domingo, 18 de agosto de 2013

PRAÇA LUIS DE CAMÕES, EM CAMPINAS







"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer."
 
 
 
 



A Praça Luis de Camões fica na região central de Campinas, nas proximidades do bairro Botafogo. Ela é envolvida pelas ruas Marechal Deodoro, Sebastião de Souza, Onze de agosto e Saldanha Marinho.

 

Tombada em 2008 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas, o CONDEPACC, esta praça apresenta um ambiente tranquilo e acolhedor, sendo frequentada pelos moradores dos prédios vizinhos, pelos boêmios dos bares na Rua Saldanha Marinho, por moradores de rua, as pessoas que passam pelo Hospital e pelo centro de Campinas.







Destacando-se por sua importância ambiental, na Praça Luis de Camões estão presentes exemplares vegetais valiosos e centenários, bem como seus valores históricos dedicado a Camões, demonstrando os vínculos nacionais entre Portugal e Brasil.




 

As espécies protegidas de mutilação e que embelezam a praça são: o pinheiro de Cauri, a árvore do Canadá, a palmeira imperial e os ipês.





 
A praça fica em frente o tradicional Hospital Beneficência Portuguesa, situado na rua Onze de Agosto. Este hospital é um dos mais antigos e importantes de Campinas.





O busto do poeta português Luis Vaz de Camões encontra-se no interior da praça fortalecendo o ar luzitano ali presente, e homenageando o grande escritor.

 









Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário