domingo, 12 de maio de 2013

O BUSTO DO DR. JOSÉ BARBOSA DE BARROS, EM CAMPINAS


José Barbosa de Barros nasceu em Campinas, em 14 de setembro de 1877. Era filho de Francisco Barbosa de Barros e Vitória Angelina de Barros. Estudou as primeiras letras e os cursos preparatórios em Campinas, e cursou a Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, foi discípulo do doutor Francisco de Castro, conhecido como “Divino mestre”, herdando deste o extremo respeito pelos pacientes, o tratamento carinhoso associado à piedade cristã à serviço do saber.

Teve participação importante na fundação da Maternidade de Campinas, da qual pertenceu à primeira diretoria, comandada por seu amigo, o doutor Thomaz Alves.

Destacou-se como um médico competente, bondoso e paciente com as pessoas, independentemente da classe social e da condição financeira.

Enquanto esteve em Campinas, colaborou com todas as direções da Maternidade, mas nunca exerceu o cargo de presidente da mesma, apesar de suas qualidades e sua importância.

Também foi médico-cirurgião destacado no hospital Beneficência Portuguesa.

Esteve por diversas vezes na Europa, em busca de especialização, mas sempre auxiliando sua Maternidade, como no caso da compra de materiais cirúrgicos, com a ajuda de Mario Gatti.

Em 1921, foi admitido pelo colégio “American College of Surgeons” de Chicago.

Também exerceu o cargo de vereador, em Campinas.

Por muito tempo, deu nome à antiga rodoviária de Campinas. Ele nomeia uma rua na cidade de São Paulo e outra em Campinas.

O Dr. José Barbosa de Barros morreu no dia 16 de fevereiro de 1949, em São Paulo.

                                               


O busto do Dr. José Barbosa de Barros está presente em frente a Avenida Barão de Itapura, próximo à antiga rodoviária de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário