sábado, 24 de outubro de 2020

UM POUCO DE HISTÓRIA: A CERVEJARIA COLUMBIA

 

A Fábrica de Cerveja e Gelo de Campinas, Cervejaria Columbia, foi fundada em 1906, por Ângelo Franceschini, no prédio onde anteriormente existiu a Companhia MacHardy, a primeira fundição da cidade.

 


Ângelo Franceschini veio da Itália para o Brasil em 1875, e em 1880 junto com A. Belluomini, seu sócio, fundou sua primeira fábrica de cerveja, a Fábrica de Cerveja Guarani, na Rua Cônego Cipião 19 (Antiga Rua 24 de Maio), em Campinas. 

 


Na Fábrica de Cerveja e Gelo, fundada por Ângelo Franceschini e situada na Avenida Andrade Neves, 103, todos os produtos eram elaborados com matéria-prima alemã e havia cerca de 70 empregados.




A Cervejaria Columbia lançou no mercado ao logo do tempo marcas de cervejas que se tornaram bastante conhecidas, como as cervejas Franciscanas, a Duqueza, a Columbia, a Negrita e o Guaraná Cristal. A produção anual de cerveja, refrescos, gasosas, água mineral e xaropes eram de 15 mil hectolitros.

 





Além destas marcas, foi lançada em 1930 a marca de cerveja preta Mossoró, uma homenagem ao cavalo pernambucano Mossoró, que no dia 06 de agosto de 1933, venceu o primeiro Grande Prêmio Brasil de turfe disputado no Jockey Clube Brasileiro, com a presença de Getúlio Vargas. A marca sobreviveu até o início da década de 1960.

 






Os produtos da Cervejaria Columbia receberam medalhas de ouro e diplomas de honra nas exposições italianas de Torino, em 1911, e em Roma, em 1913.




Em 1957, a Cervejaria Columbia foi comprada pela Companhia Antarctica e seus produtos foram gradativamente retirados do mercado.








A Companhia Antarctica produziu durante algum tempo na planta, e após encerrar suas atividades, já com a denominação Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), repassou o terreno em um ato de desapropiação no valor de 750 mil reais à Sanasa, que na época pretendia implantar o Museu da Água e instalar no local os serviços de carpintaria, as oficinas elétrica e mecânica, mas o projeto não foi adiante.



Recentemente, o prédio da antiga Cervejaria Columbia, patrimônio histórico de Campinas, de propriedade da Sociedade de Abastecimento de Água e Sanemento Básico (Sanasa) foi desapropriado, por 8 milhões de reais pela prefeitura de Campinas, para a construção de uma creche com capacidade de 360 crianças.

 

Fontes:


http://bybassan.blogspot.com/2013/02/antiga-cervejaria-antarctica-na-avenida.htm 

https //tokdehistoria.com.br/2014/05/31/a-cerveja-preta-mossoro-uma-homenagem-galopante/

http://cervisiafilia.blogspot.com/2010/09/fabrica-de-cerveja-guarani-fabrica-de.html

https://blognassif.blogspot.com/2017_02_17_archive.html

https://thiagosouzarosa.files.wordpress.com/2007/10/cp10-01-1988.jpg

https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/10/campinas_e_rmc/1012163-prefeitura-desapropria-predio-da-cervejaria-columbia.html

 

 ALEXANDRE CAMPANHOLA

Um comentário:

  1. Morei quase em frente, nos anos 60. Avenida Andrade Neves esquina com General Osório. Parabéns pela matéria e obrigado pela recordação.

    ResponderExcluir