terça-feira, 23 de junho de 2015

RUA DOUTOR SALLES OLIVEIRA


 
 
QUEM FOI O DOUTOR SALLES OLIVEIRA ?




O doutor Francisco de Salles Oliveira Júnior nasceu no dia 23 de abril de 1852, na cidade de Jacareí. Era filho do Senhor Francisco de Salles Oliveira e da Dona Francisca Lucinda Leitão Salles. Formou-se em engenharia na Universidade de Gand, na Bélgica em 1877.

 
 
 
 
 

Dirigiu trabalhos nas estradas de ferro Leopoldina, Minas and Rio, e ocupou o lugar de secretário das obras públicas na então Província de São Paulo. Foi árbitro avaliador na encampação da Companhia Cantareira de São Paulo. Encarregado pelo Banco União de São Paulo, foi à Europa realizar compras de maquinismo para a exploração de jazidas de mármores de propriedade daquele banco.

Campinas deve ao engenheiro Salles Oliveira a construção dos serviços de águas e esgotos.

 
Em 1896, diante da solicitação de vários amigos, ele aceitou o lugar de diretor da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, presidindo sua diretoria. Deixou pouco depois a cadeira que ocupava no senado estadual, onde seu talento e patriotismo se evidenciaram a toda luz.








No honroso e difícil encargo de presidente da Companhia Mogiana, foi o mais correto possível diante da alta responsabilidade que lhe pesava, desenvolvendo a maior soma de atividade, energia e tino administrativo, de modo a promover grande prosperidade a grande empresa.

 
A Companhia Mogiana, por sua diretoria, como homenagem à memória de seu pranteado presidente, após sua morte, resolveu lançar um voto de pesar em seu livro de atas, colocar o retrato à óleo na sua sala de honra e dar o nome Salles Oliveira à estação próxima à cidade de Nuporanga. Mais tarde, a cidade onde estava presente esta estação passaria a se chamar Sales Oliveira.








O doutor Francisco de Salles Oliveira Júnior foi pai de Armando de Salles Oliveira, que foi governador do Estado de São Paulo e sócio do jornal O Estado de São Paulo.

Salles Oliveira foi um brasileiro notável pelo caráter, pela inteligência e por seus conhecimentos científicos.

 
Francisco Salles de Oliveira Júnior faleceu no dia 23 de setembro de 1899.

 
 

 
 
 
A Rua Doutor Salles Oliveira situa-se na Vila Industrial. Seu início é na Avenida Barão de Monte Alegre e seu término é na Rua Francisco Teodoro. A primeira denominação da rua foi Estrada da Boiada por causa das boiadas que recebia. Nelas situou-se por muito tempo o Matadouro Municipal.
 
 
 

 
 
 
A Rua Doutor Salles Oliveira também sediou a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, os cinemas Cine Casa Blanca e o Cine Rex. Nos anos 40, a rua era palco do Carnaval de Campinas. Nesta rua está situado o Teatro Municipal Castro Mendes.

 

 


Fontes:

 



 

Um agradecimento especial a Wagner Paulo dos Santos que forneceu grande parte do material de pesquisa para a elaboração desta biografia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário