domingo, 8 de junho de 2014

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A escola Corrêa de Mello




Joaquim Corrêa de Mello foi um botânico e farmacêutico de grande renome que teve como grande feito auxiliar com seus conhecimentos em botânica e química, Hércules Florence, na descoberta da fotografia, isto em meados do século XIX.





 
 
 

Após sua morte, ocorrida em 1877, fazendeiros e intelectuais de Campinas reuniram-se e pensaram em fazer uma homenagem ao respeitado farmacêutico. Decidiram pela construção de uma escola levando o seu nome.

 
 
 
 

Em 18 de abril de 1881 no antigo Largo Jurumbeval, hoje no local onde se situa a praça Corrêa de Mello, próximo ao Mercado Municipal “Mercadão, foi fundada a Escola Corrêa de Mello. Seus estatutos foram aprovados pelo governo provincial em 11 de fevereiro de 1881.No primeiro artigo desses estatutos estava escrito claramente que ela era criada para promover a instrução popular. Para isso, a Sociedade Corrêa de Mello colocou como objetivo fornecer cursos públicos gratuitos de nível primário para meninos e meninas pobres.






Os estatutos da sociedade mantenedora regulavam todo o funcionamento da escola, desde a contratação de professores, o início e o término das aulas, assim como a organização dos programas e a realização das provas. Para os exames finais, realizados publicamente, uma comissão era montada, com convites a membros do poder público e a professores de outras escolas. O resultado era deliberado por votação secreta e os alunos recebiam premiações de acordo com o seu desempenho.


Por volta de 1962, a escola foi demolida.

 

 


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário