domingo, 15 de novembro de 2015

RUA BARÃO DE PARNAÍBA





QUEM FOI O BARÃO DE PARNAÍBA?






Antônio de Queirós Teles nasceu em Jundiaí, no dia 16 de agosto de 1831. Era filho do Barão de Jundiaí e de Ana Joaquina do Prado Fonseca. Casou-se em 13 de junho de 1854 em Itu com Rita M´Boi Tibiriçá Piratininga, com a qual teve cinco filhos, dentre eles o engenheiro Antônio de Queirós Teles Júnior.

Antônio de Queirós Teles formou-se, em 1854, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde se matriculou em 1850. Iniciou sua carreira de advogado em Itu.

Em 1855, iniciou sua carreira de político, quando foi eleito à Assembleia provincial por três biênios, de 1856 a 1861. Ocupou também a presidência de Itu. Seu mais alto cargo foi o de presidente da Província de São Paulo, de 26 de abril a 16 de julho de 1886 e de 26 de julho de 1886 a 19 de novembro de 1887.





Sob sua presidência foi construída a Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, em execução da Lei n˚ 56, de 21 de março de 1885, destinada a receber imigrantes procedentes do estrangeiro e de outros estados da união.

No período de 1873 a 1886, o Barão de Parnaíba foi presidente da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Durante sua presidência da Província de São Paulo colaborou intensamente para a repressão às fugas de escravos, assim como às atividades abolicionistas.

O título de Barão de Parnaíba foi um reconhecimento à chegada das estradas de ferro da Mogiana às cercanias do Rio Parnaíba, na cidade de Santana do Parnaíba, em São Paulo. Este título foi-lhe concedido em 31 de dezembro de 1880, tendo sido elevado a Visconde, com grandeza, em maio de 1887 e a Conde em 3 de dezembro de 1887 por Dom Pedro II. Foi nomeado também Comendador da Ordem da Rosa.

Antônio de Queirós Teles, o Barão de Parnaíba, faleceu em virtude de febre amarela, contraída no Rio de Janeiro, no dia 6 de maio de 1888. Seu corpo foi sepultado na cidade de Itu.

 



 

A Rua Barão de Parnaíba está situada no bairro Botafogo. Ela tem seu início na Rua General Osório e seu término ocorre na Avenida Barão de Itapura. Nesta rua situam-se inúmeros estabelecimentos comerciais. Há muitos imóveis de construção antiga nessa rua, que já foi um dos endereços da antiga estação rodoviária, já demolida.











ALEXANDRE CAMPANHOLA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário