sexta-feira, 10 de abril de 2020

CAMPINAS SENTE SAUDADE: Discoteca Fábrica de Areia



No dia 18 de junho de 1984, na Vila industrial em Campinas, foi inaugurada a primeira grande casa noturna da cidade voltada para o estilo rock´n ´roll. Com a presença de mais de 10 mil pessoas, a Fábrica de Areia surgiu para tornar-se o reduto histórico do rock.
 
 

 
A danceteria era uma mega estrutura composta por uma pista de dança ampla, onde eram apresentados sucessos do rock nacional, hard rock, heavy metal, new wave e até funk/disco.

Também era composta de arquibancadas tubulares ao lado da pista, de um cabeleleiro que fazia cortes new wave numa plataforma suspensa em uma estrutura tubular a quatro metros de altura, cartomantes que liam as mãos, projeções de filme em telão, espaço separados por sacos de areia onde era o restaurante, fliperamas, palco para shows onde tocaram as melhores bandas e cantores do rock nacional no começo da carreira, e ainda espaço para com uma lanchonete ao ar livre em volta da gigantesca chaminé da antiga fábrica.

 
 

A Fábrica de Areia logo tornou-se uma gande novidade na Campinas dos anos 80 e passou a ser frequentada pela juventude daquela época, que lá viu passar inúmeros artistas
 
 
 

Artistas e bandas como Marina Lima e Ultaje à Rigor estiveram no palco da Fábrica de Areia, que também prestigiava bandas de Campinas e região em início de carreira.

 




A Fábrica de Areia ficava em uma parte da área onde existiu a histórica Indústria de Seda Nacional.
 
 
 
 
Anos mais tarde, após sua extinção. O grupo RAC passou a realizar suas atividades na saudosa casa noturna dos anos 80.
 

Fonte:

https://campinas.agendacidade.com/prime-hall/reveillon-da-fabrica-de-areia/
 
http://musicaprumundo.blogspot.com/2016/05/mpm-rock-scene-campinas_11.html


Grupo do Facebook: Campinas Antiga: https://web.facebook.com/groups/CAMPINAS.ANTIGA/

 
 

 ALEXANDRE CAMPANHOLA

Um comentário: