sábado, 27 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: Bebidas Vannucci




A fábrica da Vannucci foi fundada em 1922 pelo imigrante italiano Hilário Vannucci, em Campinas. Seu nome na época era Destilaria Vannucci e especializou-se na fabricação de refrigerantes, xaropes e licores. A fábrica firmou-se no comércio e teve como endereço inicial o número 181 da Rua Álvares Machado.

 

 
 
 
 
 
 
 
 Imagem: Hilário Vannucci, fundador da fábrica de bebidas Vannucci







Em 1942, a direção da empresa passou para a responsabilidade dos filhos de Hilário, Lauro e Aldo Vannucci, que ampliaram e criaram a Bebidas Vannucci e Limitada.

 




 

Em 1970, o crescimento foi notável. Nessa época, o xarope de groselha conquistou o mercado nacional, ampliando e modificando a estrutura da fábrica.




 

Outro produto de sucesso da marca Vannucci foi o guaraná Caçulinha, que tinha sabor e garrafinha inconfundível.





 

Em 2003, a marca Vannucci foi adquirida por uma nova empresa, a Magnum Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. A aquisição possibilitou a evolução e modernização da marca e da fábrica, com novos saboes, rótulos e embalagens.
 



 
 
Hilário Vannucci, o fundador da fábrica de bebidas Vannucci, nomeia uma rua no Jardim Miranda. Seu filho, Lauro Vannuci, nomeia uma rua no parque rural Fazenda Santa Cândida, assim como seu irmão, Aldo Vannucci.
 
 
   
Fontes:
 
 
 

ALEXANDRE CAMPANHOLA
 

16 comentários:

  1. Não existe groselha igual a essa. Uma pena ter sumido do mercado. Sensacional seu blog cara. Campinas tem muita história e pouca gente pra contar. Não pare esse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, ficou na história de muita gente

    ResponderExcluir
  3. Que saudades destes refrigerante uma delícia muito bom relembrar

    ResponderExcluir
  4. Sensacional estás imagens, nos traz de volta a infância... Fez parte da história de Campinas.

    ResponderExcluir
  5. Ola...alguem consegue as propagandas da Vanuccci na TV?Eu fuz.uma propaganda quando criança da Vanucci. Aqui Leonardo Arantes email leonardo@vitaleconsulting.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meu pai foi motorista e entregador das bebidas Vannucci por trinta e cinco anos, até se aposentar pela empresa. Tive o prazer de fazer parte dessa história de Campinas. Viajei muito com ele para entregar em outras cidades e estados, ele dirigia o unico caminhão chevrolet de três eixos da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem era seu pai e quando ele saiu? meu pai trabalhou lá por 23 anos, de 80 até a venda pro golpista

      Excluir
    2. Olha que interessante. Uma amiga de faculdade.. Solange Vanucci. Não acho nenhum contato. E Arnaldo foi funcionário muitos anos. Seu pai deve ter conhecido. Marca em nossa cidade.. sinto cheiro da maçã Vanucci.

      Excluir
  7. As bebidas vannucci estiveram nos lares campineiros por muito tempo. Inconfundivel soda e maça.

    ResponderExcluir
  8. Comercial da vannucci.https://www.youtube.com/watch?v=rzz6bkxlgsc

    ResponderExcluir
  9. Meu refrigerante preferido era o de maçã!!! Até hoje não provei nada igual!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu pai foi funcionário nos anos 70, ele conta com muito carinho a experiência que teve.

    ResponderExcluir
  11. Morei em Campinas entre 1965 e 1968 e nesse meio tempo conheci e aprendi a gostar dos refrigerantes da Vanucci, notadamente da famosa Maçã. Até hoje salivo ao lembrar quando minha mãe abria e coloca à mesa uma garrafa de Maçã na hora do almoço... era tudo de bom...!!!
    A pergunta que fica é a seguinte:
    - Esse refrigerante Maçã ainda é comercializado na região de Campinas, mesmo tendo sido a Indústria Vanucci já vendida a outra empresa congênere...???!!!

    ResponderExcluir
  12. Sensacional este seu blog Alexandre. A cada artigo que vejo me arremete a um passado de alegria, simplicidade e acima de tudo a pureza de um tempo que ficou lá atrás.Eu morava na rua Tiradentes e minhas festas de aniversários eram regadas a caçulinha da Vanucci. Quando vi está foto da tampinha me emocionei em lembrar que fazíamos este furo com prego sem tirar a tampa e era mais gostoso tomar assim. Pena não ter mais. E se tivesse jamais teria aquele mesmo sabor, pois tudo que ainda existe não é mais a mas mesma coisa. Hoje, com 60 anos e morando fora a 18 anos, sinto a nostálgica lembrança de mais de quarenta anos bem vivos na minha Campinas.

    ResponderExcluir
  13. Nossa que refrigerante maravilhoso o de maça

    era meu fvorito

    ResponderExcluir