domingo, 22 de fevereiro de 2015

RUA MARQUÊS DE TRÊS RIOS




QUEM FOI O MARQUÊS DE TRÊS RIOS?






Joaquim Egídio de Sousa Aranha nasceu em Campinas, em 19 de março de 1821. Era filho de Francisco Egídio de Sousa Aranha e Maria Luiza de Sousa Aranha, viscondessa de Campinas,  proprietários do Engenho e Fazenda Mato Dentro, antiga sesmaria campineira. Seus irmãos foram o tenente-coronel José Egídio de Sousa Aranha, irmão gêmeo, Ana Teresa de Sousa Aranha, casada com seu primo Manuel Carlos Aranha, o barão de Anhumas e Libânia de Sousa Aranha, que foi casada com Joaquim Policarpo Aranha, o barão de Itapura.

Casou-se com Ana Francisca de Pontes Aranha com quem viveu por 33 anos e teve um filho. Após a morte de sua esposa, casou-se novamente, com Maria Hipólita dos Santos Silva, baronesa de São João do Rio Claro. Foi nesse casamento que originou sua fortuna estimada em 18 milhões de cruzeiros.








Foi um proprietário rural, cafeicultor e político brasileiro.

Foi membro da Guarda Nacional de Campinas, recebendo em 1855, a condecoração de Oficial da Imperial Ordem da Rosa.

Joaquim Egídio de Sousa Aranha foi membro proeminente do Partido Liberal, o qual chefiou, tendo sido eleito vereador à Câmara Municipal de Campinas por três oportunidades, a primeira entre os anos de 1849 a 1852, a segunda entre 1857 a 1860 e na terceira entre os anos de 1873 a 1876. Também foi eleito por diversas vezes deputado provincial por São Paulo, tendo ocupado a presidência de São Paulo por três períodos, de 7 de setembro de 1878 a 12 de fevereiro de 1879, de 4 de março a 7 de abril de 1881, e de 5 de novembro de 1881 a 7 de janeiro de 1882.

Ele foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, cidade onde passou a residir em 1876. Fez generosos donativos às instituições de caridade.

Foi presidente da Companhia Paulista  de Estradas de Ferro e um dos fundadores do Banco comércio e Indústria de São Paulo.

Recebeu o título de Barão, em 10 de agosto de 1872; em 19 de julho de 1879, recebeu o título de visconde  e em 19 de julho de 1880, o título de conde. No dia 7 de maio de 1887, Dom Pedro II concede-lhe o título de Marquês.

Também foi grã-cruz da Imperial Ordem de Cristo.

O Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, recebeu este nome em sua homenagem.

O Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, morreu aos 72 anos em São Paulo, no dia 19 de maio de 1893.









A Rua Marquês de Três Rios tem seu início na Rua Doutor Ricardo e estende-se até a Rua Saldanha Marinho. É uma rua constituída de antigos edifícios residenciais e empreendimentos comerciais. Ela situa-se no bairro Botafogo.



 
 
 
 
 
 
 

Fontes:


Um comentário:

  1. Gostaria de saber quais são os 3 rios referidos no título de Marquês.
    Grato henrique@abyaraonline.com.br

    ResponderExcluir