domingo, 30 de julho de 2017

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Salvador Leite Camargo Penteado



Salvador Leite Camargo Penteado nasceu em Campinas, no dia 02 de maio de 1847. Era filho de Domingos Leite Penteado e de Dona Maria da Rocha Camargo. Passou a infância na fazenda de seus pais.

Casou-se em fevereiro de 1878, com Dona Leonor Teixeira Nogueira, com a qual teve cinco filhos, dentre eles Heitor Teixeira Penteado, que foi prefeito de Campinas
 



 

Cursou Humanidades no Colégio Culto à Ciência e após à conclusão do curso, matriculou-se na Academia de Medicina, no Rio de Janeiro, onde fez o primeiro ano em 1871 ou 1872, mas desistiu do curso durante o segundo ano. Resolveu, então, começar a cursar Direito, em 1873, na Província de São Paulo. Neste período, eram fortes no meio universitário as ideiais republicanas vigentes, que foram expostas no manifesto de 1870. Salvador Leite Camargo Penteado tornou-se membro do Clube Republicano Acadêmico da capital da província.


Foi um dos fundadores, em 19 de maio de 1876 do jornal “A RepĂşblica”,  cuja finalidade principal era difundir as ideais republicanas. TambĂ©m foi um dos redatores do jornal.

 
Em novembro de 1877, Salvador Leite Camargo Penteado formou-se em Direito e voltou para Campinas para exercer sua profissĂŁo. Com isso, deixou de atuar na imprensa revolucionária  e naquele jornal que colaborou na fundação.

 
Mas, continuou como membro influente na comunidade republicana , sendo alheio aos serviços dirigidos por seu grande amigo Francisco Glicério, o qual era um dos grande expoentes das ideais republicanas na Província de São Paulo.


Foi eleito vereador de Campinas e tomou posse no dia 7 de janeiro de 1881.

Ainda em 1881, foi nomeado juíz municipal e de órfãos da comarca, quando exercia o cargo de vereador. A nomeação foi feito pelo Barão de Ataliba Nogueira, um parente a fim do Dr. Salvador Penteado, e legitima influência conterrânea no Partido Liberal que dominava ao tempo. Após consultar os chefes republicanos sobre a nomeação, os quais se agradaram com tamanha atribuição a um membro do partido, Salvador Penteado assumiu e cumpriu o cargo até 1884.

 
De 1885 a 1886, ele exerceu novamente a advocacia, em seu escritório em Campinas, que neste último ano era na Rua Rosário, atual Avenida Francisco Glicério, no número 35.

 
Em 1886 foi eleito novamente vereador Ă  Câmara Municipal, e exerceu seu mandato de 1887 a 1890, sendo seu presidente atĂ© 2 de janeiro de 1888. Por indicação sua, passou a denominar-se “13 de maio”, a antiga rua de SĂŁo JosĂ©.

 
Salvador Penteado administrou a Câmara de Campinas com destaque no período de 1881 a 1884, quando houve uma mobilização da Câmara no sentido de estabelecer água e esgoto à cidade, e iniciativas de melhoramentos na grande Praça Carlos Gomes com a construções de três chafariz.


Durante sua vida, Salvador Leite Camargo Penteado dedicou-se ao movimento que resultaria na Proclamação da República no Brasil, representando os republicanos de campinas tamanho os esforços e a fidelidade para difundir a propaganda do partido.


Retirou-se da polĂ­tica, quando viu que os homens que se diziam dedicados Ă  causa mais o eram aos interesses pessoais do que aos princĂ­pios. A partir de entĂŁo, concentrou-se inteiramente no amor Ă  famĂ­lia.


Foi homenageado com seu nome dado a uma rua em Campinas, Rua Dr. Salvador Penteado, a qual começa na linha da Mogiana e termina na Rua Rafael Sales, no Bairro Chapadão.

 
Salvador Leite Camargo Penteado morreu aos 55 anos,  em Campinas, no dia 30 de setembro de 1902.

 

 

Fontes:

 

 

ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário