sábado, 27 de julho de 2013

RUA DELFINO CINTRA, EM CAMPINAS



Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome às ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como Cambuí, Botafogo, Vila Itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros indo para o centro, e se questionou ao ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"



QUEM FOI DELFINO CINTRA ?

 
 
Delfino Pinheiro de Ulhoa Cintra Júnior nasceu em Mogi-Mirim, no estado de São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo entre 1854 e 1858. Era irmão de Antônio Pinheiro de Ulhoa Cintra, o Barão de Jaguara. Casou-se com a filha de Hércules Florence, Angélica Florença de Ulhoa Cintra.



Em 1865, Delfino Cintra fundou o jornal Diário de São Paulo, e em 1874, foi um dos fundadores do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Além da advocacia e do jornalismo, ele teve uma carreira política. Foi nomeado Presidente da província de Santa Catarina por carta imperial de 31 de maio de 1872, assumindo o cargo no dia 8 de julho, e governando até o mês de novembro.






 




 


Foi eleito deputado à Assembleia Geral (equivalente à Camara dos deputados) por São Paulo para a legislatura de 1872 a 1875, e reelegeu-se para a legislatura seguinte.

Foi membro da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo nos anos de 1884, 1888 e 1889.

Em campinas, Delfino Cintra foi diretor do colégio “Culto à Ciência”, em 1876.


 
 



Delfino Cintra morreu em 1911, em São Paulo.


* Lamento não ter encontrado a imagem de Delfino Cintra, assim como outras informações sobre sua vida e sobre a rua que tem o seu nome.







A Rua Delfino Cintra tem seu início nas proximiadades da Praça Regente Isabel e da Avenida Andrade Neves, no bairro Botafogo, e seu término acontece na Avenida Francisco Glicério.


 


 






Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário