domingo, 6 de julho de 2014

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Professor Benedito Sampaio




Benedito Sampaio nasceu em Igaratá- SP, em 11 de abril de 1883. Foi filho de Francisco José Sampaio e Joaquina Ramos Sampaio. Estudou em Jacareí, no colégio Nogueira da Gama. Concluiu o curso equivalente ao ginasial em São Paulo, no seminário episcopal.

Foi professor, poeta e prosador.

Em 1903, foi para Santa Rita do Passo Quatro, onde iniciou sua carreira de professor lecionando Latim, Francês e Português. Nesta mesma cidade casou-se com a Sr. Noêmia Ribeiro.



 Em 1910, foi para Bebedouro onde montou o Colégio Sampaio de cursos primários e secundários.

Lecionou no Ginásio Estadual de Ribeirão Preto, quando escreveu e publicou seu primeiro livro de versos.

Seu primeiro livro foi publicado em Campinas pela Casa Mascote e foi intitulado “O Hélicon”. Era um livro de vesos.




Em 1925 veio para Campinas e tornou-se lente de Língua portuguesa no colégio Culto à Ciência. Escreveu a maioria de seus livros nesta cidade, dentre eles: Taça vazia, Questões da língua, Falar certo, Polêmica alegre de Gramática, O Cosmorama da cidade (obra premiada pela Academia Brasileira de Letras), Leituras fáceis, Seleta de língua portuguesa, Tangolomango, Canto a três vozes.

Em 1950, Benedito Sampaio aposentou-se como professor de Língua portuguesa. Ele vivia em Piraçurunga onde publicou em 1958 um volume de crônicas e fantasias denominado “De Minha Chácara”.

Mesmo depois de aposentado e residindo em Campinas novamente, foi lente de Universidade Católica de Campinas, em sua Faculdade de Filosofia.

Foi pai de Francisco Ribeiro Sampaio, fundador da Academia Campinense de Letras.















Benedito Sampaio faleceu em 4 de setembro de 1965, em Campinas.

Em 1975, foi criada pela Secretaria de Educação a Escola Estadual Professor Benedito Sampaio, em virtude da extinção do curso de primeiro grau do colégio Culto à Ciência.




 


Curiosidade: Benedito Sampaio era bisavô do Deputado Federal Carlos Sampaio.

 



Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário