sábado, 2 de junho de 2018

UM POUCO DE HISTÓRIA: Liga Campineira de Futebol


 
A Liga Campineira de Futebol organiza o mais importante e tradicional campeonato amador  de Campinas.


 
 
As atividades da Liga Campineira de Futebol iniciaram-se oficialmente no ano de 1907, de forma precária. Naquela ano foi promovido um campeonato que teve como campeã a Associação Athletica Campineira, uma das primeiras equipes de futebol de Campinas.

 
Seleção da Liga Campineira de Futebol, categoria veteranos, em 1963
 
No início do século XX, crescia em ritmo acelerado o número de equipes que se formava no futebol de Campinas, e, embora amador, o futebol infiltrava-se em todas as regiões da cidade e conquistava cada vez mais novos adeptos. A elite campineira ainda era a maior participante e era quem ditava as regras de tudo o que fora ligado ao futebol.

Em 1912, foi fundada a Liga Oparária de Foot-Ball Campineira (LOF), com a reunião de seis clubes, Corinthians F.C, Internacional F.C.M, Ponte Preta, Guarany e London. Foi o ano em que aconteceu o segundo campeonato campineiro de futebol, e a Ponte Preta foi a primeira campeã de Campinas.

 
 
 
No dia 19 de maio de 1912, no Hipódromo Campineiro, ocorreu o primeiro derby campineiro pelo campeoanto amador envolvendo Guarani e Ponte Preta, com a vitória da macaca por 2 a 1, na disputa da Liga Operária.    

 
 
 
 Já em 1916 ocorreu a fundação da Associação Campineira de Foot-ball, que organizou um novo campeonato em que o Guarani foi campeão. Nos anos de 1919 e 1920, o bugre voltou a conquistar o título do campeonato.


Campinas Futebol Clube
 
O futebol organizado em campeoatos ficou parado de 1921 a 1934, período em que algumas equipes chegaram a participar de campeoantos espalhados pelo interior do Estado, como ocorreu com Guarani, Ponte Preta e algumas outras equipes que disputaram o Campeonato do Interior.
 
 
Campeão da liga em 1949 e 1950
 
 Em 28 de fevereiro de 1935, na residência do Dr. Francisco Ursaia, presidente e representante da Associação Athletica Ponte Preta, com a presença do presidete do Guarany Futebol Clube, João Mezzalira, fundaram a definitiva Liga Campineira de Futebol, assumindo o controle do futebol local, desunido na época, que se filiou a Liga Paulista de Futebol, entidade oficial do Estado de São Paulo, filiada a Confederação Brasileira de Desporto. Nesta fundação, o presidente da referida Liga Paulista, Pedro Baldassari, nomeou como seu representante o Dr. José Carlos da Silva  Freire para participar da fundação.
 
 
 
 
 
 
As pessoas pesentes na fundação definiram que a recém fundada Liga Campineira de Futebol seria dirigida inicialmente por uma Junta Provisória composta de quatro membros, Dr. Francisco Ursaia e Orlando Fernandes de Oliveira, representantes da Associação Athletica Ponte Preta e João Mezzalira e Durval F. C. Castanho, representantes do Guarany Futebol Clube, até a eleição da diretoria definitiva, que foi feita no dia 02 de maio do mesmo ano, em um assembleia geral que elegeu Salvador Ovídio de Arruda, como presidente. A sede da Liga situava-se na Rua General Osório.

 
 
 
O primeiro campeão da Liga Campineira de Futebol, após sua formação definitiva foi a Associação Athletica Ponte Preta, sendo o Guarany Futebol Clube o vice-campeão. A Ponte Preta foi campeã em mais oito oportunidades, a última vez em 1951. O Guarani (grafia atual) foi campeão nove vezes. Em 1957, foi a última vez que conquistou o título da liga. Nas 14 primeiras edições do campeonato o título foi conquistado por Ponte Preta e Guarani. Estes dois clubes revezaram-se nas conquistas até chegarem aos campeonatos profissionais do Estado de São Paulo.
 
 
 
 
A equipe do Esporte Clube Gazeta foi campeã em 9 oportunidades e junto com o Guarani foi a maior campeã da liga. Mas o pentacampeonato do Gazeta em 1967 foi impedido, quando a equipe do Flamengo FC do bairro Cambuí foi a campeã.


Flamengo F C - Cambuí
 
Outra equipe que entrou na memória da Liga Campineira de Futebol foi o Esporte Clube Mogiana, fundada em 07 de julho de 1933, e que a partir de 1936 passou a disputar regularmente  a liga. A equipe realizou clássicos disputadíssimos contra seus maiores rivais, Guarani e Ponte Preta, mas infelizmente nunca conquistou um título no campeonato amador. Em 21 de abril de 1939, a Mogiana inaugurou o ainda incompleto Estádio Doutor Horácio da Costa, Em uma partida contra o Esporte Clube Valinhense. O time ferroviário venceu por 3 a 0.       

 
Esporte Clube Mogiana
 
Na Liga Campineira de Futebol surgiram grandes jogadores que, posteriomente, vestiram a camisa de grandes clubes de Campinas e do Brasil. Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, ficou conhecida como um dos maiores jogadores de todos os tempos que vestiu a camisa da Ponte Preta, e na juventude disputou a Liga Campineira pelo time de seu bairro, o Santa Odila Futebol Clube. O pai de Dicá foi técnico deste time.


Esporte Clube Santa Odila - Dicá e seu pai



 
Atualmente, a Liga Campineira de Futebol tem sua sede na Avenida Faria Lima, 345, Parque Itália .
 
 
 
Ela organiza campeonatos amadores de diferentes divisões e categorias, provendo a integração de times amadores que existem na grandiosa cidade de Campinas.
 
 

 
 
Apesar de problemas como a violência que muitas vezes mancham a importância desta integração, deve-se a existência desta liga toda uma história de destaque do futebol campineiro no cenário nacional, devido sua contribuição para a ascenção de grandes times e o surgimentos de excelentes jogadores.

 

Fontes:
 











 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

Um comentário:

  1. https://www.facebook.com/tunel.tempo.9235/ veja no facebook o futebol tunel do tempo

    ResponderExcluir