terça-feira, 2 de abril de 2019

BAIRROS DE CAMPINAS: Vila Itapura



A Vila Itapura é um bairro situado bem próximo a região central de Campinas, e encontra-se entre duas importantes avenidas campineiras, a Avenida Orosimbo Maia e a Barão de Itapura.

 

 
 

 
Este bairro surgiu durante um período de intensa urbanização em Campinas, quando foi adotado o Plano de Melhoramentos Urbanos de Campinas, o qual esteve vigente entre as décadas de 1930 a 1960.

 




Este plano foi idealizado pelo engenheiro-urbanista Francisco Prestes Maia, contratado pela Prefeitura de Campinas, em 1934. De acordo com este plano, a cidade passaria por uma renovação urbana, cujo objetivo era apagar sua modesta feição colonial e imprimir-lhe ares de cidade rica e moderna.






Além deste objeitvo de reestruração do centro da cidade, havia uma estratégia de valorização imobiliária, que resultaria em ampliação de lucros sobre uma terra urbanizada e já ocupada, favorecendo antigos estratos da elite local, cuja riqueza havia se deslocado, após a crise  de 1929, do setor cafeeiro para o setor mercantil-imobiliário.

 
 
 
 
Mas, além do fator comercial, a incorporação de áreas baratas e não urbanizadas, interessava ao capital industrial, pois respondia às necessidades habitacionais de uma crescente classe operária, e isso aliviaria o custo locacional de moradia e de transporte para essa classe.

 
 
 
 
 
Neste contexto de produção de uma nova estrutura urbana de Campinas, intensa atividade do capital imobiliário e industrial, surge na década de 1940 a Vila Itapura, na região do bairro Guanabara.

 
 
 

A responsável pela construção desta vila foi a Companhia Rossi & Borghi, de acordo com os termos do Decreto-Lei n˚ 94/1941, que autorizava a implantação de habitações populares  nas imediações de áreas industriais.





A Vila Itapura foi formada nas imediações de importantes fábricas daquele período como A Fábrica de Tecidos Elásticos Godoy e Valbert, a Fábrica de Chapéus Cury e a Companhia Campineira de Óleo, promovendo uma ocupação residencial em uma área nitidamente industrial.



 
 
 
As ruas que delineavam este bairro eram: a Rua Prefeito Passos, a Visconde de Taunay, a Barata Ribeiro, a Tiradentes, a Barão de Atibaia, a Álvaro Muller, a Coelho Neto e a Engenheiro Saturnino de Brito.


 
 
 
 
Atualmente,  A Vila Itapura segue os passos deixado pelo Plano de Melhoramentos Urbanos de Prestes Maia. É uma bairro que mescla a opulência de edíficios residenciais e comerciais, com lindas e saudosistas residências que resistem ao tempo.





Um dos pontos históricos do bairro é a Fábrica de Chapéus Cury, em meio à prédios modernos, conserva sua imagem grandiosa. Outro ponto muito conhecido é o Clube Fonte São Paulo, assim como a Escola Castorina Cavalheiro e a Paróquia São Paulo Apóstolo.






 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário