domingo, 10 de março de 2024

🐂 🏭 CURTUME FIRMINO COSTA

O Curtume Firmino Costa foi criado em 1915 pelo empresário Firmino Costa, que investiu cem conto de réis, na época. Inicialmente, o curtume não tinha este nome e chamava-se Curtume Brasil. 




O Curtume Brasil localizava-se em um terreno na parte mais afastada da cidade, na margem sul do Córrego Piçarrão, na Vila Industrial. Atualmente, seu endereço é na Avenida Dr. Carlos de Campos. Sua localização era bem próxima a de outro curtume, o Curtume Cantúsio. 



No início, os curtume eram responsáveis por todas as etapas da produção, desde a descarnagem da pele do boi, a secagem, o estiramento das peles, o amolecimento nos tanques de tanino e nos tambores, o tingimento e o corte das peças.


🚨 SIGA A PÁGINA CAMPINAS, MEU AMOR NO FACEBOOK 

⬇️

https://www.facebook.com/profile.php?id=100088077956069&mibextid=ZbWKwL


Em 1919, o Curtume Brasil produzia 814 peles miúdas e 1065 couros; em 1920, entregava ao mercado 3.000 peles miúdas e 2.500 couros; 1924, eram 24.000 couros, um recorde para a época. 


Em 1922, possuía 40 operários que trabalhavam em uma barracão de 5.300 metros quadrados. A fábrica produzia solas, vaquetas, bezerrinhos, porcos e pelegos. Neste ano, o curtume teve repercussão positiva no mercado durante a exposição municipal.




Em 1924, o curtume passou por crise em sua situação financeira. Mas, superou a época difícil. Em 1929, também sobreviveu às consequências da quebra da bolsa de Nova Iorque, e posteriormente, as revoluções de 1930 e 1932.


Na década de 1940, o curtume passou por obras e ganhou uma ponte de ligação entre os prédios. Ainda na segunda metade da década de 1940, houve a alteração da razão social do Curtume Brasil para Curtume Firmino Costa, em homenagem ao seu fundador. 



No dia 06 de janeiro de 1954, o faleceu o fundador do curtume, Firmino Costa. O empresário deixou como legado o estímulo ao trabalho e o espírito progressista. Uma personalidade que avançou limites na indústria para significar um culto honroso em Campinas. Como homenagem, seu nome foi eternizado em uma rua de Campinas.


Em 1955, o Curtume Firmino Costa produzia 32.363 couros. Já em 1962, eram produzidos 121.000 couros.



Em 1964 , o presidente do Curtume Firmino Costa era o filho do fundador, Mário Rubens Costa, que também presidente da Associação Latino-americano da Indústria de Curtumes. 


O curtume empregava nesta época 185 operários em uma área de 18 mil metros quadrados. A empresa mantinha seguro de vida em grupo em totalidade para seus funcionários, salas de aulas com instalações completas, construídas para o ensino gratuito aos filhos funcionários, cozinha e restaurante e um clube de futebol. 



O Curtume Firmino Costa foi desativado em 1996, após sofrer com o declinou do setor nos anos anteriores, o que acarretou o fechamento de inúmeros curtumes pelo país.


A área do Curtume Firmino Costa foi adquirida em 2008 pela Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, que inclui dentre suas controladas a HM Engenharia e Construções S.A. 


Havia um projeto dsta construtora em tramitação na Prefeitura, para a implantação de casas, prédios e possivelmente, um shopping no local.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️


🗣️ De Luiz Ataliba Amaral :


"... quando adolescente Alexandre Campanhola, conheci e tinha amizade com seu filho Mario Rubens, o casal, q também tinha uma filha, Maria Regina residiam em uma bela residência à Rua Sebastião de Souza nº 337, em frente a Praça Luiz de Camões, e, na parte de trás, em um terreno q abrange até a Rua Dr. Mascarenhas, existia uma piscina, inédita para a época, demolida, hoje é um estacionamento.


No quarteirão das ruas: Sebastião de Souza, Saldanha Marinho, Dr. Mascarenhas e 11 de Agosto, onde existiam e ainda existem, alguns sobradinhos descaracterizados, é ou foram da família, apenas três imóveis, não lhe pertenciam.


Em 1953, houve um grande acontecimento no Bairro do Botafogo e em Campinas, a residência do casal Rosa e Fermino Costa estava em festa, toda enfeitada com flores, tendas e Valetes para estacionar os veículos de políticos personalidades presentes a recepção do casamento de sua filha !!!"


Fonte:


🔍 https://www.arquiteturacomvillanueva.com/os-cortumes-cantusio-e-firmino-costa-na-vila-industrial/


🔍https://www.calameo.com/read/00409261129318f199ebc


🔍 A TEMPORALIDADE DOS OBJETOS TÉCNICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O BAIRRO VILA INDUSTRIAL EM CAMPINAS E SUA

RELAÇÃO COM AS FERROVIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO :

Thamires Cristine CORRÊA

Francisco de Assis GONÇALVES JUNIOR


🔍 Revista O Curtume, edição 83 de abril de 1964


📸 https://www.facebook.com/share/rJUtS5aMZ7L12Nc4/?mibextid=oFDknk


📸 https://www.facebook.com/ael.unicamp?mibextid=ZbWKwL


📸 Publicação de Jane Durlin no grupo Eu amo Campinas, no dia 3 de setembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário