sábado, 4 de outubro de 2014

GUARANI, O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1978 - Parte 1


 
 
O campeonato brasileiro de 1978 começou a ser disputado no dia 25 de março, pois teve seu início antecipado em virtude da Copa do Mundo. Naquele ano, 74 clubes participaram do torneio e algumas alterações no regulamento da disputa em relação ao ano anterior, aumentaram sua competitividade.


Em 1977, o Guarani de Campinas foi eliminado na segunda fase do Brasileiro ficando atrás em sua chave de Atlético mineiro, Santa Cruz de Pernambuco e do Grêmio de Porto Alegre. Sua última partida naquele ano ocorreu no dia 14 de dezembro no estádio Olimpico, em Porto Alegre, quando o Grêmio que obteve uma vitória por 2x0 sobre a equipe campineira. Os jogadores que atuaram naquela partida pelo Guarani foram: Neneca, Mauro, Amaral, Edson e Beto; Tião e Zenon; Renato, Brecha (Galvão), Ziquita (Zé Carlos) e Osnir. O Guarani era comando pelo técnico Milton Buzeto.

 
ELENCO DO GUARANI EM 1977



Em 1978, o presidente do bugre campineiro era Ricardo Chuffi, que assumiu a presidência para tentar recuperar a equipe das más administrações anteriores. Para isso, ele deu ao novo treinador um baixo orçamento para a montagem do time.
 PRESIDENTE DO GUARANI EM 1978 RICARDO CHUFFI
 

Sem dinheiro em caixa e sem possibilidade de realizar contratações de peso para fazer frente a Carlos, Oscar e Dicá que brilhavam na rival Ponte Preta, o ano começava muito duvidoso para a equipe bugrina.

O treinador Milton Buzeto foi substituindo por Carlos Alberto Silva, que chegou ao clube no início do ano, após fazer uma boa campanha em clubes do interior de Minas Gerais, principalmente na Caldense. Com apenas 38 anos e experiência em clubes de pouca expressão, o treinador foi alvo das críticas da exigente imprensa campineira, que depois se rendeu ao seu trabalho vitorioso. Quando começou a trabalhar no Guarani, Carlos Alberto Silva viu que era possível montar um bom time com apenas algumas e baratas contratações. 

TREINADOR CARLOS ALBERTO SILVA

 

 Alguns jogadores que estiveram no ano anterior permaneceram, como o goleiro Neneca, o lateral direito Mauro, o zagueiro Edson, o volante Zé Carlos, o meio campo Zenon e o ponta de lança Renato. 
 
 
 
Hélio Miguel, o goleiro Neneca, nasceu em Londrina, em 18 de dezembro de 1948. Foi revelado pelo Londrina e jogou em equipes como Náutico de Pernambuco e America-MG. Encerrou sua carreira no Votuporanguense –SP. De seus pés, após uma reposição de bola, começou a nascer o gol de Careca, no segundo tempo da final contra o Palmeiras, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Casado e pai de cinco filhos, ele vive hoje em Londrina e às vezes joga pela equipe de Masters.
 
 
 
 
 
 

GOLEIRO NENECA ATUALMENTE
 
Contratado para lançar novos talentos e observando os juniores do clube, Carlos Alberto Silva promoveu jogadores como Odair, Tadeu, Gersinho e um garoto de 17 anos chamado “Careca”, que se tornaria um dos maiores atacantes do futebol brasileiro e que terminaria a competição como o artilheiro do clube, ao lado de Zenon.
 
 





 
 
 
 
Natural de Pereira Barreto-SP,Gerson Sebastião Moisés, o ponta de lança Gersinho nasceu em 30 de abril de 1961. Despontou para o futebol jogando pelo Guarani. Atuou também por outras equipes como União Barbarense, Ponte Preta e Vasco. Encerrou sua carreira no Aves de Portugal. Atuou também na equipe da seleção brasileira Sub-20. Casado e pai de duas filhas, atualmente reside em Campinas, onde atua na área técnica de equipes de futebol.

GERSINHO NA COMISSÃO TÉCNICA DO ATLÉTICO PARANAENSE
 
 
 
Para reforçar a equipe, chegaram ao clube jogadores como o ponta direita Capitão do Vasco da Gama e o ponta esquerda Bozó do Santos Futebol Clube.
Presente em um grupo que continha a rival Ponte Preta, na primeira fase o Guarani ainda enfrentaria grandes equipes como Vasco da Gama, Botafogo, Bahia e Vitória da Bahia.
 
Contra o Vasco da Gama, o Guarani iniciou sua caminhada no Brasileiro de 1978 da pior maneira possível: uma derrota por 3x1 com três gols da equipe carioca marcados pelo ídolo Roberto Dinamite, enquanto o lateral- esquerdo Miranda descontou para o Guarani.
 
ROBERTO DINAMITE EM 1978 CONTRA O GRÊMIO
 
 
 
 
Donizete Manuel Onofre, o lateral-esquedo Miranda vive atualmente em Contagem-MG e atua na área técnica de equipes de futebol. Ele é casado com a irmã do ex-volante Zé Carlos, que também estava na equipe do Guarani em 1978. Na equipe campineira, ele foi improvisado na esquerda pelo técnico Carlos Alberto Silva, e mesmo sendo destro se destacou, tanto que naquele campeonato, ele superou o consagrado Júnior do Flamengo, como melhor lateral-esquerdo da temporada. Defendeu também outras equipes como Atlético mineiro, Portuguesa e Avaí de Santa Catarina, e encerrou sua carreira no União de Mogi das Cruzes.
 

LATERAL MIRANDA ATUALMENTE
 
 
 
Fontes:
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário