🍰🍞 A Padaria Orly foi fundada na década de 1960, na Rua Barão de Jaguara, próximo à Praça Bento Quirino. Segundo conta o fundador foi Mário Demário dos Santos também um dos fundadores da Associação de Diretores Lojistas de Campinas, que antecedeu a Associação Comercial de Campinas.
O nome Orly era devido ao aeroporto francês de Orly, onde surgiu o famoso pãozinho na chapa. Segundo consta, por muito tempo o proprietário da padaria foi o português Alberto Santos.
Segundo relatos, antes de ser uma padaria no local existiu uma loja de eletroeletrônicos chamada Assunção, na década de 50.
🍮🍓 Realmente, a Padaria Orly era um espaço na Barão de Jaguara, onde se passava deliciosos momentos e se encontrava sabores inesquecíveis: Torta de frango, croissant, doce mil folhas, empadinha de camarão, tortilha de morango, doces maravilhosos...
Em seus 55 anos de existência, a Orly foi um dos principais pontos de encontro de pessoas de todas as áreas e atividades, desde o simples cidadão até autoridades e políticos, que dividiam o espaço de balcão para beber cafés e comer o famoso pão com o tradicional Café Regina, que fica do outro lado da rua.
A Orly, além da localização privilegiada no Centro, ficou famosa pelos pães, doces e salgados produzidos de forma artesanal com receitas passadas durante gerações e que se perpetuaram nas mãos de habilidosos padeiros e confeiteiros.
Em 1997, o Grupo Giovanetti tornou-se proprietário da padaria.
Em 2015, a padaria ganhou visual clean e moderno, com mesas e cadeiras confortáveis no centro do salão e teve seu já extenso cardápio incrementado com sanduíches, mini canapés, sucos turbinados e outros.
Em uma segunda-feira, como tantas outras, do dia 02 de março de 2020, na Rua Barão de Jaguara, quem passava em frente a Padaria Orly, deparava-se com um singelo comunicado em folha de papel:
" Prezados clientes e amigos, pedimos desculpas, mas encerramos nossas atividades".
No sábado, por volta das 14 horas, os funcionários haviam descido as pesadas portas de ferro pela última vez.
A justificativa do gerente da rede, Wagner Giovanetti, para o fechamento da Orly é principalmente a degradação do centro de Campinas, com o crescimento de pedintes e falta de segurança.
Citou ainda o aumento da violência na região e pessoas usando a fachada do estabelecimento para atos libidinosos e para fazer as necessidades.
Atualmente, onde existia a tradicional Padaria Orly, foi instalada uma unidade da Rede Oxxo.
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fontes:
🔍https://campinas.com.br/.../tradicional-padaria-de.../
🔍https://portalcbncampinas.com.br/.../apos-cerca-de-60.../
🔍 CMU UNICAMP
🔍 https://correio.rac.com.br/.../orly-baixa-as-portas-apos...
🔍http://sociaisculturaisetc.blogspot.com/.../novidades-das..
😎 Que tal voltar a Campinas dos anos 80?
Imagine passear novamente pelas ruas movimentadas de Campinas, sentir o cheiro dos doces da Padaria Orly, ler sobre lojas como a Muricy, Rua Treze de Maio, e se emocionar com as histórias de uma juventude cheia de sonhos, amizades e descobertas.
📖 “Quando Campinas Era o Mundo” é um mergulho em memórias reais que vão despertar em você aquela saudade gostosa de uma época que jamais voltará.
👉 Garanta seu eBook por apenas 2,90!
🎁 Você ainda ganha outro eBook
✔️ Pagamento via Pix
✔️ Entrega rápida no seu e-mail
✔️ Você só paga depois de receber
💡 Esse preço é especial e por tempo limitado!
📩 Para eu enviar o seu também, informe seu e-mail no formulário Google abaixo :
ENTRE NO FORMULÁRIO, DEIXE SEU E-MAIL, PARA EU ENVIAR TEU EBOOK: