domingo, 24 de agosto de 2014

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Professor Ernesto Manoel Zink






Ernesto Manoel Zink nasceu no dia 13 de março de 1905, em Campinas. Era filho de Carlos Christovam Zink e Sophia Maria Zink. Seu pai foi compositor e professor de música, e teve atuação elogiável no campo da alfabetização, tendo seu nome inscrito no Livro do Mérito da cidade de Campinas. Ernesto Manoel Zink foi casado com Margarida Vosgrau e teve três filhos.

Estudou magistério para ser professor na Alemanha e ao retornar ao Brasil, trabalhou e dirigiu a Escola Rio Branco, instituição implantada em Campinas por imigrantes alemães.

Estudou também na Escola de biblioteconomia de São Paulo.

Ernesto Manoel Zink trabalhou como professor de língua alemã no Goethe Institut de Campinas e na empresa Bosch.

Trabalhou como bibliotecário no Instituto Agronômico de Campinas

Na Escola de Biblioteconomia criada pelo Monsenhor Emílio José Salim, foi um professor metódico e detalhista, o qual ministrou aulas que visavam ao aprendizado de como organizar e administrar bibliotecas.

Também foi professor do curso de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e deu início à organização da biblioteca da Unicamp, atividade que não pôde concluir por motivo de sua morte.

Foi um dos fundadores da Sociedade Harmonia, cujos bailes e festas marcaram época na colônia alemã.






Em 1946, foi inaugurada a Biblioteca Municipal de Campinas. Através do decreto número 3911 de 15 de setembro de 1971, do prefeito Orestes Quércia, a biblioteca recebeu o nome de “Professor Ernesto Manoel Zink”.


Ernesto Manoel Zink morreu no dia 04 de abril de 1971, quando sofreu um enfarte fulminante durante uma partida de futebol de seu time do coração, a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli.

 








Fontes:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário