sábado, 14 de maio de 2016

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A loja Vovó Luzitana





Em 1947, o imigrante italiano José Alati fundou uma das primeiras lojas do centro de Campinas, a Vovó Luzitana. Era um período de desenvolvimento socioeconômico no município campineiro, após os anos de Segunda Guerra Mundial, e Campinas despontava como um dos principais polos comerciais do Estado de São Paulo. Antes de fundar a loja, José Alati atuou em diversos ramos comerciais, e entre os anos de 1935 a 1947, foi proprietário de padaria, armazém, serraria e madeireira. Desde o início da loja, o endereço era na Rua Luzitana e pela localização, a loja recebeu o nome de Luzitana Refrigeração Elétrica Ltda. Foi o publicitário Milton Brescia, que participava das campanhas publicitárias da loja naquele período, que batizou a loja como sendo a Vovó Luzitana.

 
 
 
 

A loja Vovó Luzitana foi a primeira loja de móveis e eletrodomésticos de Campinas. Ela foi a mais tradicional da cidade em seu setor e manteve suas atividades durante 50 anos. Sua localização era na Rua Luzitana, na esquina com a Rua General Osório, no número 1170, onde hoje existe loja de tecidos. Popularizada por seu jingle tradicional nos veículos de comunicação, tornou-se um símbolo do comércio campineiro e querida por seus clientes. A loja encerrou suas atividades em Campinas, no ano de 1997.

 
 
 
 
 

A decisão de fechar as portas da loja, segundo seu proprietário José Alati, foi devido alguns problemas urbanos e econômicos que aconteciam na década de 90 do século XX. Entre eles, foi citada a falta de segurança do centro campineiro, que causou a queda nas vendas dos últimos anos, antes do fechamento da loja. Outro fator que resultou no fim das atividades da Vovó Luzitana em Campinas foi a concorrência com outras lojas ou grandes redes do mesmo ramo de atuação, tanto no centro como nos shoppings. Também foi fator determinante o alto índice de inadimplência desde a implantação do Plano Real.

 
 
 
 

 
 
Em seus últimos anos, a loja Vovó Luzitana eliminou a venda de eletrodomésticos e ficou apenas com a comercialização de móveis. Seu público alvo eram pessoas da classe média e baixa. José Alati manteve a unidade da loja Vovó Luzitana em Valinhos, após o fechamento da unidade campineira.

 

 






Fonte:

 

 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

6 comentários:

  1. Quando criança, pedia para passarmos com o carro só pra ver o letreiro em neon da Vovó que subia e abaixava , talvez mostrando a entrada da loja. Na época era um verdadeiro show....

    ResponderExcluir
  2. Mas, se eu não estou enganado tinha loja da vovó Luzitana aqui no centro e Hortolândia tbm?

    ResponderExcluir
  3. O que eu faço sem dinheiro Wilson!!
    Vai comprar na vovó lusitana uai!!

    ResponderExcluir
  4. Queria ouvir a gravação do comercial

    ResponderExcluir