domingo, 26 de maio de 2013

RUA BARÃO DE ATIBAIA, EM CAMPINAS



Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome às ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como Cambuí, Botafogo, Vila Itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros indo para o centro, e se questionou ao ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"



QUEM FOI O BARÃO DE ATIBAIA?

 

Joaquim Antônio Arruda, o Barão de Atibaia, nasceu em Campinas, em 14 de novembro de 1809. Filho de Antônio Manuel de Arruda e Maria Batista Aranha, ele foi um fazendeiro brasileiro que contribuiu para a fundação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, da qual foi acionista. Também foi chefe do Partido Conservador brasileiro.
Foi Capitão da Guarda Nacional e Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo.
Na política, lutou para abafar a rebelião liberal que ocorria em São Paulo e Minas Gerais.
Em 15 de novembro de 1862, recebeu o título de Barão de Atibaia, referente à região do rio Atibaia, mediante decreto imperial de D. Pedro II. Na época, hospedou o Conde D`Eu, Visconde Rio Branco, Visconde de Niterói e outros políticos importantes.
Foi o primeiro campineiro a receber um título nobiliárquico.
Participou da fundação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, da Santa Casa de Misericórdia e contribuiu para a instalação da Paróquia de Santa Cruz, atual Nossa Senhora do Carmo, com doações de consideráveis quantias.
Foi presidente do Clube da Lavoura de Campinas.
O Barão de Atibaia morreu no dia 20 de junho de 1881 e seu túmulo está no Cemitério da Saudade.
 










 
A Rua Barão de Atibaia tem seu início nas proximidades da Rua José Paulino, na Vila Itapura, e estende-se até a Rua Dr. José de Campos Novaes.
 
 
 
 
 

 
 
 
 
  
Fontes:
 


 
 


Um comentário:

  1. Essa rua termina na rua Paula Bueno, lá pelo número 1240...morei no 1217!!

    ResponderExcluir