domingo, 21 de agosto de 2016

CAMPINEIROS OLÍMPICOS




Hoje, dia 21 de agosto de 2016 encerram-se os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Vale lembrar neste dia alguns dos grandes atletas que nasceram em Campinas e conquistaram a tão sonhada medalha olímpica. Meus parabéns não apenas a estes atletas, mas a todos os atletas campineiros ou não que se dedicam ao esporte e são exemplos de superação, de esforço e paixão.



Sérgio Luíz Donizetti, o João Paulo nasceu em Campinas, no dia 09 de julho de 1964. Foi um jogador de futebol brasileiro que começou sua carreira no Guarani de Campinas e atuou por muitos clubes brasileiros. Também atuou na Itália e no Japão. Jogou na Seleção brasileira olímpica em 1988, quando conquistou a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Seul.






Maurício Camargo Lima, o Maurício, nasceu em Campinas, no dia 27 de janeiro de 1968. Foi radialista e destacou-se no mundo esportivo como jogador de voleibol. Defendeu por muito tempo a seleção nacional e conquistou muitos títulos. Participou de cinco olímpiadas e conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, e nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.






Fabiana Harumi Sugimori, a Fabiana Sugimori nasceu em Campinas no dia 1 de dezembro de 1980. Perdeu a visão um pouco depois de seu nascimento. Foi nadadora profissional do Tênis Clube de Campinas (TCC). Disputou três Paralimpíadas. Conquistou a medalha de ouro nos jogos Paralímpicos de Sydney, em 2000, em Atenas, 2004 e foi medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, sempre disputando os 500 metros livres da natação.






Daniel de Farias Dias, o Daniel Dias nasceu em Campinas no dia 24 de maio de 1988. Nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, e aos 16 anos descobriu o esporte. Passou a dedicar-se a natação e tornou-se um grande campeão paralímpico. É detentor do recorde mundial nas provas de 149 e 200 metros livre, 100 metros costa e 200 metros medley e recordista. Conquistou quatro medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008 e seis medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres.







Arthur Nory Oyakawa Mariano, o Arthur Nory, nasceu em Campinas no dia 18 de setembro de 1993. Aos 10 anos descobriu sua paixão pela ginástica e treinando no Clube Pinheiros resolveu dedicar-se inteiramente ao esporte, uma vez que também treinou durante muito tempo o judô. Em julho de 2016, foi incorporado ao COMAER, Comando da Aeronáutica e passou a possuir a graduação de Terceiro-Sargento, integrando o Quadro de Sargentos da Reserva de segunda Classe Convocados. Os militares atletas representam as Forças Armadas do Brasil em torneios desportivos militares  nacionais e internacionais. Sua dedicação resultou na conquista de títulos de expressão na ginástica, inclusive a medalha de bronze na modalidade solo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.








ALEXANDRE CAMPANHOLA

Um comentário: