sábado, 17 de janeiro de 2015

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Antônio Carlos Corsini






O doutor Antônio Carlos Corsini formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi professor de Medicina Preventiva e Social, e, posteriormente dos Departamentos de Microbiologia e Imunologia, onde se doutorou em Ciências. Em setembro de 1982, quando ministrava o curso de Imunologia em Lausanne, na Suiça, ele adoeceu seriamente, retornando ao Brasil em janeiro de 1983. Em dezembro do mesmo ano, agravou-se o seu estado de saúde e, em 29 de janeiro de 1984, aos 38 anos, veio a falecer vítima de leucemia.




 




Sua forte personalidade, seriedade e intensa atividade científica, sem deixar de citar seu lado humano e espiritual, tornaram-no um modelo de profissional e ser humano para os estudantes que compartilhavam suas experiências.

 


Quando apareceram os primeiros pacientes com HIV/AIDS em Campinas, o Dr. Corsini, mesmo doente, acompanhou muitos deles com seu grupo, orientando e ensinando as questões cientificas da doença e, principalmente, auxiliando sua equipe a compreender melhor os sentimentos dos portadores do HIV.

 
Centro Corsini foi a forma que seus antigos orientandos encontraram para homenagear e perpetuar a memória de seu grande mestre.

 









 

Os primeiros passos para a fundação do Centro Corsini foram dados em 1981. Naquela ocasião, a Dra. Silvia B. Bellucci, estimulada por seu colega e orientador de pós-graduação da área de Imunologia da Unicamp, Dr. Antônio Carlos Corsini, começou a se dedicar ao estudo da AIDS. Em 1983, o Dr. Corsini morre e a Dra. Silvia deu continuidade ao trabalho, marcado profundamente pelo exemplo profissional e humano de Antônio Carlos Corsini. Em agosto de 1986, o Centro Corsini iniciou suas atividades para cuidar de forma integral  e holística dos pacientes com AIDS. A Dra. Silvia homenageou seu orientador Dr. Carlos Corsini colocando seu nome na instituição. O Centro Corsini é referência nacional e internacional nas questões relacionadas à AIDS

 



 
Antônio Carlos Corsini também foi presidente do clube de futebol Ponte Preta de Campinas, executando um trabalho sério e democrático.

 

Fontes:



 

Um comentário:

  1. ele era meu avo, e mesmo nunca tendo conhecido ele sinto muito orgulho de ter o sangue dele e fazer parte de sua familia

    ResponderExcluir