domingo, 13 de setembro de 2015

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Doutor Heitor Penteado




 
 
Heitor Teixeira Penteado nasceu em Campinas, no dia 16 de dezembro de 1878. Filho de Salvador Leite de Camargo Penteado e de Leonor Teixeira Penteado, fez seus estudos primários em Campinas, continuando os estudos na cidade de São Paulo, onde foi matriculado no Seminário Episcopal. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em1896, e bacharelou-se em 1900. Foi eleito presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, ainda quando cursava o terceiro ano acadêmico. Tornou-se também redator da Revista Acadêmica.

 
Depois de formado, Heitor Penteado voltou à Campinas e iniciou o exercício de sua profissão. Logo depois foi nomeado promotor público, exercendo o cargo entre os anos de 1901 a 1910. Neste tempo, filiou-se ao Partido Republicano Paulista, pelo qual se candidatou à cadeira de vereador da Câmara Municipal. Depois de eleito, foi escolhido para ocupar o cargo de prefeito do município, entre os anos de 1911 a 1920, com sucessivas reeleições.

 
Dentre suas realizações em Campinas merecem destaque a Praça Carlos Gomes, os serviços elétricos na cidade, a reforma do Bosque dos Jequitibás, a Praça São Benedito, o Palácio dos Azulejos, a Praça Luís de Camões.

 
No âmbito estadual, Heitor Penteado candidatou-se a uma cadeira de deputado na Câmara Paulista e foi eleito em 1919. No ano seguinte, deixou o cargo para se tornar Secretário da Agricultura, Viação e Obras públicas, no governo de Washington Luiz.  Heitor Penteado ajudou a recuperar as finanças da Estrada de Ferro Sorocabana e dirigiu a construção de diversas rodovias estaduais. Deixou a secretaria em 1924, quando foi eleito representante de São Paulo na Câmara Federal, exercendo este mandato até 1927. Neste ano, foi escolhido para o cargo de vice-presidente do estado, como companheiro de chapa de Júlio Prestes.

 
No dia 21 de maio de 1930, o doutor Heitor Penteado substituiu Júlio Prestes na chefia do executivo paulista mantendo-se no cargo até 24 de outubro, quando o movimento revolucionário Aliança Liberal obteve êxito.

 
Após a Revolução de 1930, Heitor Penteado deixou a política e passou a dedicar-se a lavoura. Porém, em 1936 ele retornou e recomeçou suas atividades públicas na região municipal de Campinas, elegendo-se a vereador.

 
O doutor Heitor Penteado ocupou durante muitos anos a presidência da Comissão Diretora do Partido Republicano e da Sociedade Anônima Correio Paulistano.

 






Foi também diretor do Banco do Estado de São Paulo de 1938 a abril de 1939.

Era casado com a Sra. Evelina de Queiroz Teles Penteado com quem teve dez filhos.

Na cidade de Campinas, foi homenageado nomeando uma avenida, na região da Lagoa do Taquaral, uma rodovia, na saída do distrito de Sousas e uma rua do Distrito de Joaquim Egídio.

 
O doutor Heitor Penteado morreu no dia 8 de maio de 1947, em Campinas.

 


 

Fontes:



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário