domingo, 11 de maio de 2014

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Miguel Vicente Cury



 
 
Miguel Vicente Cury nasceu em Campinas, no dia 1 de janeiro de 1898. Passou seus primeiros anos em Martim Francisco, nos arredores de Mogi Mirim. Sua família mudou-se depois para Araras, onde ele iniciou seus estudos primários. Estudou Humanidades por cinco anos na Europa, retornando em seguida a Araras e tornando-se comerciário. Após formar-se em Contabilidade, mudou-se para Mogi Mirim, onde criou em 1919, juntamente com seu pai, uma oficina de reforma de chapéus. Em 1920, regressou à sua cidade natal, Campinas, fundando a Chapéus Cury.

Ocupou por duas vezes o posto de prefeito de Campinas, de 1948 a 1951, e de 1960 a 1963. Em maio de 1951, último ano de seu mandato, renunciou à prefeitura para candidatar-se a vereador de Campinas, sendo eleito pela legislatura de 1952 a 1955.

Quando assumiu a prefeitura campineira em 1948, encontrou um estado crítico das finanças municipais, tendo chegado a realizar operações financeiras com endosso pessoal para manter ativos os serviços públicos.





 
 
 
Criou um novo código tributário que propiciou um aumento da arrecadação, para que o saneamento das finanças fosse possível.

Implementou melhorias importantes na infraestrutura da cidade, com a ampliação da rede de esgoto, a pavimentação de diversas vias e a implantação de conjuntos habitacionais para a baixa renda.

Também em seu primeiro mandato, promoveu significativas transformações urbanísticas em Campinas, como o prolongamento da Avenida Andrade Neves até o Jardim Chapadão, o alargamento das vias centrais e a construção do viaduto sobre os trilhos da FEPASA, posteriormente denominado de Viaduto Vicente Cury.






Deu suporta ao governo estadual para o início da construção do aeroporto de Viracopos.

Em seu segundo mandato, efetuou nova ampliação da estrutura de tratamento de água, duplicando sua capacidade, e introduziu a fluoretação da água distribuída em Campinas.

Instalou parques esportivos, notadamente o conjunto esportivo do Parque Portugal, e colaborou com o governo estadual na ampliação da rede de ensino fundamental da cidade.

Miguel Vicente Cury morreu em Campinas, no dia 24 de maio de 1973, aos 75 anos de idade.

 



Fontes:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário