sábado, 15 de julho de 2017

RUA BARRETO LEME: Quem foi Barreto Leme?




Francisco Barreto Leme do Prado foi descendente da antiga família Raposo Góes. Nascido na então Vila de Taubaté em 1704, era o sétimo filho de Pedro Leme de Prado e Francisca de Arruda Cabral.






Casou-se em 1730 com Rosa Maria de Gusmão, da estirpe dos Garcias Velhos, isto aos 26 anos de idade.

Foi proprietário de um sítio de cultura em malacacheta, perto de Pouso Frio, no município de Taubaté.





Veio estabelecer-se na vila de Jundiaí e ouvindo falar das boas terras entre Jundiaí e a vila de Mogi-Mirim, passou a residir num lugar denominado Mato Grosso em 1739, pouso dos bandeirantes que seguiam para Goiás e Cuiabá.





A povoação foi crescendo e Barreto Leme, que era um dos homens mais importantes do lugar, muito fez por ele, a ponto de conseguir a criação da Freguesia das Campinas de Mato Grosso, tendo doado, ao que se diz, o terreno para a construção da igreja do lugar.




Aos 27 de Maio de 1774, o governador da capitania, Dom Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, atendendo, naturalmente, ao seu mérito, nomeou-o fundador da freguesia.






No dia 14 de Julho de 1774, Barreto Leme conseguiu inaugurar uma capela com uma
missa solene e benção da pia batismal. Esse acontecimento marcou a fundação do Distrito e Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Em 1797, a Freguesia de Campinas foi elevada a Vila de São Carlos.






No Ano de 1842, passou a categoria de cidade com o nome de Campinas.






Barreto Leme morreu no dia 13 de Abril de 1782, aos 78 anos, sendo o seu corpo sepultado na igreja Matriz da Freguesia, que é a atual Matriz do Carmo, ao lado direito de quem entra.

 
 
A Rua Barreto Leme recebeu este nome em 1869 no plenário da Câmara Municipal, em homenagem ao fundador de Campinas Barreto Leme, sendo chamada antes de "Rua da Matriz" por causa da igreja construída de costas para ela. Depois disso ainda foi denominada "Rua da Matriz Velha", por causa da construção de uma nova igreja.
 
 
 
Além de ser conhecida por homenagear o fundador de Campinas, esta rua também é considerada um espaço que centraliza vários pontos culturais como escolas, sebos tradicionais e livrarias.
 





Barreto Leme morou na rua que hoje leva seu nome. O prédio em que morava foi demolido para abrir a Rua Dr. Quirino, a partir da atual Avenida Benjamin Constant.





A Associação Campineira de Imprensa (ACI) está localizada nesta rua desde 1927, idealizada pelo professor Roberto de Souza Pinto. Foi a primeira entidade de jornalistas fundada no estado de São Paulo. Também nesta rua encontra-se a Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob que realiza serviços religiosos em sua sinagoga e ministra aulas de cultura judaica e hebraico.




A Rua Barreto Leme começa na Rua Dr. Ricardo e se prolonga até a Avenida José de Souza Campos, no Cambuí, passando em seu percurso pela Matriz do Carmo e Prefeitura Municipal de Campinas.








Fontes:


Souza, Maria do Carmo.Você e o município: estudos sociais: 3 série, 1 grau/ Maria do Carmo Souza, Campinas(SP): Editora Campinas, 1986.

http://jornalocal.com.br/site/memorias/personagens/arquivo-529/

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2008/11/personagem-jos-guedes-de-sousa-baro-de.html

http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/

 

 ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário