sábado, 24 de março de 2018

UM OUTRO OLHAR PARA O BOTAFOGO: Alexandre Campanhola



Hoje em dia, é comum a presença no centro campineiro e em seus bairros circunvizinhos das grandes redes de hotéis. Visitantes que chegam à Campinas com as mais variadas finalidades hospedam-se nestes hotéis, que, muitos deles, são prédios enormes e suntuosos. O primeiro edifício de Campinas, o Hotel Opala, representou bem o que mais tarde seria uma realidade na região central da cidade, na Avenida Aquidabã, no bairro Cambuí e outros bairros, o surgimento de empreendimentos grandiosas da rede hoteleira.

No entanto, muitos hotéis de pequeno porte ainda sobrevivem na área central da cidade, sobretudo nas proximidades da antiga e da nova rodoviária. Eles resistem à concorrência esmagadora, ao fim do movimento de outrora e as exigências cada vez mais criteriosas do público, pois sempre haverá um humilde viajante, que vem de longe, e procura um lugar sossegado para passar a noite.

O que me impressiona em relação a estes hotéis é a criatividade de seus nomes. Por passar tantas vezes no bairro Botafogo, acabei me acostumando a observar aquelas placas que ficam na entrada dos hotéis, anunciando seus contatos e produtos. Sobretudo, exibindo os nomes curiosos destes hotéis.

Nesta publicação eu quis fazer uma brincadeira, sobre como seria um anúncio para cada um destes hotéis escolhidos, baseado em seus nomes. Escolha você, através dos anúncios, um hotel para ficar, viajante humilde e aventureiro, desta rede mundial.




"Seja bem-vindo à Campinas, a princesa do oeste paulista. E para se sentir em casa de verdade, não deixe de se hospedar no..."

RUA DR. RICARDO




"Você pode se sentir na bela cidade pernambucana (se bem que Campinas é mais maravilhosa), ou achar ter ouvido um elogio a uma mulher campineira. O importante é que desfrute de toda comodidade do..."

AVENIDA ANDRADE NEVES




"Não importa a sua tribo, você será sempre bem recebido no..."

RUA SILVEIRA LOPES
 
 
 
 
"Além de passar uma noite muito agradável e desfrutar da hospitalidade de nossos serviços, não deixe de apreciar a beleza do famoso Colégio Culto à Ciência, do cotidiano boêmio do Botafogo, da juventude transeunte. Você sempre terá algo para apreciar hospedando-se no..."

RUA SILVEIRA LOPES




"Lembra-se da casa da vovó, da comida caseira, do ambiente familiar, das decorações artesanais? Lembra-se dos momentos de tranquilidade, em um lugar cheio de encanto, das coisas simples como uma planta que se rega de manhã. Tudo isso você encontra no..."

RUA SALDANHA MARINHO




"Não procure muito um lugar para se hospedar, quando o melhor lugar é este. Um lugar amplo e construído para destacar toda a importância que sua presença nos representa. Hospeda-se em um lugar onde você se sinta em casa e onde sua grandeza seja percebida. Só aqui no..."

RUA BARÃO DO PARNAÍBA




"Procura um lugar para ficar, enquanto você fica nesta linda cidade? Pois nosso fundador criou um lugar que parece um pedacinho do céu? O sobrenome dele poderia ser Alves, pois aqui se respira poesia, e há tanta fartura, que seu nome nunca seria Fidel. Hospeda-se no..."

RUA BARÃO DE PARNAÍBA




"E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou! Viajar é conhecer um outro amanhecer. Seja bem-vindo ao..."

RUA DR. RICARDO




"Um lugar que estava escrito nas estrelas? Você está no lugar certo. Aqui você se sentirá em outro mundo, com a alegria de quem vive no mundo da lua ou desfruta de uma lua de mel. Viajante da calda de um cometa, grande aventureiro, passe horas espaciais no..."

RUA ONZE DE AGOSTO




"Tentamos dar um nome bonito como Belo Monte, mas não sabíamos que em inglês significaria meses do sino. Mas, deu certo, porque dezembro é o mês do sino (toca o sino pequenino...) e é quando o público descobre a magia de nosso hotel. Por isso, não espere o Natal chegar para conhecer Campinas e toda a hospitalidade e encanto do..."

RUA BARÃO DO PARNAÍBA





Importante: O objetivo da publicação não é fazer nenhum trabalho publicitário ou de alguma forma denegrir os empreendimentos citados. A publicação tem o propósito, pelo contrário, de mostrar a importância da existências da atividade hoteleira na cidade, seja qual for o tamanho do negócio, e a importância histórica de muitos deles, que resistiram ao tempo.
Não há nenhuma participação dos proprietários na elaboração dos textos e na publicação, assim como nenhum tipo de favorecimento. De modo que a única recompensa é poder mostrar a cidade de Campinas e o bairro Botafogo, através de um outro olhar.



ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário