domingo, 1 de dezembro de 2013

CINE WINDSOR - Crônicas de Campinas






Lembro-me da primeira vez que fui ao cinema em um passeio escolar. Cheguei feliz e entusiasmado àquele cinema antigo, na Rua General Osório, no centro de Campinas, pois estava em cartaz o filme “Esqueceram de mim -1”.
O cinema encheu-se de inocentes almas de oito anos de idade, que sorriam, brincavam e saboreavam as pipocas que a inspetora de alunos trouxera para o lanche da turma, decerto comprada do velho pipoqueiro que trabalhava bem em frente.
Dizem que o Cine Windsor em tempos remotos fora o “Point” da sociedade campineira, e naquele dia era uma criança pura, que exibia bons filmes e recebia doces almas como as nossas.
Anos depois, o tradicional cinema resolveu amadurecer um pouco, mas uma maturidade meio que forçada, motivada pela concorrência dos Shoppings Center. A partir de então, começaram a ser exibidos filmes pornográficos, e apenas maiores de dezoito anos podiam adentrá-lo. Imagino o grau de devassidão que ocorreu em seu interior neste período, e o quanto seu ambiente outrora fino foi maculado pelos comportamentos pervertidos dos frequentadores.
Um pouco mais tarde definiu-se a decadência do Cine Windsor e suas portas foram fechadas. Ninguém mais buscava lazer naquele espaço, e seus limites tornaram-se refúgio de viciados em droga, mendigos e marginais.
Hoje, suas portas novamente abertas recebem uma comunidade evangélica que vai buscar redenção de seus pecados e benções divinas, e, em vez de bilheteria, agora existe em sua entrada uma pessoa que nos convida para ganhar o reino dos céus.
Na verdade, a vida deste cinema é igual à vida de muita gente que nasce pura, contamina-se com o mundo, cai e depois busca refúgio na religião e, assim como o Cine Windsor, só querem o Paraíso.






 

Crônicas de Campinas

Alexandre Campanhola

 
 
 
Imagens:
 
 


2 comentários:

  1. Neste Cine, lembro-me do dia que fui assistir ao filme Esqueceram de mim 1.
    Fui convidada por um colega logo depois da passagem do Ano 1990 para 1991. Foi na segunda semana do ano.
    E hoje estou casada com esse rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Eu frequentei esse cinema, que mora no meu coração, desde criança, assistindo Os trapalhões. Quando jovem, foi ali que vi Os intocáveis, Amadeus e tantos outros preciosos filmes. Me sentia em casa, naquelas cadeiras.

    ResponderExcluir