domingo, 17 de agosto de 2014

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A fábrica da Robert Bosch







Dentre as empresas multinacionais instaladas em Campinas, talvez seja a Robert Bosch a mais conhecida e bem sucedida delas, pois foi por muito tempo e ainda é um símbolo do progresso industrial e tecnológico campineiro, de incentivo a formação de mão-de-obra qualificada e ao surgimento de outras indústrias prestadoras de serviços, o que faz crescer a atividade metalúrgica em Campinas.
 




No dia 12 de março de 1942, Robert Bosch, o fundador da empresa morreu aos oitenta anos de idade, e deixou como legado um empreendimento bem sucedido que distribui suas atividades em diversas partes do mundo, chegando ao Brasil em 1954, iniciando suas atividades no dia 16 de novembro com um escritório na Praça da República em São Paulo, adotando a denominação Robert Bosch do Brasil Indústria e Comércio de Acessórios para Motores e Chassis LTDA.
 

Em 1956, a empresa instala-se em Campinas, na Avenida da Saudade, ocupando uma área de 3 mil metros quadrados e baseando suas atividades na montagem de produtos da linha diesel  importados da Alemanha, país de onde se originou a multinacional.
 




No ano seguinte, a Bosch iniciou seus investimentos na qualificação  e valorização de seus colaboradores através de um acordo com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), permitindo a instalação de seção de treinamento para preparar aprendizes para o ofício de mecânico ajustador.
 




Em 1958, a Bosch criou a primeira Escola de Assistência Técnica da Bosch, na cidade campineira. Neste ano, a empresa adquiriu na Fazenda Boa Vista, na Rodovia Campinas Anhanguera Km 98, o terreno onde instalou uma nova unidade fabril, que se tornou a matriz da empresa no Brasil.


Em 1960, iniciou-se a produção nas novas instalações e no mesmo ano, a empresa participou do primeiro Salão do Automóvel em São Paulo.





Em Campinas, a Bosch especializou-se na fabricação de peças automotivas e ferramentas elétricas.

 




Fontes:




 

6 comentários:

  1. Grande empreendedor. Fantástica a sua realização. Coisa interessantes que fazem bem ao se saber.

    ResponderExcluir
  2. Fui colaborador por 19 anos.
    Uma empresa,fantástica.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, Alexandre.
    Muito bem elaborada nos detalhes.
    Trabalhei na Bosch km 98, por 39 anos e 5 meses, até maio de 2012.
    Iniciei na mesma, como aprendiz Bosch/SENAI em janeiro de 1973.
    Uma grande escola para mim.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei na Bosch de 1977 até 1991, técnica e disciplina, um aprendizado, uma ideologia para toda a vida!

    ResponderExcluir
  5. ola so gosratia de eviar um curriculo to aprocuta de trabalho

    ResponderExcluir