domingo, 8 de fevereiro de 2015

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: O primeiro arranha-céu da cidade




 
Em 1936, a cidade de Campinas passava por um processo de modernização do espaço urbano coordenada pelo urbanista Prestes Maia. Campinas que se tornara um importante centro econômico do Brasil com a cultura do café, em progressiva industrialização em seu território após a crise mundial de 1929, necessitava de uma construção arrojada que representasse a modernidade que o progresso econômico estabelecia. Sob a responsabilidade do engenheiro Lix da Cunha, que tinha um dos mais respeitados escritórios de engenharia da cidade, o edifício Sant´Anna surgiu como um ícone de modernidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Composto por seis pavimentos de altura, de arquitetura asséptica e linguagem estética do Art-déco, projetado com um novo sistema construtivo de concreto armado e dedicado para uso comercial, foi um marco físico e simbólico no processo de transformações que a cidade passava. Foi o primeiro arranha-céu de Campinas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Situado na esquina das ruas Barão de Jaguara e César Bierrenbach, o edifício Sant´Anna foi construído em um terreno onde um dos imóveis derrubados para sua construção ficou abandonado por mais de dez anos, por causa de um incêndio de grandes proporções, que aconteceu em 1921. Em 1975, o empresário Aldo Pessagno promoveu uma reforma no prédio e transformou-o em hotel. O primeiro arranha-céu de Campinas foi tombado em 2011 pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Arquitetônico e Cultural de Campinas). No passado, o prédio funcionou como um edifício de escritórios, com lojas no térreo e salas comerciais nos demais andares. Hoje, o edifício Sant´anna sobrevive com a denominação de Hotel Opala Barão. 

 









Fontes:

 



 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje infelizmente o hotel esta fechado , quem sabe volte aos tempos antigos em que era alugado para salas comerciais.

    ResponderExcluir
  3. Aldo Pessagno, foi um empreendedor do segmento de hotelaria. Ele era primo da minha saudosa sogra/mãe Sra, Yolanda Pessagno Caro, também empresária do Placio das Lonas na Rua Costa Aquiar. Linda história do primeiro edifício de Campinas que pertenceu a rede Opala Hotel.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho, sempre passo em frente e não sabia.

    ResponderExcluir