domingo, 14 de junho de 2015

O BUSTO DO DOUTOR FRANCISCO BETIM PAES LEME



 
 
Francisco Betim Paes Leme nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de maio de 1859. Formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1882, e no ano seguinte tornou-se médico da Comissão Sanitária da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que estava sendo construída na Amazônia. Foi agraciado pelo imperador Dom Pedro II com a Comenda da Ordem da Rosa por seu empenho.

 
 
 
 


 
 
 
Foi médico de higiene e subdiretor do Jardim Botânico, mas renunciou ao cargo com o advento da República. Depois de se casar com Maria Betina Paes Leme, trabalhou no consultório da Estrada de Ferro Sapucahy, de 1893 a 1904, e neste ano mudou-se para Campinas, para exercer a função na Companhia Paulista.  De 1910 a 1921, prestou serviços na Estrada de Ferro Noroeste, no Mato Grosso.

Destacou-se , em 1918, no cuidado aos ferroviários enfermos na epidemia de gripe.

Francisco Betim Paes Leme era muito querido pelos ferroviários que, em seu enterro, fizeram questão de carregar o caixão do médico, lembrado durante muito tempo por sua bondade.

Ajudou na fundação da Maternidade de Campinas, e presidiu a entidade de 1921 a 1924. Após deixar o cargo, fundou e foi o primeiro presidente da respeitada Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

 
Também trabalhou no Hospital Beneficência Portuguesa.




No ano 2000, é concedido a médicos de destaque pelo compromisso ético e profissional com a Medicina, o Prêmio Paes Leme, que leva o nome do primeiro diretor-presidente  da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas






 
 
 
 
Foi homenageado nomeando uma rua na Vila Marieta e com um busto defronte à Maternidade de Campinas.

O doutor Francisco Betim Paes Leme morreu em fevereiro de 1930, em Campinas.

 
 





Fontes:


 
 
 

 

Um comentário:

  1. O nome correto da esposa do Dr. Francisco é Elmira Gordilho Paes Leme - eram primos, descendentes de José Rodrigues Betting (ou Betim), que deu origem a cidade de Betim, em MG. O José era filho do Capitão Garcia Rodrigues Velho com Maria Betting (descendente do alemão Geraldo Betting). Tenho foto dele, se quiser postar na sua página me envie o gmail: mlmlmarcoslima@gmail.com.

    ResponderExcluir