domingo, 12 de outubro de 2014

GUARANI, O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1978 - Parte 2



O segundo jogo do Guarani no campeonato brasileiro de 1978 foi contra a equipe do Bahia, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Apesar da estreia ruim contra o Vasco da Gama, o time campineiro mostrou força para conseguir sua primeira vitória, que foi alcançada com um gol de Zenon e outro de Macedo. Para o Bahia, quem marcou foi Osni, o que não evitou a derrota baiana.

 


Nascido no dia 28 de abril de 1957, em Bonsucesso (PR), Luis Carlos Macedo,o ponta- esquerdo Macedo, jogou além do Guarani em equipes como o Palmeiras e o Noroeste de Bauru, cidade onde vive hoje e trabalha como professor de escolinhas de futebol. Ele encerrou sua carreira no futebol equatoriano.











O terceiro jogo do Guarani na primeira fase do brasileiro também foi em Campinas contra o time alagoano do CSA. Novamente o Guarani marcou dois gols neste jogo e obteve mais uma vitória. Nesta partida, os gols foram marcados pelo volante Zé Carlos e pelo ponta-direita Capitão. Assim como no segundo jogo, o centroavante Careca foi substituído pelo atacante Adriano, o lateral-direito Mauro saiu do banco para entrar na equipe. O meia Manguinha e o ponta de lança Gersinho não estiveram em campo.


No quarto jogo, que aconteceu no estádio da Fonte Nova na Bahia, o Guarani empatou sem gols com o Vitória. Este jogo marcou a primeira expulsão de jogadores do bugre até então, do lateral-esquerda Miranda. Desta vez, Adriano saiu do banco não para substituir Careca, mas o ponta-direita Capitão, o que não modificou a história do jogo. Seguiram-se os empates contra a equipe alagoana do CRB e a sergipana do Sergipe, em jogos realizados fora de Campinas, o que deixava até então o bugre com apenas duas vitórias no campeonato após seis jogos.

 


 

 Adriano José Mariano, o atacante Adriano nasceu em Porto Ferreira-SP em 24 de outubro de 1958 e faleceu em 5 de janeiro de 1980 em acidente automobilístico na rodovia que liga Maringá a Curitiba. Tinha apenas 21 anos. Foi revelado pelo Guarani e jogou em equipes como o Palmeiras e o Atlético Mineiro.


 








 

O jogo contra o CRB no estádio Rei Pelé em Alagoas marcou a estreia do ponta-esquerda Bozó no campeonato, que saiu do banco para substituir Macedo, o qual marcou o gol do empate em 1x1. Manguinha voltou ao time titular neste jogo e Adriano começou como titular no lugar de Careca, que entrou no decorrer da partida e foi expulso.






 Edson Aparecido Acedo, o meia armador Manguinha nasceu em Bragança Paulista, no dia 4 de março de 1957. Jogou em equipes como Internacional de Limeira, pela qual foi campeão paulista de 1986 e Comercial de Ribeirão Preto. Atualmente mora em Bragança Paulista onde tem um centro de treinamento de aprendizado de crianças.












MANGUINHA JOGANDO CONTRA O PALMEIRAS

 Já o empate sem gols contra o Sergipe no estádio Batistão, marcou a volta do ponta de lança Gersinho ao time que substituiu o atacante Antônio Carlos no decorrer da partida. Bozó também saiu do banco para substituir Capitão.


Antônio Carlos da Silva, o atacante Antônio Carlos nasceu em Ourinhos-SP, em 11 de setembro de 1956. Revelado pelo Guarani, foi titular no Brasileiro de 1978 apenas no jogo contra o Sergipe, entrando no decorrer de algumas partidas. Jogou também na Catanduvense, no Taubaté e outras equipes, encerrando sua carreira na Bolívia pelo Jorge Wilsterman. Conhecido também como “Tonhão”, mora hoje em Campinas, onde é funcionário concursado da Secretaria Municipal de Esportes e árbitro de futebol de futsal em Valinhos.


A reabilitação bugrina ocorreu no estádio do Brinco de Ouro da Princesa contra a equipe do Confiança de Sergipe. Mesmo jogando sem o ponta-esquerda Bozó e o meia Zenon, o time campineiro desempenhou um bom futebol e goleou os sergipanos com dois gols de Miranda, que até então era o artilheiro da equipe, um gol de Capitão, Gersinho e Careca. Neste jogo, o centroavante finalmente desencantou.

 
O derby contra a rival Ponte Preta marcou o oitavo jogo do Guarani no campeonato brasileiro de 1978. A Ponte Preta tinha um ótimo time naquele ano, tendo no elenco nomes como o de Dicá, Dadá Maravilha, Jair Picerni e Marco Aurélio e foi até o Brinco de Ouro da Princesa para medir forças contra os novatos do Guarani. Em um jogo disputado e cheio de rivalidade, o Guarani venceu com dois gols de Careca, sofrendo um gol do atacante Lúcio da equipe pontepretana. Era a resposta que a torcida esperava para acreditar que a equipe duvidosa do começo do campeonato poderia seguir longe, e na constatação do nascimento de um novo ídolo bugrino.






No jogo seguinte também em Campinas, mais uma goleada marcou o desempenho bugrino. Desta vez contra o Itabuna baiano, Careca mais uma vez deixou sua marca duas vezes e tornou-se o artilheiro da equipe com cinco gols. O ponta de lança Renato, um dos jogadores mais regulares da equipe marcou três gols. Capitão e Bozó também fizeram os gols do bugre que deixou a torcida muito animada com os grandes jogos feitos nas duas últimas partidas.

 


TIME QUE GOLEOU O ITABUNA. EM DESTAQUE O ATACANTE MACEDO


 

Carlos Renato Frederico, o ponta de lança Renato, conhecido como Renato “Pé murcho” nasceu Morungaba-SP, no dia 21 de fevereiro de 1957. Foi revelado pelo Guarani e disputou a Copa de Mundo de 1982. Jogou também no São Paulo, no Botafogo-RJ, Atletico-MG e no Japão. Encerrou a carreira no Taubaté e foi treinador dos times de base do bugre. Hoje mora em Morungaba, onde mantém uma escolinha de futebol.


 








RENATO NOS DIAS ATUAIS


Porém, no estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda-RJ, o Guarani sofreu sua segunda derrota em um jogo em que os atacantes não tiveram o desempenho admirável do jogo anterior. O placar foi de 2x0 para os cariocas. Neste jogo, Miranda não jogou e foi substituído na lateral-esquerda por Cuca.




Elias das Graças Travessos, o lateral-esquerdo Cuca nasceu em Santarém-Pa, no dia 31 de dezembro de 1951. Grande revelação do futebol paraense, ele chegou ao Guarani em 1977 sendo contratado junto ao clube do Remo. Porém, não se firmou como titular e disputou o Brasileiro de 1978 como reserva. Depois do Guarani, jogou na Ferroviária de Araraquara e voltou ao futebol no norte. Atualmente, mora na ilha de Marabá e atua no futebol amador da região.
 




 




A última partida do Guarani na primeira fase também foi contra uma equipe carioca, o Botafago, em um empate por 1x1. Neste jogo, o meia armador Zenon marcou seu segundo gol no campeonato. O ponta-esquerdo Macedo mais uma vez apareceu na equipe titular e Bozó não jogou. Gersinho também apareceu no decorrer do jogo ao substituir Capitão.



Na primeira fase, o bugre foi o 5˚ colocado da chave D, da qual participaram 12 equipes e classificavam-se as 6 primeiras. A equipe passou para a segunda fase com um desempenho razoável, apesar de ter realizado grandes jogos e apresentado à torcida jogadores que seriam decisivos ao longo da competição. Foram 5 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas.





Fontes:

http://imortaisdofutebol.com/2013/12/11/esquadrao-imortal-guarani-1978/

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/macedo-ponta-esquerda-1295

http://www.galodigital.com.br/enciclopedia/Adriano_Jos%C3%A9_Mariano

http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário