domingo, 20 de setembro de 2015

REPORTANDO: O incêndio do supermercado Eldorado




Morrem duas pessoas no incêndio do supermercado Eldorado, no dia 24 de dezembro de 1986

O incêndio teria começado durante a madrugada e destruiu todo o estabelecimento. Ainda não se sabe qual foi a verdadeira causa
 
 

Na madrugada de ontem, 24 de dezembro, por volta das 1h e 30 minutos, um incêndio de grandes proporções destruiu o supermercado Eldorado, situado na Avenida Senador Saraiva. Duas pessoas morreram no incêndio, o funcionário Robson Aparecido de Oliveira, 22 anos, que faleceu antes de receber os primeiros socorros e o operador de videotape da TV Campinas, Ronaldo Gomes, cujo corpo foi encontrado nos escombros. Renato Isidoro, cinegrafista da mesma emissora, sofreu ferimentos graves e foi submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital Irmãos Penteado. Segundo testemunhas, o incêndio começou em decorrência de um curto-circuito nas instalações elétricas da padaria. Mas, há pessoas que afirmam que o fogo foi decorrente de problemas causados por um transformador de voltagem, localizado defronte ao supermercado. Paschoal Amaro, comandante do corpo de bombeiros, enfatizou que as instalações do supermercado não dispunham de nenhum aparato contra incêndio. Esta informação havia sido constatada em um relatório elaborado recentemente pelo próprio comando, depois de visitar várias lojas do centro da cidade. O trabalho dos bombeiros de Campinas ligados ao 7˚ Grupamento de Incêndio, teve início às 1hora e 35 minutos, com a participação de 30 homens e 6 viaturas. Um desabamento da parede do supermercado, junto à Rua Barreto Leme dificultou a ação dos bombeiros. Algumas pessoas foram soterradas.
 
 
 
O fogo alastrou-se para o interior do supermercado, pois até então apenas a administração, a padaria e o depósito de bebidas haviam sido atingidos – e fugiu ao controle dos bombeiros. Por volta das 4 horas da manhã foi enviado da cidade de Jundiaí um autolançador aéreo, equipamento de grande utilidade e do qual Campinas não dispõe. Com a ajuda de guarnições de bombeiros de cidades vizinhas, a situação parecia ser controlada, quando, às 5 horas, o quadro reverteu-se e o incêndio acabou por tomar todas as dependências do supermercado. Desabamentos menores aconteceram por mais de uma hora e toda a estrutura foi comprometida. Dezenas de carros-pipas da Sanasa e de empresas de Campinas e sub-região foram cedidos e faziam o transporte de água e bombas  para o local do incêndio. Com mais de cem homens atuando no local, a polícia militar isolou a área e todas as ruas de acesso ao supermercado, impedindo o tráfego de pedestres e veículos. Não foram registrados tumultos. O supermercado Eldorado foi inaugurado no dia 02 de novembro de 1969 e era considerado o maior supermercado de todo o Brasil, de propriedade do complexo industrial e comercial J. Alves Veríssimo. O prédio tinha 3400 metros quadrados e além de supermercado, funcionava em seu interior um restaurante e um magazine totalizando 14 mil itens para venda.
 
 
Fontes:
 
http://www.campinasdeantigamente.com.br/2014/12/supermercado-eldorado.html
 

ALEXANDRE CAMPANHOLA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário