domingo, 8 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A praça "Ópera A Noite do Castelo"



Nas proximidades do Mercado Municipal de Campinas, encontra-se uma praça diferente daquelas que estamos acostumados a conhecer. Uma praça com poucas árvores, com poucos bancos , sem jardins e opções para se distrair, envolvida pelo trânsito vindo da Avenida Orosimbo Maia e pelas  passadas apressadas dos transeuntes que se dirigem aos terminais de ônibus. Uma praça onde raramente se encontra pessoas passeando, crianças brincando e o sonido harmonioso dos pássaros. Apenas moradores de ruas em busca de esconderijo nos túneis que atravessam esta praça.

 
 
 
E, além desta característica que a torna tão desigual às outras praças, seu nome também é curioso e quase ninguém sabe de que se trata, e porque talvez seja umas das poucas coisas que lhe dão a beleza de uma praça.
 
 
O nome “Ópera A Noite do Castelo” é uma homenagem a Carlos Gomes, o maestro de Campinas. Foi sua primeira ópera, composta durante seus anos de estudante no Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 


 
 


 
 
A primeira apresentação de A Noite do Castelo foi realizada pelo Opera Lyrica Nacional no Theatro Lyrico Fluminense em 4 de setembro de 1861 e recebeu diversos aplausos, levando o público ao delírio. A obra foi dedica ao aniversário de casamento do imperador Dom Pedro II. Carlos Gomes foi nomeado Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa no palco naquela noite, com o imperador prendendo a medalha no compositor.








Em 1978, a ópera foi apresentada pela Orquestra Sinfônica de Campinas, pelo Coral da Universidade Estadual de Campinas e pelo Coral da Universidade de São Paulo.












Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/A_noite_do_castelo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário