domingo, 10 de março de 2024

🎁💝 LOJAS DO PASSADO: Casa Campos


A história de Casa Campos começou no início do século 20, com Benedito Campos que trabalhava como empacotador nas Casas Pernambucanas, em Olímpia, interior de São Paulo. Em meados de 1935, ele chegou ao cargo de gerente da loja. 


Em 1940, Benedito Campos fundou a empresa Benedito Campos e Companhia Ltda, proprietária da loja A Brasileira. Durante 11 anos, de 1940 e 1951, as Lojas A Brasileira cresceram com forte presença em Tanabi e Rio Preto, sempre trazendo primeiramente ao mercado as novidades da época.



Em 1951, a Loja A Brasileira chegou em Campinas, tendo seu primeiro endereço na Rua José Paulino. Em seguida, a loja foi transferida para o número 595 da Rua 13 de Maio, e depois para o número 505.


🚨 SIGA A PÁGINA CAMPINAS, MEU AMOR 🇧🇷❤️ NO FACEBOOK

⬇️

https://www.facebook.com/profile.php?id=100088077956069&mibextid=ZbWKwL


Em 1961, Guilherme Campos, filho de Benedito Campos, inaugurou a primeira Casa Campos na Avenida Dr. Campos Sales. Uma loja pequena e modesta, de 500 metros de chão e que se uniu a outro imóvel de Benedito Campos no início da década de 70.



Guilherme Campos formou-se em Direito pela PUC-Campinas e foi incentivado pela família a se tornar Juiz de Direito, mas a vocação para o comércio foi mais forte.  


A presença de duas unidades da Casa Campos de Campinas, uma na Treze de Maio e outra na Avenida Dr. Campos Sales construíram sua forte presença na região central da cidade.


Na época, a Rua 13 de Maio tinha lojas tradicionais como a Casa Lorde, Calçados Eduardo, Casa Ezequiel, Casa Picolotto, Ceccato, Bittar, e tinha ao lado da Casa Campos, a loja Binoca. Tinha também a Casa Tomé, em frente a Casa Campos, assim como a Ultralar. Também havia a Casa Paratodos, as Lojas Americanas, com a lanchonete no meio da loja.


No início de 1967 Guilherme Campos assumiu interinamente a presidência da Associação Comercial de Campinas, foi o começo de um período marcado por importantes realizações da Associação. 



Guilherme era um empresário dinâmico, que desde o início estimulava a participação da ACIC como promotora do comércio local, através de campanhas ligadas a datas como o Dia das Mães e o Natal. Sempre se envolveu pessoalmente, por exemplo, na iluminação festiva da cidade para o final de ano. 


Guilherme Campos presidiu a Associação Comercial de 1966 até 1969, 1970 até 1971, 1974 até 1992, por 22 anos. 


No final da década de 70, com o crescimento muito representativo, a Casa Campos era a maior loja de varejo de Campinas. 


A loja notabilizou-se pela venda de produtos para cama, mesa e banho. Depois foi abrindo outras frentes, trabalhou com brinquedo, presentes, perfumaria e cosméticos, móveis, decoração. Mas o carro chefe, a referência, é cama, mesa e banho.


Em 1976, Guilherme Campos candidatou-se para prefeito de Campinas, mas não se elegeu.


Na década de 80 a loja atingiu seu apogeu. Chegou a ter mais de 300 funcionários e havia lanchonete na loja.


Em agosto de 1991, a Casa Campos inaugurou sua primeira loja no Shopping Iguatemi.


Em 1992, Guilherme Campos encerrou sua presença na presidência da ACIC. Os última os dele à frente da entidade coincidiram com o período de redemocratização do país. À frente da instituição e da Guarda Noturna, Campos prosseguia em suas campanhas de promoção do comércio.


Além de presidente da ACIC, Guilherme Campos foi presidente do Aeroclube, dirigente da Ponte Preta, diretor do Hospital Cândido Ferreira, que é um sanatório em Campinas, e foi finalmente provedor da Santa Casa de Misericórdia. 


No dia 4 de julho de 1992, a tristeza geral em Campinas com a morte de Guilherme Campos, em pleno vigor e dinamismo à frente da Associação e da Guarda Noturna, além dos negócios na Casa Campos e outras atividades. 



Ele foi o presidente de maior longevidade no cargo. Décadas de dedicação ao comércio, à defesa do setor, a Campinas de modo geral. 


Em 2006, a loja Casa Campos fechou sua matriz na Rua Treze de Maio, depois de 45 anos de funcionamento. Isso aconteceu por causa da configuração do mercado.



Atualmente, a Casa Campos é dirigida por Guilherme Campos júnior. É uma loja moderna, que incorporou outros departamentos ao já clássicos cama, mesa e banho. 


A loja também comercializa eletrodomésticos, decoração e utilidades, sempre seguindo aquilo que ficou tradicional na loja, uma política de preços baixos e alta qualidade.



A loja Casa Campos fica na Av. Iguatemi, 777, Jardim Carlos Gomes, em Campinas.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️


Fonte:


🔍📸 https://www.casacampos.com.br/institucional/historia/19


🔍📸 https://www.acicampinas.com.br/noticias:guilherme-campos-e-francis-flosi-sao-homenageados-com-titulo-de-cidadao-campineiro


📸 https://www.facebook.com/casacampos.com.br?mibextid=2JQ9oc


🔍 https://museudapessoa.org/historia-de-vida/cama-mesa-banho-e-pol-tica-/


📸 https://www.facebook.com/share/p/Q2zW7rzM2XCTmKss/?mibextid=2JQ9oc


Arquivo pessoal - Guilherme Campos Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário