Santa Genebra em Campinas, menos a caçulinha!

    ResponderExcluir
  35. Eu e meus filhos temos muita saudade dos sabores VANUCCI

    ResponderExcluir
  36. Ola sou de campo grande ms nos anos 77 eu ia passar as ferias na casa dos meus avos em campinas e lembro do refrigerante vanucci q saudades nunca mais Tomie um refrigerante igual a esse saudades Andre Bonin

    ResponderExcluir
  37. Comprei hoje um refrigerante de maçã 2L, no rótulo uma fábrica da cidade de Conchas SP que está fabricando

    ResponderExcluir
  38. Comprei a groselha está semana no mercado Catarina no bairro vila Teixeira em campinas! Foi uma emoção tão grande e inexplicável, agora estou a procura dos refrigerantes.

    ResponderExcluir
  39. Esse refrigerante fez parte da minha infância Gostaria de saber onde eu encontro para comprar

    ResponderExcluir
  40. ACHEI AQUI EM UM MERCADINHO DE BAIRRO O REFRI DE ABACAXI<TOP DEMAIS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Trabalhei com o meu tio no final dá década de 70 , nós passávamos nós bairros dê campinas com um caminhão vendendo bebidas Vannucci.
    Pinduca como era conhecido começou a vender Vannucci no começo dá década de 60 até o final dos anos 80s

    ResponderExcluir
  42. Tio Pinduca (Dorival), muito querido. Passava por vários bairros com seu caminhao

    ResponderExcluir
  43. Estou me candidatando para representar os produtos Vannucci na Grande São Paulo.
    Vi os comentarios e estou confiante que os refrigerantes e a graselha Vannucci vai novamente fazer historia na capital...

    ResponderExcluir
  44. Eles voltaram.... Refrigerantes e groselha vanucci... Com os mesmos sabores

    ResponderExcluir
  45. Groselha, maçã, soda, caçulinha. AINDA NÃO FORMULARAM NADA IGUAL. Na época eram garrafas de vidro, hoje pet o sabor é muito pó parecido mais na Oi igual. Deveriam envasar em garrafas de vidro. Conheci a Vanucci já na Rua Maria Umbelina Couto, Guanabara Campinas.

    ResponderExcluir
  46. Onde que fica deposito em canpinas telefone

    ResponderExcluir
  47. Boa noite so juarezleiteamorim07@gmail.com de Hortolândia admiro o sabor do refrigerante da vanucci é irresistível é incomparável

    ResponderExcluir
  48. Realmente esses refrigerantes e a groselha eram e são excepcionais. Me faz lembrar do passo, quando era criança. Devido ao seu retorno, aproveitamos que estávamos viajando e passando pela região de Campinas, para adquiri-los. Fomos a um supermercado chamado Galassi e compramos 5 groselhas e 7 refrigerantes aleatórios para consumo prolongado.

    ResponderExcluir
  49. Quando eu era criança morávamos ao lado de um depósito na rua Carolina Florence. Aos domingos cada um, eu e meu irmão, podíamos escolher uma garrafa de 600 ml. Eu escolhia maçã ou tuttifrutti e ele limonada. Tempo bom... hj qdo vou para Campinas compro caçulinhas, mas só tem embalagem plástica que não é a mesma coisa... É Tb a groselha. Faço estoque.

    ResponderExcluir